A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Powerpoint Templates DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DA AUTO-AVALIAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Powerpoint Templates DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DA AUTO-AVALIAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 Powerpoint Templates DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DA AUTO-AVALIAÇÃO

2 Powerpoint Templates ENQUADRAMENTO

3 AUTO-AVALIAÇÃO Auto-avaliaçãoPAM Implementação do PAM Identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria Hierarquização das AM, estratégias de melhoria, calendarização, planeamento Desenvolvimento e implementação das estratégias

4 O PROJECTO DE AA DEVE: Representar a própria rotina e ser considerada como um instrumento de gestão

5 PRINCIPIOS DA AA (1) Vontade da Direcção de apoiar o processo AA e de nele participar activamente Participação e envolvimento da comunidade educativa Representatividade da EAA Condições de trabalho da EAA AA sensível ao contexto da escola reorientado as prioridades da AA em função de necessidades identificadas Articulação com pólos que desenvolvem processos avaliativos

6 PRINCIPIOS DA AA (2) AA como parte integrante do processo de planificação e de tomada de decisão Inclusão da AA nos documentos estratégicos Existência de canais de comunicação para divulgação de processos e resultados Implementação de acções de melhoria e respectiva monitorização Partilha de boas práticas Avaliação e replaneamento da AA à luz dos objectivos da organização escolar Persistência de ciclos consecutivos até existir auto-sustentabilidade consequente

7 Powerpoint Templates DECISÕES OPERACIONAIS Projecto Educativo Plano Anual de Actividades Relatório da Avaliação Externa Documentação de avaliação do Projecto Educativo Resultados dos questionários

8 PONTO DE SITUAÇÃO DA AVALIAÇÃO Documentos estruturantes PAA PEE Foi avaliado? Como foi avaliado? Quando foi avaliado? Por quem foi avaliado? Relatório de avaliação? Está actualizado? Realizadas todas as actividades previstas? Quando foi avaliado? Por quem foi avaliado? Relatório de avaliação? Foi avaliado?

9 ALTERNATIVAS POSSÍVEIS Prioritização 86 metas operacionais transformadas em acções de melhoria Lista de verificação para conhecimento do cumprimento das actividades previstas? Continuidade? Vantagem: enfoque num número reduzido de acções de melhoria/metas (recorrer a critérios de prioritização e resultados dos questionários) Desvantagem: valorização de algumas acções de melhoria em detrimento de outras (pode levar ao não cumprimento do PEE)

10 ALTERNATIVAS POSSÍVEIS Articulação 86 metas operacionais transformadas em acções de melhoria Lista de verificação para conhecimento do cumprimento das actividades previstas? Continuidade? Vantagens articulação entre os diversos pólos avaliativos fidelização ao PE e à consecução das metas nele consagradas constituído por grupos autónomos que desenvolvem uma acção concertada na prossecução das metas definidas Dificuldade: articulação entre os grupos; monitorização das actividades e envolvimento da comunidade educativa Grupo de Avaliação Interna Coord. DT Coord. diversos Direcção Coord. Departame nto Equipa PEE/PAA/RI Outros (BE, AP…)

11 Powerpoint Templates PLANEAMENTO ESTRATÉGICO DA AUTO-AVALIAÇÃO

12 1ª ETAPA DA AUTO-AVALIAÇÃO PLANEAMENTO DA AA 1 Definição do âmbito e finalidades da auto-avaliação 2 Constituição da equipa de auto-avaliação 3 Elaboração de um cronograma (tarefas, responsáveis e período de realização) 4 Elaboração do plano de comunicação

13 1. Definição do âmbito e finalidades AA Exemplo Missão: Avaliar o estado actual da organização, tendo em vista projectar no futuro um projecto de melhoria das suas práticas educativas, de forma a garantir uma educação e ensino de qualidade. Âmbito: Análise e avaliação das práticas inerentes ao funcionamento do Conselho Pedagógico e das Estruturas de Orientação Educativa, e da eficácia dos respectivos instrumentos de acção. Justificação: Espera-se uma radiografia objectiva sobre o estado actual da organização, seus pontos fortes e áreas de melhoria, tendo em vista projectar no futuro um plano de reformulação das suas práticas educativas e dos seus instrumentos de acção. PE, PI, PC, PAA…

14 Sugestão de composição – garantir representatividade Um docente coordenador da Equipa (Coordenador) 2 ou 3 docentes representantes dos diferentes níveis de ensino (ou departamentos) Um representante dos pais/EE Um representante dos alunos Um representante dos assistentes técnicos Um representante dos assistentes operacionais Um representante da Direcção (opcional) Coordenador da Biblioteca Escolar (opcional) Um representante da comunidade (opcional) 2. Constituição da EAA

15 3. Cronograma geral

16 4. Fases/Responsáveis/Datas FasesResponsáveisData Planeamento 1. Definição do âmbito e finalidades da AADirecçãoSetembro 2. Constituição da EAADirecçãoSetembro 3. Formação EAAConsultor externoSetembro 4. Elaboração cronogramaEquipaSetembro 5. Elaboração Plano de ComunicaçãoEquipaSetembro

17 Powerpoint Templates PLANO DE COMUNICAÇÃO

18 COMUNICAR Como comunicamos o que é importante dentro da nossa escola? Projecto educativo? Projecto de Intervenção? Metas estratégicas? Resultados? Auto avaliação da escola? Gerir a comunicação é gerir o conhecimento É convidar os actores educativos a participar, de forma esclarecida

19 A COMUNICAÇÃO NA AUTO-AVALIAÇÃO A AA não pode ser um acto solitário, mas uma acção de toda a escola e um processo transparente dado a conhecer a todos Deve ser planeada com antecedência e começar logo no início do processo de AA Se a comunicação sobre os objectivos e as actividades relacionadas com a AA não for clara e adequada, o processo será entendido como mais um projecto ou apenas um exercício da gestão Clima tanto mais favorável quanto melhor informados estiverem os actores educativos: finalidades, destinatários e o papel de cada um no desenrolar do processo A comunicação deve ser proactiva e não reactiva

20 PASSOS PARA A DEFINIÇÃO DE UMA POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO Para quem? Alunos? Pais/EE? Parceiros? PD? PND? Outros? Podemos usar mediadores comunitários nessas populações? O quê? O que é importante comunicar a cada público? Com que objectivo? Informar? Convidar? Grau de importância? Por quem? Quem deve ser o responsável pelo contacto? Que estatuto (o estatuto define o grau de importância)? Como? Com que suporte? Carta? ? Viva voz? Jornal escolar? Quando? Com que antecedência? Durante quanto tempo? Que Avaliação? Como medir o impacto e eficácia da comunicação? Inquérito? Reunião? Entrevistas?

21 CANAIS DE COMUNICAÇÃO Instrumentos DesdobrávelJornalPágina WEB Painéis informativos MoodleNewsletter Comunicação electrónica Viva voz (reuniões)

22 BOAS PRÁTICAS Logo da AA Página Web AA Folheto AA Dados AA Moodle AA

23

24

25 Powerpoint Templates FIM


Carregar ppt "Powerpoint Templates DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DA AUTO-AVALIAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google