A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…"— Transcrição da apresentação:

1 O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
no contexto da Escola Agrupamento A Formanda/ Coordenadora:Mª Helena Brígida

2 O que aconteceu? O que está a acontecer?
Inicia-se o Projecto lançar em rede tendo por base um conceito central: “a biblioteca escolar constitui um contributo essencial para o sucesso educativo, sendo um recurso essencial para o ensino e para a aprendizagem.”(1) 1997/98 - A escola integra a rede, passando a ser uma das escolas do Crescer em Rede. O que está a acontecer? 2007/08 - A escola integra um grupo de testagem de um novo modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares Portuguesas.

3 Por que estamos a fazer isto?

4 Como é que a auto- avaliação está a ser feita?
Etapas do processo: Aplicação do Modelo de Auto-avaliação da RBE por um período de 4 anos correspondente a 4 domínios: A - Apoio ao Desenvolvimento Curricular B - Leitura e Literacias C - Projectos Parcerias e Actividades Livres e de abertura à Comunidade D - Gestão da Biblioteca Escolar Nota: 1º domínio avaliado / domínio D- escolha concretizada em reunião entre a Coordenadora da BE, a Coordenador Interconcelhia RBE e o Presidente do CE.

5 Recolha de evidências:
Fases do processo: 1ª Fase - recolha de evidências: questionário a alunos e professores (Comunidade Educativa); 2ª Fase - gestão e interpretação da informação recolhida (Equipa); 3ª Fase - Comunicação dos resultados do Relatório Final de Auto-Avaliação/ Plano de Melhoria: discussão e aprovação em CP (Órgãos de Gestão).

6 Quais são os efeitos da auto-avaliação?
Impacto na BE: “A avaliação é um instrumento de melhoria da qualidade. Os resultados obtidos no processo de auto-avaliação devem, por isso, ser objecto de análise colectiva e de reflexão na escola/ agrupamento e originar medidas adequadas aos resultados obtidos”(2) Nota: Acções para melhoria apresentadas em quadro síntese em CP

7 Quais são os seus efeitos?
Impacto na Comunidade Educativa: “ O que verdadeiramente interessa e fundamenta o papel e justifica a acção e a existência da Biblioteca escolar não são os processos, as acções e intenções que colocamos no seu funcionamento ou os processos implicados mas o resultado, o valores que eles acrescentam nas atitudes e nas competências dos utilizadores” (3)

8 Cultura = Educação? Verificar o Impacto da BE na aprendizagem dos alunos: Turmas com maior índice de requisições domiciliárias de livros por ciclo: 1ºB, 5ºB e 8ºB Aproveitamento das turmas em 2007/08:

9 Avaliação da BE/ Avaliação da Escola:
“O relatório de Auto-avaliação da BE deve integrar o relatório anual de actividades da escola e originar uma súmula a incorporar no relatório de avaliação da escola e deve orientar o Coordenador na entrevista a realizar pela Inspecção-Geral de Educação.”(1)

10 A Biblioteca, “o coração” da escola!
Notas: 1 - Modelo de Auto-Avaliação da Bibliotecas Escolares RBE pag.1 e 2 2 - Modelo de Relatório Auto-Avaliação RBE pag.1 3 - Texto da Sessão: Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: problemáticas e conceitos implicados pag.1 4 - Texto da Sessão: O Modelo de Auto-Avaliação no Contexto Escola Agrupamento


Carregar ppt "O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google