A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

X Encontro de Psicologia Mesa da Educação UALG, 19-05-2011 Lurdes Morgado e Fernanda Pinto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "X Encontro de Psicologia Mesa da Educação UALG, 19-05-2011 Lurdes Morgado e Fernanda Pinto."— Transcrição da apresentação:

1 X Encontro de Psicologia Mesa da Educação UALG, Lurdes Morgado e Fernanda Pinto

2 Intervenção psicológica

3 É composto por 9 Estabelecimentos de Ensino: 1 Escola Básica do 2º e 3º Ciclos 6 Escolas Básicas do 1º Ciclo 2 Pré - Escolar

4 População Estudantil de 1326 alunos: 629 alunos dos 2º e 3º Ciclos 490 alunos do 1º Ciclo 207 crianças do Pré – Escolar

5 Profissionais: Corpo Docente – 170 professores Assistentes Técnicos – 17 profissionais Assistentes Operacionais – 60 profissionais

6 Tipologias de Ensino: Ensino Regular Percursos Curriculares Alternativos Cursos de Educação e Formação (CEF): Cozinha, Empregado de Mesa, Jardinagem e Espaços Verdes e Construção Naval Português para Todos (língua não materna)

7 Intervenção psicológica Efectiva-se através de três estruturas : 1.Serviços de Apoio à Escola (SAE) 2.Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) 3.Serviços de Educação Especial

8 Intervenção psicológica 1.Serviços de Apoio à Escola (SAE) Enquadrados no projecto TEIP, desenvolvem actividades que visam a integração social, a diminuição do abandono o incremento do sucesso Escolar

9 Intervenção psicológica Composição dos Serviços de Apoio à Escola: Mediador Técnico de Serviço Social Psicólogo Educacional

10 Intervenção psicológica Atendimento dos Serviços de Apoio à Escola: Estão sinalizados no S.A.E. cerca de 135 alunos, que representam aproximadamente 12,06 % dos alunos de todo o Agrupamento Escolar.

11 Intervenção psicológica Atendimento dos Serviços de Apoio à Escola: Até ao final do 2º Período Escolar o S.A.E. prestou apoio a aproximadamente 12,77% dos alunos do 1º Ciclo e a 11,50% dos alunos da E.B. 2,3.

12 Intervenção psicológica Principais problemáticas chegadas ao SAE Nos 2º e 3º Ciclos e nos C.E.F Indisciplina Problemas Emocionais Absentismo Abandono Problemas sócio – familiares

13 Intervenção psicológica Principais problemáticas chegadas ao SAE Escolas B á sicas do 1 º Ciclo Dificuldades de Aprendizagem Problemas Emocionais Indisciplina Problemas sócio - familiares

14 Intervenção psicológica Projectos educativos do SAE Iniciativas e Acções de Sensibilização de cariz preventivo: Concurso Saber Ser, Saber Estar; Competências Sociais; Crescer Bem para Ser Alguém ( alimentação, higiene, padrão de sono e tarefas da Adolescência)- P.E.S.

15 Intervenção psicológica Projectos educativos do SAE Na área da Saúde : Concurso Saber Ser, Saber Estar; Competências Sociais; Crescer Bem para Ser Alguém ( alimentação, higiene, padrão de sono e tarefas da Adolescência)- P.E.S.

16 Intervenção psicológica 2.Serviço de Psicologia e Orientação Assegurado por psicólogo do SPO desenvolve: Orientação escolar e profissional Avaliação e acompanhamento de alunos com e sem NEE dos 2º e 3º Ciclos

17 Intervenção psicológica 3. Serviços de Educação Especial Asseguram apoio especializado a crianças com necessidades educativas especiais

18 Intervenção psicológica Organização da educação especial Crianças com Educação Especial Um total de 35 distribuídas por: Pré-escolar 6 1º Ciclo 14 2º/3º Ciclos 15

19 Intervenção psicológica Organização da educação especial Recursos humanos Professoras educação especial 7 Professoras na intervenção precoce 2 Assistentes operacionais 2 Terapeuta da Fala 1 Psicólogos 2

20 Intervenção psicológica Organização da educação especial Salas de apoio Sala de Apoio Especializado Unidade de Ensino Estruturado para crianças com PEA (UEE)

21 Intervenção psicológica Problemas na educação especial Dificuldades de aprendizagem Défices sensoriais Deficiência mental Alterações do comportamento Perturbações do espectro do autismo

22 Intervenção psicológica Unidade Ensino Estruturado (UEE) Início: ano lectivo de 2008/2009 na escola sede Constituída por: 3 docentes de Ed.Esp., 1 terapeuta da fala 2 assistentes operacionais e 1 psicóloga educacional Dez crianças com idades entre os 5 e os 14 anos

23 Intervenção psicológica Unidade Ensino Estruturado

24 Intervenção psicológica UEE Eixos de intervenção/Actividades Intervenção directa com alunos com PEA Desenvolvimento de competências cognitivas, comunicativas, pessoais e sociais Funcionamento e organização da Unidade Planificação e avaliação da intervenção Elaboração de documentos e adaptação de materiais

25 Intervenção psicológica UEE Eixos de intervenção/Actividades Articulação com outras Estruturas, Serviços e Técnicos de Educação e Saúde Informação e Formação Intervenção e Colaboração com Pais


Carregar ppt "X Encontro de Psicologia Mesa da Educação UALG, 19-05-2011 Lurdes Morgado e Fernanda Pinto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google