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Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros.

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1 Saídas Profissionais: Podem ser inventariados alguns contextos de integração e intervenção profissional (instituições, serviços, projectos, etc.): –Centros de formação profissional; –Centros de reeducação e reinserção social; –Centros de educação especial; –Centros para toxicodependentes; –Centros de saúde; –Centros culturais e serviços de educação de fundações, bibliotecas, museus, etc.; –Centros de dia para terceira idade; –Serviços de apoio à criança, emergência infantil, etc.; –Serviço tutelar de menores; –Serviços de apoio à juventude; –Serviços de educação de adultos e educação permanente; –Serviços autárquicos de cultura e acção social; –Projectos de promoção do sucesso educativo; –Projectos de desenvolvimento local e intervenção comunitária; –Tribunal de família, instituições asilares, prisões, etc.; –Associações culturais, recreativas e desportivas; –Empresas de consultoria e formação; –Instituições de investigação, desenvolvimento e cooperação; –Departamentos de formação de empresas, serviços públicos, sindicatos, cooperativas, etc.; –Departamentos de recursos humanos. Universidade do Minho Instituto de Educação e Psicologia Licenciatura em Educação O curso de Licenciatura em Educação visa formar profissionais da educação para as tarefas actuais e emergentes dos vários sectores do sistema educativo. Servindo o sistema educativo, e não apenas o sistema escolar e a escola, o Licenciado em Educação desempenhará funções na concepção de projectos e de programas de formação e de intervenção sócio-educativa, na sua implementação e avaliação. Director de Curso: Doutor Eugénio Adolfo Alves da Silva

2 Um licenciado está capacitado para: formular objectivos colectivos em termos de objectivos educacionais (apreender, interpretar criticamente e formular valores); planificar a formação e o currículo (seleccionar e integrar as experiências e os conteúdos de determinadas áreas do conhecimento num corpo internamente coerente e orientado segundo os objectivos); tomar decisões formativas, pedagógicas e didácticas (criar, seleccionar e utilizar estratégias de apresentação de conteúdos ou de situações de aprendizagem adequadas à natureza dos conhecimentos, às características dos indivíduos e das comunidades e aos objectivos prosseguidos); conduzir avaliações educacionais (determinar e comunicar o grau de adequação do processo educativo e formativo em termos de objectivos seleccionados, da sua consistência interna e das expectativas internas e externas); analisar criticamente as instituições educativas e os sistemas de formação e intervenção sócio-educativa (ao nível dos seus objectivos, contextos, processos e do próprio papel dos profissionais implicados). Áreas de Intervenção dos Futuros Licenciados Embora parcialmente dependentes dos respectivos ramos de especialização, o Licenciado em Educação ficará especialmente habilitado a intervir, entre outros, em contexto de: –Intervenção socioeducativa; –Projectos de educação e desenvolvimento comunitário; –Formação profissional e gestão da formação; –Integração social de deficientes e marginalizados; –Ocupação dos tempos livres; –Educação básica e educação de adultos; –Animação cultural; –Assistência à terceira idade.

3 (Núcleo de Estudantes de Educação da Universidade do Minho)


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