A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação."— Transcrição da apresentação:

1

2 PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação - Inserção. REGIÃO: Lisboa e Vale do Tejo

3 Como e porque surgiu o Projecto? Dificuldade de inserção laboral dos jovens que concluem a escolaridade básica, nomeadamente através de percursos profissionalizantes ou de cariz alternativo e que não tencionam prosseguir os estudos; Insuficiente conhecimento e domínio, por parte destes jovens, das oportunidades e diversidade de oferta profissional a nível local bem como da cultura profissional e das competências necessárias para integrar com sucesso o mercado de trabalho;

4 Dupla discriminação sofrida por jovens quando está associada aos mesmos a dimensão étnica; Desajustamento entre os percursos formativos e as necessidades do tecido empresarial local; Necessidade de formalizar, alargar e reconhecer uma rede de empresas que têm vindo a integrar jovens preparados pelas entidades de formação/educação existentes localmente; Como e porque surgiu o Projecto?

5 Insuficiente articulação entre a comunidade escolar, o tecido empresarial, as instituições públicas e do terceiro sector, ao nível local; Falta de incentivo à inserção de trabalhadores de grupos vulneráveis junto de entidades ainda não sensibilizadas para as vantagens da mesma; Como e porque surgiu o Projecto?

6 Permanência de estereótipos sobre a relação de certas profissões com o género; Inserção numa zona com fortes problemas sociais, onde se localiza o maior bairro social do Concelho de VFX; Invisibilidade interna e externa da inserção pelo trabalho já realizada pelo tecido empresarial local junto de jovens; Como e porque surgiu o Projecto?

7 AERLIS - Associação Empresarial da Região de Lisboa A.D.E. - Associação para o Desenvolvimento e Emprego no Concelho de Vila Franca de Xira. Entidade interlocutora. Associação dos Africanos do Concelho de Vila Franca de Xira Parceria de Desenvolvimento:

8 Agrupamento de Escolas de Vialonga Associação Nacional de Desenvolvimento Local Parceria de Desenvolvimento:

9 EGOR Management e Formação, Lda Município de Vila Franca de Xira Parceria de Desenvolvimento:

10 DESTINATÁRIOS: Jovens a finalizar a escolaridade obrigatória em vias alternativas/profissionais; Empresários locais e demais empregadores; Chefias intermédias e outros técnicos;

11 Técnicos e agentes das entidades envolvidas; Famílias dos jovens destinatários; Imigrantes com dificuldades de integração; DESTINATÁRIOS:

12 OBJECTIVOS: Criar uma rede local estruturada de orientação, acompanhamento e inserção laboral; Criar uma rede local de empresas, promovendo a responsabilidade social das empresas, e articular suas necessidades com entidades de educação/formação; Criar um sistema de reconhecimento de competências profissionais adquiridas em contexto não formal e informal;

13 Valorizar e promover competências dos grupos vulneráveis junto dos empresários; Promover a igualdade de oportunidades entre géneros e entre imigrantes e população de acolhimento; OBJECTIVOS:

14 Actividades a desenvolver Vamos encontrar o nosso emprego - preparação para o mundo do trabalho; Competitividade com Solidariedade - empresas com responsabilidade social; Adequação de perfis;

15 Estágios e acompanhamento; Imagem e Informação; Comissão de Acompanhamento; Cooperação Transnacional Actividades a desenvolver

16 >>| fim da apresentação


Carregar ppt "PROGRAMA: PIC Equal MEDIDA: Facilitar o acesso e o regresso ao mercado de trabalho. ÁREA DE INTERVENÇÃO: Percursos Integrados de Orientação – Formação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google