A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…"— Transcrição da apresentação:

1 Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…

2 Apresentação do projecto O projecto a Ler+ é uma iniciativa do PNL e da RBE destinada a apoiar as escolas que se disponham a desenvolver um ambienta integral de leitura. Envolver os alunos na prática de leitura, usando estratégias diversificadas, é um dos meios mais eficazes para promover a mudança social Para uma criança se tornar leitora precisa de apoio motivacional e cognitivo. A motivação pela leitura é fomentada com livros interessantes, com respeito pela autonomia de cada um e com actividades que envolvem interacção e colaboração com os seus iguais. in Reading for Change, relatório Pisa da OCDE(2002)

3 A escola deve colocar o prazer de ler no centro do Projecto Educativo e trabalhar com as famílias para encorajarem a leitura autónoma e nos tempos livres. Colocar o prazer de ler no centro dos esforços da escola para elevar os níveis de aprendizagem e o sucesso dos alunos. Envolver na promoção da leitura todos os elementos da comunidade escolar: professores, funcionários, pais, animadores, autarcas, biblioteca municipal, instituições, etc... Trabalhar em parceria com as famílias para estimular a leitura em casa. Estabelecer relações com a comunidade local e com outras escolas, articulando esforços na promoção do prazer de ler. Assegurar o máximo de visibilidade à leitura em contexto escolar. Partilhar boas práticas com as escolas e bibliotecas do projecto aLeR+. Linhas orientadoras

4 Ao aderir ao projecto aLeR+, a escola reconhece a importância de construir uma cultura integrada de leitura. Criar uma cultura de leitura de escola na qual os alunos são encorajados a ser leitores entusiastas e tornar as práticas de leitura um hábito consistente. Desenvolver a leitura nas várias áreas curriculares elaborando listagens de materiais de leitura ( livros, revistas, sites)para determinado tema. Ter em conta diferentes percursos de leitura dos alunos, consultando - os sobre as suas preferências de leitura e envolvendo-os na organização de actividades da biblioteca e na construção de materiais relacionados com a leitura. Organizar eventos para elevar os níveis de leitura. Desenvolver a biblioteca escolar.

5 Criar um clima de leitura requer o envolvimento de toda a comunidade Imagine-se uma escola onde os alunos lêem e onde falam frequentemente de livros; um lugar onde percorrer as estantes é normal e recomendar livros aos amigos se torna uma conversa natural nas salas de aula. Nessa escola… Os leitores lêem por prazer. Os leitores escolhem o que lêem e valorizam as suas leituras. Os leitores falam uns com os outros acerca do que andam a ler e partilham opiniões e preferências. Os leitores adquirem autonomia na leitura e lêem por iniciativa própria.

6 Nessa escola… Há uma maior articulação entre os docentes e a BE ao nível de uma planificação prévia, ao nível da realização de actividades e ao nível do envolvimento da comunidade na melhoria das competências de leitura e literacia; Todos os docente utilizam a BE com os alunos no desenvolvimento de actividades de promoção de leitura : partilha de leituras, realização de trabalhos de pesquisa, participação em fóruns de leitura, sessões de leituras digitais, participação em blogues. Todos os departamentos curriculares se envolvem em actividades de promoção do prazer de ler, actuando como modelos.

7 Nessa escola… A BE desenvolve, sistematicamente, actividades no âmbito da promoção da leitura. Divulga o fundo documental, destacando obras relacionadas com as áreas curriculares. As famílias são envolvidas na promoção da leitura e participam em eventos de leitura. A comunidade educativa tem como prioridade elevar as competências de leitura e promover o prazer de ler. Uma escola a ler+ é, seguramente, uma escola com mais sucesso.

8 Referências bibliográficas Azevedo, Fernando (coord.)( 2007). Formar leitores - Das Teorias às Práticas, Lisboa: Lidel Edições Técnicas Lda Rede de Bibliotecas Escolares. [Consultado em ]. Disponível em Brochuras do Projecto aLER+


Carregar ppt "Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google