A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR."— Transcrição da apresentação:

1 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR

2 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Sentido da auto-avaliação Objectivos implicados Domínios da avaliação Etapas do processo Envolvimento dos Utilizadores Impacto da Biblioteca Escolar Divulgação dos resultados

3 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Sentido da Avaliação Estudos internacionais demonstram o contributo da Biblioteca escolar para o sucesso educativo dos alunos e para o desenvolvimento de competências no domínio das literacias tão essenciais na sociedade de informação em que vivemos.

4 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Sentido da Avaliação A auto-avaliação é um processo pedagógico e regulador que contribui para o sucesso de uma organização A auto-avaliação da Biblioteca é um processo que deverá envolver toda a escola pois permite a reflexão e a tomada de decisões que conduzem à mudança

5 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Objectivos da avaliação: Aferir a eficácia dos serviços prestados pela Biblioteca Analisar o impacto da Biblioteca a nível de atitudes e competências dos utilizadores; Identificar práticas positivas promotoras de sucesso;

6 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Objectivos da avaliação: Contribuir para o reconhecimento do papel da Biblioteca no seio da escola Identificar os pontos fracos da acção da biblioteca de forma a traçar planos de melhoria Traçar um Plano de Acção eficaz para a BE: O que estamos fazer? O que precisamos fazer? Como vamos fazer?

7 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Domínios da avaliação: A auto-avaliação da BE deverá incidir sobre as quatro áreas que regem a sua acção: Apoio ao desenvolvimento curricular Leitura e literacias Projectos, parcerias e actividades de Abertura à comunidade Gestão da Biblioteca

8 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé Domínios da avaliação: Apoio ao desenvolvimento curricular Leitura e literacias Projectos e Parcerias Gestão Da Biblioteca

9 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Etapas do processo (1ª fase) Informação/sensibilização da comunidade educativa acerca dos objectivos e sentido da avaliação Escolha de um dos domínios sobre o qual irá incidir a avaliação

10 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Etapas do processo: Adequação do modelo à realidade da escola/Agrupamento Selecção da amostra Calendarização do processo Recolha de evidências

11 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Etapas do processo (2ªfase) Interpretação dos dados recolhidos Definição de perfis de desempenho Elaboração de relatório identificando pontos fracos e fortes Definição de um Plano de Melhoria Apresentação do relatório ao Orgão de gestão e ao Conselho Pedagógico Comunicação dos resultados à comunidade educativa

12 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Como definir a amostra? Para que a amostra seja representativa deverá ser abrangente e diversificada, integrando: alunos dos vários níveis etários e de ensino, diferentes origens e nacionalidades, sexos,… Professores de diferentes níveis de ensino, departamentos, funções, idades, …

13 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR A recolha de evidências pode ser feita através dos seguintes documentos: Documentos reguladores da actividade da escola (PEE, PCE, PCT e RI); Documentos da BE (Plano de Acção, PAA, Regimento Interno; Registos diversos: actas, relatórios, … Materiais produzidos pela BE (Planificações, guiões, planos de sessões da BE, …) Trabalhos produzidos pelos alunos na BE ou em colaboração com os docentes; Instrumentos construídos para o efeito (constantes do Modelo de Auto-avaliação ou outros)

14 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Envolvimento dos utilizadores: Equipa da BE Professores e alunos Orgão de Gestão Conselho Pedagógico A equipa da B deve estar bem informada e motivada para o processo. Professores e alunos participam e Colaboram respondendo a questionários e Outras solicitações Apoia e colabora na implementação do processo. Analisa o relatório sobre os resultados da avaliação e emite parecer com sugestões de melhoria

15 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Impactos da auto-avaliação: Biblioteca Escolar Plano de acção mais eficaz e ajustado Inclusão da auto-avaliação nas suas práticas Melhoria da Qualidade dos serviços

16 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Impactos da BE: Alunos Desenvolvimento de competências a nível das literacias Prepara para a Aprendizagem ao longo da vida Melhoria das aprendizagens

17 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Impactos da BE: Professores Maior colaboração com a BE Reconhecimento do papel fulcral da BE para o sucesso educativo Mudança nas práticas educativas com inclusão dos recursos da BE

18 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Integração dos resultados na avaliação da escola: A avaliação da BE deve ser parte integrante da avaliação da própria escola; Do relatório de avaliação da BE deve ser elaborada uma síntese que deverá integrar o relatório da escola A Inspecção, ao fazer a avaliação da escola, poderá avaliar o impacto da BE

19 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Bibliografia: Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares.Modelo de Auto- avaliação das bibliotecas escolares (2008) Jonhson, Doug(2005) Getting the Most from your School Library Media Program.Jan/Fev2005 Todd, Ross(2002)School librarian as teachers:learning outcomes and evidence-based pratice.68th IFLA Council and General Conference August.

20 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Acção de Formação: Modelos e Práticas de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares - DREALG Formanda: Isilda Gonçalves 11/11/2008


Carregar ppt "Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google