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SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Projetos, Programas e Ações desenvolvidos pela Divisão de Educação Inclusiva Junho/2011.

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1 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Projetos, Programas e Ações desenvolvidos pela Divisão de Educação Inclusiva Junho/2011 Teresina- PI

2 1- NÚMERO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MATRICULADOS NA REDE Esta ação tem por objetivo coletar dados junto às escolas quanto à matrícula dos alunos com deficiência e os respectivos tipos. Esta informação serve para selecionarmos gestores e professores para participação em cursos de formação, Projetos de acessibilidade, etc, bem como informar ao Censo Escolar os alunos com deficiência

3 O projeto Apoio Pedagógico Específico constitui-se em uma modalidade de atendimento educativo a ser desenvolvido em turno contrário à sala de aula regular, e visapropiciar ao aluno com dificuldades de aprendizagem a aquisição de conhecimento e habilidades intelectuais, motoras, emocionais e sociais por meio de procedimento pedagógicos compatíveis com suas necessidades. 2- PROJETO APOIO PEDAGÓGICO ESPECÍFICO-APE Nº de Escolas: 43 Nº de Salas: 56 Nº de Alunos:1.692 % de Aprovação: 83 Nº de Escolas: 64 Nº de Salas: 102 Nº de Alunos:2.856 % de Aprovação:

4 3- SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS - PROJETO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE Destina-se ao acompanhamento de crianças e adolescentes com deficiência que são atendidos nas suas especificidades, para que possam participar ativamente do ensino comum. Tem como objetivo elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos com deficiência, considerando as suas necessidades específicas. O acompanhamento nas Salas de Recursos Multifuncionais ocorre no contra-turno escolar. A escola núcleo, sede da Sala de Recursos, acompanhará os alunos com deficiência da sua escola, bem como das escolas adjacentes, conforme a matrícula dos alunos com deficiência nas escolas Nº de Escolas: 42 Nº de Salas: 84 Nº de Alunos: Nº de Escolas Núcleos: 42 Nº de Escolas adjacentes:187 Nº de Salas: 84 Nº de Alunos: 840 % de Aprovação:

5 4- SERVIÇO DE AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO TÉCNICO (SAAT) O Serviço de Avaliação e Acompanhamento Técnico (SAAT) realiza avaliação do desenvolvimento de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, através de uma equipe multidisciplinar especializada, objetivando a determinação do diagnóstico Sócio-psicopedagógico e encaminhamento para acompanhamento nos projetos e programas existentes, bem como para especialistas conforme a necessidade.

6 5- PROGRAMA DE DOAÇÃO DE ÓCULOS ; Programa de doação de óculos para alunos matriculados na rede municipal que não têm condição financeira para comprar. São aceitas prescrições de óculos a partir de 0,50 graus. Obs: As receitas de óculos são encaminhadas à Fundação Municipal de Saúde, para liberação, nos dias 15 e 30 de cada mês

7 6- ENCAMINHAMETO DE PROFESSORES AUXILIARES Consiste na análise de algumas salas de aula que possuem alunos com deficiência mais graves inclusos, e conforme a necessidade são encaminhados professores auxiliares para ajudar o professor e o aluno com deficiência Educ. Infantil - 10 Ens. Fundam- 05 Educ. Infantil- 46 Ens. Fundam- 40

8 7- PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE Programa desenvolvido pela Divisão desde o ano de 2004, com o objetivo de disseminar e implementar o processo de inclusão na Rede Municipal de ensino. Seis (06) seminários realizados, com 1720 gestores e professores capacitados. Neste ano o Seminário acontecerá no segundo semestre, para 300 gestores e educadores Gestores e Educadores: 300

9 8- PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ÁREA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS Esta ação visa a formação de gestores e educadores na área da Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS, objetivando o melhor acompanhamento dos alunos com deficiência auditiva matriculados na Rede Municipal. Desde 2006, já participaram 386 gestores e professores do curso de Libras básico Professores: 40 Professores: 105

10 Desenvolvido através de formação à distância, a nível de cursos de extensão ( 13 professores, em 2008 e 2009); bem como especialização para professores que atuam nas Salas de Recursos Multifuncionais. Esta formação contempla áreas do conhecimento voltada para as deficiências e Tecnologias Assistivas. 9- PROGRAMA DE FORMAÇÃO PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE Especialização: 20 professores Especialização: 20 professores

11 10- PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO EM LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS. Formação a nível de especialização em Lingua Brasileira de Sinais-LIBRAS que contemplam professores da rede municipal de sala regular como também os professores de AEE. Formação a nível de especialização em Lingua Brasileira de Sinais-LIBRAS que contemplam professores da rede municipal de sala regular como também os professores de AEE Professores: 08Professores: 17

12 O projeto está sendo desenvolvido inicialmente através de uma sistemática de acompanhamento às 42 (quarenta e duas) escolas da Rede Municipal de Ensino, que desenvolvem o projeto de Atendimento Educacional Especializado, através das Salas de Recursos Multifuncionais Têm por objetivo possibilitar estudos teórico-práticos sobre o processo de inclusão escolar mas especificamente dos alunos com deficiência, de forma que estes alunos possam ter uma educação de qualidade, considerando as especificidades de cada sujeito. 11- PROGRAMA INCLUSÃO ESCOLAR: UM OLHAR SOBRE AS DIFERENÇAS Nº de Escolas: 40 Nº de participantes: 300 Nº de Escolas: 189 Nº de participantes: 960

13 ''Todos temos o direito de sermos iguais quando a diferença nos inferioriza; temos o direito de sermos diferentes quando a igualdade nos descaracteriza.'' Boaventura de Sousa Santos

14 CONTATOS COM A DIVISÃO Telefone: Equipe: Daniela Escórcio, Cleonice Santos, Maria Madalena, Marilene Amorim,Maria Valdicelsia,Marília Santana, Janete César, Adriana, Amanda Marques e Diego Herberte.


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