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Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.

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1 Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011

2 Financiado por: Programa Escolhas Consórcio Entidade Promotora e Gestora Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada Parceiros Câmara Municipal de Ponta Delgada Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Ponta Delgada Associação Regional para a Promoção do Desporto e Educação Física

3 Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada Fundada no ano de 1542 a Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada é também uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos. Oferece um leque alargado de serviços ao nível da saúde, ensino, apoio à infância e terceira idade, desenvolvendo as seguintes valências: Creches a Pequenada e o Regaço; Centro de Cuidados Continuados; Lar da Levada; Quinta da Levada Serviço de Apoio ao Domicilio MEP – Escola Profissional VAS – Valor Acrescentado Social (Projeto Renascer)

4 Equipa Técnica Coordenadora Psicóloga Técnica de Acompanhamento Pedagógico Monitor Animador Sociocultural Dinamizador Comunitário

5 Contextualização Território Freguesias de: Santa Clara; São Sebastião; São Pedro e São José Medidas I – Inclusão Escolar e Educação não formal II – Formação Profissional e Empregabilidade III – Dinamização Comunitária e Cidadania IV – Inclusão digital V – Empreendedorismo e Capacitação dos Jovens Território Freguesias de: Santa Clara; São Sebastião; São Pedro e São José Medidas I – Inclusão Escolar e Educação não formal II – Formação Profissional e Empregabilidade III – Dinamização Comunitária e Cidadania IV – Inclusão digital V – Empreendedorismo e Capacitação dos Jovens

6 Destinatários Crianças e Jovens com idades compreendidas entre os 6 e 24 anos; Outros, comunidade em geral. Familiares;

7 Objectivos Gerais 1.º Criar uma rede de suporte social, constituída por um conjunto articulado de serviços e equipamentos sociais de apoio à criança, jovens e suas famílias; 2.º Apoiar nos percursos de mobilidade social e económica de pessoas e grupos desfavorecidos, promovendo o acesso à integração profissional – formação e emprego; 3.º Promover o acesso e utilização do no apoio aos processos de mobilidade social por via da integração escolar e profissional.

8 Medida I – Contribuir para a inclusão escolar e para a educação não formal Curso de formação profissional com currículos próprios Desenvolvimento de Competências Pessoais e Sociais Gabinete de Acompanhamento psicossocial Apoio Escolar e estimulação educativa Clube de Pais Atividade Desportiva (Futsal e Futebol)

9 Medida II – Contribuir para a formação profissional e empregabilidade Curso de formação profissional adequado às necessidades do mercado de trabalho Estágios profissionais - formação em contexto de trabalho Clube de Emprego Despiste e Orientação Vocacional Empresa de Inserção – Mercado Social de Emprego

10 Medida III – Contribuir para a dinamização comunitária e cidadania Sessões de Sensibilização Visitas às Organizações da Comunidade Gabinete de Apoio à Comunidade Atividades de tempos livres Clube desportivo Atelier de Expressão dramática Encontro de Imigrantes

11 Medida IV – Apoiar a Inclusão Digital Uso livre do Formação em redes, moviemaker, outros Curso de iniciação às TIC Cursos de formação certificada em TIC Utilização das TIC em apoio escolar

12 Medida V – Apoiar o Empreendedorismo e a Capacitação dos Jovens Constituição de uma Associação de Jovens; Criação de um Stand jovem com uma oferta de atividades diversificadas; Curso de formação em empreendedorismo; Elaboração, acompanhamento e avaliação de processos de candidaturas a espaços de juventude e campos de férias; Intercâmbio Europeu; Intercâmbio com outros Projetos Escolhas; Viagem a outra ilha dos Açores; Mostra de atividades; Criação de um jornal.

13 Principais resultados a alcançar Contribuir para uma maior co-responsabilização das famílias nas suas obrigações parentais e familiares; Reduzir o absentismo, insucesso e abandono escolar; Contribuir para a integração profissional e em acções de formação; Transmitir valores facilitadores para a adopção de estilos de vida saudáveis; Alargar o leque de experiências; Reduzir e prevenir comportamentos de risco.

14 A criança vai aprender a crescer. Todos temos de a ajudar! Todos! Os pais, a escola, todos nós! E vamos ajudá-la a descobrir-se a si própria e aos outros. Descobrir o seu mundo, a sua força, o seu amor, ela vai aprender a viver com ela própria e com os outros: Vai aprender a fraternidade, a fazer fraternidade. Isto chama-se educar: saber isto é aprender a ensinar. In Os Direitos da Criança, poema de Matilde Rosa Araújo. Obrigada pela sua atenção. A Coordenadora do Projeto Catarina Afonso


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