A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Público-alvo: Professores da Escola Básica 2.3. de Azeitão 2008

2 A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Objectivos da sessão: Reflectir sobre a missão e os objectivos da BE, no novo paradigma de Escola Compreender o importante papel da BE no processo ensino-aprendizagem Incentivar os docentes a tirar partido da BE e dos seus recursos

3 A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
O NOVO PARADIGMA DE ESCOLA A escola desempenha um papel fundamental no processo de formação de cidadãos responsáveis, livres e aptos para enfrentarem os desafios da sociedade da informação e do conhecimento. À escola é actualmente exigida a melhoria da educação e a qualidade das aprendizagens, para a qual se impõe uma profunda mudança dos métodos de ensino e dos ambientes de aprendizagem.

4 A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM

5 A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
ESCOLA E MUDANÇA O novo papel do professor A utilização de recursos variados e de modalidades de trabalho diversificadas Necessidade de aprender a aprender Pedagogia activa

6 A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
O PAPEL DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO CONTEXTO DA MUDANÇA DA ESCOLA “ A BE deve ser concebida como um verdadeiro centro de recursos ao dispor de toda a comunidade escolar e ser encarada como um complemento da sala de aula e de todo o processo de ensino aprendizagem…(…)” “No contexto escolar a BE é um espaço privilegiado de formação, de apoio ao trabalho de projecto e de todas as actividades lectivas, um espaço inesgotável de aprendizagens.” (excertos do projecto Educativo do Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão)

7 A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
A biblioteca escolar é um espaço central na escola, porque possibilita: Estudo Investigação Descoberta Autoformação Leitura em diferentes suportes Tempos livres Deve ser concebida como um centro de apoio à aprendizagem, permitindo a igualdade de acesso à informação e aos bens culturais

8 A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
A BIBLIOTECA ESCOLAR DE AZEITÃO: – centro de recursos materiais e humanos Espaço amplo, atractivo e acolhedor, organizado em diferentes sectores (estudo, lúdico e audiovisual, leitura informal e multimédia/produção) Equipamento adequado permitindo o livre acesso Fundo documental diversificado em processo de informatização disponibilização de recursos em diferentes suportes, devidamente catalogados e arrumados de acordo com a CDU Equipa da BE multidisciplinar e motivada para o trabalho colaborativo Auxiliares de educação com formação e experiência, que asseguram o funcionamento da BE em horário contínuo (consulte o sítio da BE em

9 A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
A DIVULGAÇÃO DOS RECURSOS E O INCENTIVO AO TRABALHO COLABORATIVO Apresentação, no Conselho Pedagógico, do plano de acção da BE, incentivando a colaboração dos Departamentos Curriculares Organização de visitas das turmas à BE, com os Directores de Turma, no início da ano lectivo, para o conhecimento dos recursos existentes, sua organização e regras de funcionamento (distribuição do guia do utilizador) Incentivar os Directores de turma a integrar a BE nos PCT’s Marcação de reuniões com professores de diferentes áreas para a planificação de actividades conjuntas

10 A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
A DIVULGAÇÃO DOS RECURSOS E O INCENTIVO AO TRABALHO COLABORATIVO Divulgação periódica das novas aquisições à comunidade escolar (jornal da escola, sala de professores, pavilhão principal, sala de DT’s, placard da BE) Solicitar a colaboração dos diferentes departamentos para a proposta de novas aquisições para a BE Divulgação do Plano de actividades da BE a toda a comunidade educativa Continuidade do Boletim BEm CREscer (boletim informativo de carácter geral, com secção de leituras recomendadas, etc)

11 A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
A Biblioteca escolar é um serviço pedagógico, cujo papel principal é contribuir para a formação do aluno e colaborar na acção do professor. Deve ser concebida como um espaço de construção do conhecimento, de obtenção de competências de informação e de desenvolvimento da leitura e da literacia.

12 A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
BIBLIOTECA ESCOLAR DE AZEITÃO: O papel pedagógico Apoio ao estudo Pesquisa e tratamento de Informação Disponibilização de recursos para as actividades lectivas Empréstimo domiciliário Promoção da leitura e da escrita Espaço de lazer e de dinamização de actividades culturais

13 A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Domínios de intervenção prioritária da BE para 2008/2009: O apoio ao estudo A promoção da leitura e da escrita A literacia da informação

14 O APOIO AO ESTUDO A BE OFERECE
Documentação variada em diferentes suportes Dossiês temáticos Dossiês de fichas sobre conteúdos de várias disciplinas,para o trabalho autónomo dos alunos Dossiês de apoio às NAC´s Equipa de professores multidisciplinar que pode proporcionar ajuda metodológica ao estudo O PAPEL DO PROFESSOR Incentivar os alunos a utilizar os recursos da BE Encontrar formas de recorrer menos ao manual e ao método expositivo Orientar as actividades lectivas, tendo em conta os recursos existentes na BE

15 A PROMOÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA
A BE OFERECE: Colaboração com os professores na selecção de obras Disponibilização das obras de leitura orientada a abordar pelos professores Planificação e dinamização de actividades em torno da leitura e da escrita, em conjunto com os professores e em articulação com o trabalho lectivo (apresentação de obras interturmas, leituras partilhadas, tertúlias, horas do conto, encontro com os autores, animação de blogs, acções de escrita criativa, etc) Proposta de abordagem de obras de ficção relacionadas com as temáticas das disciplinas, de modo a envolver o maior número de professores Espaço para exposição de trabalhos realizados O PAPEL DO PROFESSOR: Incentivar práticas de leitura Organizar momentos de leitura na sala de aula, recorrendo ao fundo documental da BE Colaborar com a BE na escolha de obras de leitura orientada, de acordo com o PNL, nos vários níveis de ensino Definir estratégias de abordagem das obras Definição de estratégias e actividades nos PCT´s para a abordagem de obras, de modo a envolver várias disciplinas e professores do conselho de Turma ( actividade que pode ser planificada a partir da Área de Projecto)

16 A LITERACIA DA INFORMAÇÃO
A BE OFERECE: Reflexão em C.P. sobre o conceito de literacia da Informação e a necessidade de adoptar na escola um modelo orientador do trabalho de pesquisa Apresentação de modelos orientadores do trabalho de pesquisa Divulgação do modelo adoptado na escola e elaboração de um guião orientador para os professores Apoio a alunos e professores nas actividades de localização e pesquisa da informação Listagens de recursos da BE e de recursos on-line, de acordo com as várias áreas curriculares e com as necessidades de pesquisa de alunos e professores O PAPEL DO PROFESSOR: Reflectir em Departamento Curricular sobre a necessidade de um modelo orientador do trabalho de pesquisa Analisar os vários modelos e adoptar o mais adequado para a escola Planificar os trabalhos de pesquisa de acordo com o modelo adoptado e orientar os alunos de acordo com ele Utilizar os recursos e equipamentos da BE para a realização dos trabalhos e sugerir outros de acordo com as necessidades das diferentes áreas curriculares Incentivar os alunos à pesquisa pessoal e à leitura

17 A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
OS RESULTADOS ESPERADOS: Uma Biblioteca integrada na Escola Onde “o planeamento da intervenção da biblioteca se faz de modo global, vinculada às diversas disciplinas através dos seus objectivos.” Onde “ organizar a informação e investigar ou desenvolver o gosto pela leitura são actividades que a partir da biblioteca contribuem para o processo de aprendizagem dos alunos.” Gómez Hernández, José, El proceso de organizacion de la biblioteca escolar: del modelo a la aplicación

18 A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
É fundamental que professores e alunos reconheçam o papel central da BE na escola, encarando-a como um espaço onde podem encontrar o que necessitam para o desenvolvimento dos seus trabalhos e transformar a informação em conhecimento mobilizável…

19 A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Tarefa a realizar no final da sessão: Organização dos participantes em grupos de trabalho, de acordo com as áreas disciplinares Cada grupo reflectirá sobre: - três razões que justifiquem o lugar central da BE no processo ensino aprendizagem - proposta de actividades utilizando a BE como recurso para a sua disciplina - sugestão de actividades de promoção da leitura que possam ser postas em prática de forma acessível e coerente, no dia-a-dia da comunidade educativa - a pertinência da adopção de um modelo de orientação de pesquisa Cada grupo apresentará os resultados da sua reflexão e as propostas servirão de ponto de partida para o trabalho colaborativo entre a BE e os Departamentos Curriculares

20 A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Nutrimentum Spiritus (Alimento para a alma) Inscrição na Real Biblioteca de Berlim


Carregar ppt "A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google