A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Encostas da Serra Geral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Encostas da Serra Geral"— Transcrição da apresentação:

1 Encostas da Serra Geral

2 Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sem fins lucrativos, que atua com Juventude Rural na Região Sul do País, com atividades voltadas ao desenvolvimento do Protagonismo e Empreendedorismo do Jovem Rural, de suas famílias e dos territórios de origem.

3 ORGANIZAÇÃO

4 CEDEJOR ESG

5 Promover uma educação que valorize o jovem como sujeito do seu processo de aprendizagem, onde é importante saber: o que pensam, sentem, desejam, temem, sabem, como se relacionam, o que esperam da sua formação, o que pretendem, etc.

6

7 Desenvolve as atividades na formação em três eixos: - Humano, - Técnico; - Gerencial
Projeto do Jovem Empreendedor Rural – PJER : Complementar a formação Humana, Técnica e Gerencial.

8 Instrumentos Pedagógicos
Plano de Estudo Participativo – Instrumento para conhecer a cultura na qual vive o jovem, compreender as práticas existentes, atender necessidades indicadas pelos jovens, planejar observações e comparações, exercitar análises e incentivar reflexões.

9 Instrumentos Pedagógicos
Caderno de Realidade – É a memória do processo de formação. Além de incentivar manifestações estéticas, musicais e poéticas o registro deixa marcas. “Ajuda a construir a memória compreensiva que vai além da recordação do aprendido, chegando a ser ponto de partida para realizar novas aprendizagens.”

10 Instrumentos Pedagógicos
Visitas técnicas – Atividades que valorizam o acesso a outras iniciativas e empreendimentos e possibilitam aos jovens o conhecimento de outras realidades e novas práticas.

11 Instrumentos Pedagógicos
Visita às propriedades – Atividade que se constitui em um laboratório para observar, coletar dados, levantar alternativas, analisar situações que merecem intervenção, apropriar- se da realidade.

12 Instrumentos Pedagógicos
Socialização das experiências – Momento para troca de experiências e socialização das observações, registros e reflexões. Constitui-se numa forma de partilhar e construir novos conhecimentos aplicando as aprendizagens em situações concretas vividas por outros jovens, famílias ou comunidades.

13 Instrumentos Pedagógicos
Visita às Unidade de Produção Familiar – O acompanhamento realizado pelos monitores pretende observar a forma como os jovens socializam com as famílias os temas e discussões realizadas, aplicam os conhecimentos construídos e experimentam novas técnicas nas propriedades.

14 Instrumentos Pedagógicos
Fichas de trabalho – São complementares ao material didático e podem ser socializadas entre as equipes dos Núcleos ou elaboradas de acordo com as diretrizes pedagógicas e curriculares.

15 Instrumentos Pedagógicos
Cursos e estágios – São destinados ao aprofundamento de conhecimentos e experiências relativas à atividade produtiva familiar ou aos projetos em elaboração.

16 Formação articulada com ações de Desenvolvimento Territorial.
Projeto Juventude Rural em Movimento – PJRM em parceria com SEBRAE/SC, Instituto Souza Cruz e CEDEJOR; Companhia Integral das Artes das Encostas da Serra Geral; Projetos sociais em parceria com atores locais; Parcerias com entidades para viabilizar programas de assistência a Agricultura Familiar (CONAB, Leite a pasto, assistência veterinária)

17 Jovens Rurais O que é necessário é ampliar as competências do jovem rural para valorizar o meio em que vive e alterar as condições da família por meio de ações em que ele seja protagonista, habilitando-o para melhorar a qualidade da vida de seu entorno, fazer projetos de futuro pessoal e coletivo no campo e trocar informações com as instituições que considerem a juventude rural como parceria potencial na promoção do desenvolvimento sustentável.

18 JOVEM COMO SUJEITO E AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO


Carregar ppt "Encostas da Serra Geral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google