A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oficina de formação E-portfólios

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oficina de formação E-portfólios"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina de formação E-portfólios
Tema Para que serve o E-portfólio do Aluno? Grupo de trabalho: CTAR – Vila Real António Dias Edgar Guerra Marília Martins Pedro Oliveira

2 Para que serve o E-Portfólio do aluno?

3 Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiança; Todo o mundo é composto de mudança, Tomando sempre novas qualidades. Continuamente vemos novidades, Diferentes em tudo da esperança; Do mal ficam as mágoas na lembrança, E do bem, se algum houve, as saudades. Luís de Camões

4 O QUE É UM PORTFÓLIO? O termo portfólio tem a sua origem no meio artístico, referindo-se a uma colecção de produções que de alguma forma reflectem ou traduzem um percurso. Actualmente, este conceito extravasou o mundo das artes e tem muitas aplicações.

5 Tipos de Portfolios Existem actualmente três tipos de portfólios que podem ser desenvolvidos: Portfólio reflexivo ou de aprendizagem; Portfólio de desenvolvimento ou credencial; Portfólio representacional ou showcase. Os portfólios representacionais ou de showcase são os que reflectem os trabalhos que o autor considera mais relevantes e mais reveladores do seu percurso, pretendendo mostrar o melhor que já produziu, as metas que alcançou. É por isso um portfólio bastante selectivo na informação que vai apresentar. Um portfólio reflexivo ou de aprendizagem documenta a aprendizagem do autor ao longo do tempo e poderá incluir uma reflexão pessoal sobre o conteúdo apresentado e as suas perspectivas de desenvolvimento para o futuro. Um portfólio de desenvolvimento ou credencial apresenta as certificações do autor do portfólio do autor. Este tipo de portfólio é criado e aplicado essencialmente para a candidatura a um posto de trabalho, em que seja dado destaque à formação técnica e de certificação dos candidatos.

6 O Portfólio na Escola Numa perspectiva de educação à distância, a ferramenta pedagógica "Portfólio" representa um espaço importante, porque o aluno e/ou um grupo de alunos pode(m) compartilhar com os colegas e/ou professor as suas actividades e projectos durante o processo de elaboração. Isto significa que a aprendizagem está centrada no processo e, portanto, na possibilidade de o aluno poder dar e receber feedback sobre aquilo que está produzindo individualmente e/ou em grupo. Esta ferramenta permite criar novas relações entre as pessoas e criar hábitos de compreensão e organização de trabalho/aprendizagem.

7 O Portfólio na Escola Os “Portfolios como documentos personalizados do percurso de aprendizagem, são logicamente ricos e contextualizados. Contêm documentação organizada com propósito específico que claramente demonstra conhecimentos, capacidades, disposições e desempenhos específicos alcançados durante um período de tempo. Os Portfolios representam ligações estabelecidas entre acções e crenças, pensamento e acção, provas e critérios. São um meio de reflexão que possibilita a construção de sentido, torna o processo de aprendizagem transparente e a aprendizagem visível, cristaliza perspectivas e antecipa direcções futuras.” (Jones & Shelton, 2006: 18-19)

8 Características dos E-Portofólios
Para Barton e Collins (1997, p.2) citados por Villas Boas (2004, p.43) o portfólio apresenta as seguintes características: Incluem múltiplos recursos, porque permitem avaliar variedade de evidências; São autênticos, porque as produções dos alunos se articulam ao trabalho em desenvolvimento; É uma forma dinâmica de avaliação pelo facto de constatar o desenvolvimento e as mudanças dos alunos ao longo do tempo;

9 Características dos E-Portofólios
É a explicitação dos seus propósitos. Antes de a construção ter início, os alunos conhecem o que se espera deles; Integração. Isso significa que as evidências de aprendizagem seleccionadas estabelecem correspondência entre actividades escolares e experiências de vida; Pertencimento do trabalho; É multiproposital. Podem ser usados tanto como procedimento de avaliação da aprendizagem dos alunos como elo instrucional entre séries, anos, disciplinas, professores.

10 É, portanto, uma ferramenta de apoio à mudança!

11 O processo de criação de um e-Portfolio pode ser resumido nas seguintes acções:
Coleccionar; Seleccionar; Reflectir; Relacionar.

12 Bibliografia


Carregar ppt "Oficina de formação E-portfólios"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google