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Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.

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Apresentação em tema: "Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação

2 Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade

3 A Resolução estabelece critérios e procedimentos para assistência financeira a projetos de cursos de extensão para a formação de educadores para atuar em alfabetização de jovens e adultos, no âmbito do Programa Brasil Alfabetizado. Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade

4 Quem pode enviar projetos Instituições públicas de ensino superior; Instituições Federais de Educação Tecnológica; Instituições confessionais de ensino superior; Instituições comunitárias de ensino superior, sem fins lucrativos. Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade

5 Público atendido Alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado; Coordenadores de turmas do Programa Brasil Alfabetizado. Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade

6 Linhas de ação I. Formação Inicial para os alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado; II. Formação Inicial para os coordenadores de turmas do Programa Brasil Alfabetizado; III. Formação Continuada para os coordenadores de turmas do Programa Brasil Alfabetizado. Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade

7 Diretrizes para os cursos O Curso de Formação Inicial para os alfabetizadores deverá ter carga horário de, no mínimo 40 horas presenciais, das quais: 34hs serão dedicadas ao desenvolvimento dos fundamentos, princípios e métodos de alfabetização de jovens e adultos; 6hs serão dedicadas à capacitação dos alfabetizadores para a aplicação de exames de triagem sobre a acuidade visual dos alfabetizandos conforme orientações do Projeto Olhar Brasil. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação

8 O Curso de Formação Inicial para os coordenadores de turmas deverá ter carga horária de, no mínimo 80 horas presenciais, das quais: 34hs serão dedicadas ao desenvolvimento dos fundamentos, princípios e métodos de alfabetização de jovens e adultos; 6hs serão dedicadas à capacitação desse público para a aplicação de exames de triagem sobre a acuidade visual dos alfabetizandos conforme orientações do Projeto Olhar Brasil; 40hs serão dedicadas ao papel do coordenador de turma. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação

9 O Curso de Formação Continuada para os coordenadores de turmas deverá ter carga horária de, no mínimo 48 horas presenciais – com carga horária não superior a 8 horas -, distribuída em pelo menos duas etapas não concomitantes, dedicadas ao planejamento do trabalho pedagógico de alfabetização e a coordenação das turmas do Programa Brasil Alfabetizado. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação

10 Conteúdos Básicos para os Cursos Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação

11 Curso de Formação Inicial para os Alfabetizadores Os jovens e adultos no mundo do trabalho; A especificidade da EJA; A identidade dos sujeitos envolvidos e suas diversidades; O desenvolvimento histórico da EJA no Brasil; As concepções de alfabetização de jovens e adultos no Brasil: fundamentos e respectivas metodologias; A mudança na vida dos sujeitos após a alfabetização; As contribuições de Paulo Freire, entre outros. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação

12 Curso de Formação Inicial para os Coordenadores de Turmas Nas primeiras 40 horas os conteúdos serão iguais para os alfabetizadores e coordenadores de turmas. As 40 horas restantes terão conteúdos específicos do Papel do coordenador. Exemplos: O planejamento do trabalho pedagógico de alfabetização e sua orientação para os alfabetizadores; Fomento à leitura e utilização de material didático- pedagógico e literário; Acompanhamento da aprendizagem dos alfabetizandos. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação

13 Curso de Formação Continuada para os Coordenadores de turmas O Curso de Formação Continuada para os coordenadores de turmas deverá ter carga horária de, no mínimo 48 horas presenciais – com carga horária não superior a 8 horas -, distribuída em pelo menos duas etapas não concomitantes, dedicadas ao planejamento do trabalho pedagógico de alfabetização e a coordenação das turmas do Programa Brasil Alfabetizado Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação

14 Materiais Didático-Pedagógicos O projeto de curso deverá prever: Elaboração de material de apoio didático- pedagógico aos alfabetizadores, coordenadores de turmas e para os tradutores-intérpretes de LIBRAS; Roteirização / edição do curso em linguagem EAD. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação

15 Estratégia de Elaboração Havendo interesse, os Fóruns de EJA e as Organizações não Governametais poderão realizar parceria com as entidades e entes proponentes para apresentar projetos. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação

16 Edital nº 4 O Edital nº 4, de 27 de março de 2009 foi publicado no Diário Oficial da União no dia 30 de março de 2009, Seção 3, páginas 43 e 44. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação

17 Cadastro no SICONV De acordo com o Edital nº 4, as entidades e entes interessados em apresentar projetos devem estar cadastrados no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse – SICONV, de acordo com o que estabelece a Portaria Interministerial nº 127, de 29 de maio de Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação

18 Prazo para envio de Projetos De 05 de abril a 15 de junho de 2009 às 18h00 Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação

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