A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de definir e configurar o direito à inclusão e construção de uma identidade própria para a escola/território. EBI/JI 489 alunos Pré escolar 53 crianças 3 Salas 1º Ciclo 200 alunos 10 Turmas 2º Ciclo 93 alunos 5 Turmas 3º Ciclo 143 alunos Recursos Humanos 3 Educadoras 62 Professores 1 Psicóloga 1 Ed. Social 1 Técnica S.S 2 Anim. S.C 14 A. Op 2 A. Adm. 1 Chefe SA

3 Problemáticas: Existência de um elevado nº de alunos provenientes de famílias em risco social (Cerca de 60% dos alunos são “subsidiados”); Risco de abandono precoce e absentismo intermitente; Baixo nível de escolarização da maioria dos pais e encarregados de educação; Dificuldade na mobilização do corpo docente e não docente para a complexa missão da escola, face às características da população; Existência de fenómenos de incivilidade / conflitualidade; Especificidade social e cultural; Problemas de linguagem.

4 Missão “Promover a qualidade de sucesso educativo de todos os alunos”
Criar um clima de escola favorável ao desenvolvimento deste projecto; Promover a formação integral (capacidades, atitudes e conhecimentos) através da construção de um currículo adaptado à realidade específica da população; Promover a valorização da escolarização / escola junto da comunidade educativa.

5 Operacionalização destes objectivos
Criar um clima de escola favorável ao desenvolvimento do projecto educativo Implicação dos diferentes agentes nas tomadas de decisão; Criação de estruturas de coordenação das diferentes actividades; Promoção do trabalho colaborativo; Integração efectiva dos novos docentes (comunicação informal); Criação de condições de trabalho – espaço próprio, recursos diversos; Promoção da articulação curricular inter-ciclos; Criação de uma cultura de auto-avaliação e reflexão sobre processos e resultados (criação uma equipa de auto-avaliação).

6 Gabinete de Apoio ao Aluno/SPO; Tutorias; Vamos continuar na escola;
Combater o risco de abandono escolar precoce e o absentismo intermitente Articulação com estruturas de apoio social existentes; Gabinete de Apoio ao Aluno/SPO; Tutorias; Vamos continuar na escola; Ofertas curriculares diversificadas (CEF, PCAs). Promover a formação integral (capacidades, atitudes e conhecimentos) através da construção de um currículo adaptado à realidade específica da população. Biblioteca Escolar Pedagogia diferenciada Apoio pedagógico Oferta curricular diversificada Sala de estudo “ Aprende e brinca” Oficinas (leitura, línguas e arte criativas) Clubes Visitas de estudo Turmas Assessorias Tutorias Animação de pátio …

7 Promover a valorização da escolarização / escola junto da comunidade educativa;
Promoção de uma atitude de envolvimento e responsabilização dos pais e encarregados de educação na vida escolar dos seus educandos; Agilização e atitude facilitadora nos contactos com os pais e encarregados de educação; Sessões de informação/sensibilização Parcerias (formais e informais) com Associações da comunidade, Junta de Freguesia, Centro de Saúde…; Parcerias (formais e informais) com Associações da comunidade, Junta de Freguesia, Centro de Saúde…; “Abertura” da Escola à Comunidade.

8 27 de Outubro de 2009 – Dia da Biblioteca Escolar
Práticas da Biblioteca: - Abertura da BE à Comunidade . Uma vez por semana das 17h.00 às 19h.00; . Durante as interrupções lectivas e férias escolares; . No Dia internacional das BE; . Actividades diversas realizadas ao longo do ano. CONVITE 27 de Outubro de 2009 – Dia da Biblioteca Escolar A Biblioteca tem o prazer de convidar os Pais e Encarregados de Educação para visitarem o seu espaço, no dia 27 de Outubro, entre as e as 19.00horas. Entre, observe, escolha e requisite um livro que poderá partilhar com a sua família. Esperamos por si. Os livros agradecem e a Biblioteca também

9 Dinamização de actividades em horário pós-laboral:
- Quando os pequenos e grandes contam.. e saboreiam… as palavras OBJECTIVOS:

10 - À conversa sobre… Alimentação Saudável

11 Contos da Carochinha - histórias para miúdos e graúdos - Clara Haddad

12 - São histórias sentidas. sonhadas. contadas… de Pais e E
- São histórias sentidas...sonhadas...contadas… de Pais e E.E do Pré-escolar

13 - VírusL em Leituras…

14 Objectivos Promover um melhor conhecimento das profissões e estimular a identificação de preferências por actividades profissionais. Estimular a percepção da actividade profissional como um dos aspectos da vida das pessoas. Valorizar o percurso e sucesso de alguns ex-alunos, contribuindo para a construção de uma imagem positiva da Escola de Pardilhó junto da comunidade Educativa.

15


Carregar ppt "O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google