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Portefólio e Matemática

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Apresentação em tema: "Portefólio e Matemática"— Transcrição da apresentação:

1 Portefólio e Matemática
Adosinda Almeida

2 Porquê trabalhar com Portefólios?
Resultados que não correspondem às expectativas Hábitos de trabalho reduzidos Pouca autoconfiança e pouco conhecimento das suas capacidades Pouca consciência das suas próprias aprendizagens Ideias predefinidas da disciplina Trabalho realizado pelos alunos: é-lhes dado o devido valor? Contágio Outros…

3 O que é afinal um portefólio ?
Colecção organizada e devidamente planeada de trabalhos produzidos por um aluno ao longo de um dado período de tempo Mais-Valias Permite que os alunos produzam, pensem sobre o que produzem, refaçam e reformulem até ao produto final Permite que vejam valorizado o seu esforço Partilha da responsabilidade de construção das aprendizagens (professor e aluno)

4 Abrange todas as áreas do programa (ou as mais relevantes)
Reflecte aspectos destacados pelo currículo, pela escola, pelo professor e pelo aluno. PORQUÊ? Abrange todas as áreas do programa (ou as mais relevantes) É diversificado (suportes escritos, visuais, orais) Mostra processos e produtos de aprendizagem Ilustra diferentes modos de trabalho Identifica as diferentes experiências de aprendizagem proporcionadas aos alunos (como a utilização de materiais, de tecnologias e outras experiências de aprendizagem referenciadas no CN)

5 Portefólio – um intrumento pedagógico
Saber escolar Aprendizagem responsável e autónoma dá ao aluno mais poder (através da consciencialização do seu processo de aprendizagem e permitir intervir mais activamente) torna o aluno mais reflexivo (mais consciente do seu próprio percurso, do caminho que ele próprio traçou) Saber em acção

6 Para a construção de um Portefólio Relativamente ao trabalho do aluno é importante…
No início explicar bem o que se pretende, os documentos que podem entrar no Portefólio (fazer um índice conjuntamente com os alunos) Ser claro naquilo que se vai avaliar, negociar com eles (na medida do possível) o peso a atribuir a este instrumento – critérios de avaliação Todos os documentos entregues ao professor em folhas separadas Escolher o tipo de suporte Marcar dias, se possível, para ajudar na elaboração (Est. Acomp. pode ajudar…)

7 No que respeita ao trabalho do Professor…
Todos os documentos/trabalhos entregues sempre datados e rubricados pelo prof. Registar todos os documentos entregues (grelhas próprias) Fazer apreciação por escrito a todos os documentos entregues, mesmo em poucas palavras (feedback)

8 Em relação aos Enc. de Educação…
Dar-lhes conhecimento dos critérios de avaliação (por exemplo pedir rubrica) Fazer apreciação por escrito, no final do Período ou em qualquer altura que considere pertinente, sobre o trabalho e a construção do Portefólio do seu educando.

9 É claro que trabalhar com Portefólios implica …
Mudança na avaliação Mudança na dinâmica da aula

10 Dinâmica da aula Diversificar os modos de trabalhar: trabalho individual, a pares, em pequenos grupos; Diversificar as metodologias (trabalhos de pesquisa para relembrar pré-requisitos, apresentação de trabalhos de grupo, …) Realizar/Planificar experiências de aprendizagem (logística da sala de aula adequada ao tipo de trabalho) Utilizar, sempre que possível, materiais diversificados ( materiais manipuláveis, novas tecnologias como a máquina de calcular, computador, com software adequado, …)

11 Avaliação Partilha da responsabilidade da avaliação, com Turma/Alunos/Professor; Mais momentos de avaliação – diversificação dos instrumentos de avaliação Partilha dos critérios de correcção, com Turma/Alunos/Professor; Crítica construtiva registada a todos os trabalhos e pistas para a progressão (informação para o aluno – feedback) Avaliação efectivamente Formativa

12 Avaliação por Portefólio

13 Que documentos incluir então no Portefólio? (alguns exemplos)
testes e respectivas correcções

14 Sugestão para possíveis ÍNDICES
I. O meu retrato II. Desenvolvimento dos temas. Para cada tema: 1. Planificação 2. Investigação 3. Desempenho 4. Reflexões III. Avaliação Apresentação Fichas de avaliação TPC Trabalhos de grupo e relatórios Outros trabalhos Comentários/reflexões Avaliação Auto-avaliação do aluno Co-avaliação Colegas Enc.Ed. Professor

15 Permite desenvolver nos alunos competências transversais como:
VANTAGENS Permite desenvolver nos alunos competências transversais como: Organização Planificação Pensamento crítico Capacidade de aceitação dos erros e da crítica Capacidade de reformulação dos erros Persistência Responsabilidade Permite perceber como o aluno estuda e aprende Permite uma aproximação ao Enc. de Educação

16 Maior implicação dos alunos na sua própria avaliação
A nível da avaliação: Maior implicação dos alunos na sua própria avaliação Possibilita a auto e hetero-avaliação Avaliação como um meio e não como um fim da aprendizagem Permite a interdisciplinaridade – pode incluir trabalho de projecto Tarefa de avaliar, mais facilitada… para alunos e professor -permite ao aluno um olhar mais crítico a tudo o que o faz, que ele aprecie o seu próprio trabalho, que ele verbaliza e reconheça os progressos/fraquezas… - co-avaliação  o professor permite que os alunos avaliem o trabalho dos seus colegas; o professor aceita organizar, avaliar juntamente com os alunos -Com a auto-avaliação o aluno conquista a competência de pensar, a capacidade de exercer o controlo das suas acções e de tomar decisões face às suas aprendizagens

17 (DES) VANTAGENS mas o professor faz registos mais sistemáticos, ficando mais conhecedor dos alunos que tem, bem como do seu próprio trabalho… Exige trabalho Exige tempo mas ensina a gerir o tempo de que se dispõe, Difícil de classificar mas facilita a avaliação sumativa final exactamente pelo mesmo motivo, tornando o processo mais transparente

18 Exemplo de documento pessoal de registo de informações
Escola______________________Ano Lectivo ___/____ Lista de Verificação de doc. do portefólio Doc Alunos tpc1 tpc2 ficha1 tpesq relat coment 1 2 3 4

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21 Alguma Bibliografia… Abrantes, P. (coord.) (2001a). Currículo Nacional no Ensino Básico – Competências Essenciais. Lisboa: DEB. Bernardes, C.; Miranda, F.B. (2003). PORTEFÓLIO, Uma Escola De Competências. PORTO: Porto Editora Eça,T. Portfólio para aprender e avaliar - REDIBERICA de EDUCAÇÃO ARTÍSTICA: ver materiais pedagógicos Decreto-Lei N.º 6/2001 de 18 de Janeiro.

22 Obrigada… Adosinda Almeida appalmeida@hotmail.com
Vila Nova de Poiares, 27 Abril de 2005 Obrigada… Adosinda Almeida


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