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Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável Uma experiência de Educação do Campo na SR28 - INCRA GTRA-Escola Juvêncio Martins Ferreira.

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Apresentação em tema: "Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável Uma experiência de Educação do Campo na SR28 - INCRA GTRA-Escola Juvêncio Martins Ferreira."— Transcrição da apresentação:

1 Curso Técnico em Agropecuária e Desenvolvimento Sustentável Uma experiência de Educação do Campo na SR28 - INCRA GTRA-Escola Juvêncio Martins Ferreira - Embrapa - INCRA Cláudia Valéria de Assis Dansa GTRA/UnB

2 Histórico do projeto -Ações da UnB junto a Gerência Especial do INCRA -Parcerias com Embrapa e INCRA SR28 -Trabalho com os técnicos do Projeto Lumiar -Curso de Extensão e Especialização em Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável

3 Objetivos -Formar técnicos em agropecuária com perfil de agente de desenvolvimento rural sustentável -Propiciar o desenvolvimento, a partir dos alunos, de ações nos assentamentos que estimulem a organização social e a produção sustentável -Participar da construção de uma rede de desenvolvimento territorial na região da SR28 INCRA

4 Área de atuação - Nordeste Goiano, Noroeste Mineiro, DF-Entorno

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6 -Atores sociais - Jovens assentados/ Filhos de assentados pela Reforma Agrária -Parceiros - Unb, Embrapa, Incra, Escola Agrícola de Unaí -Financiamento: PRONERA -SAF: Bolsa Estágio

7 Concepção político pedagógica da proposta- Princípios -Humanismo - O ser humano como sentido do processo de construção social e do desenvolvimento -Sustentabilidade - Desenvolvimento pensado como processo de melhoria da qualidade de vida do sujeito e do grupo,conciliando as dimensões econômica, ambiental,social, política e espiritual -Agricultura Familiar como foco da formação -Campo como território de produção agropecuária, cultura e qualidade de vida para quem nele habita, com responsabilidade ambiental

8 Concepção político pedagógica da proposta- Princípios metodológicos -Alternância -Formação em processo -Educação integral -Participação -Pesquisa-ação -Educação Continuada

9 Finalidades -Promover a autonomia dos alunos -Estimular a interação entre os alunos e as comunidades em que estão inseridos -Promover a aprendizagem significativa -Promover a integração aluno-escola -Estimular diversas formas de organização dos alunos no curso -Estimular os alunos a continuarem num processo permanente de aprendizagem

10 Concepção político pedagógica da proposta Educação do campo - Educação pensada como processo de construção da participação social, crítica, criativa, autônoma e qualificada, dos sujeitos que vivem e produzem no campo em processos de desenvolvimento local e políticas públicas, tendo como foco a qualidade de vida

11 Concepção político pedagógica da proposta- Perfil do aluno -Ver a realidade com olhar abrangente, dando especial ênfase aos fenômenos complexos tanto em nível da produção como de organização social -Ser um mobilizador para organização social, atuando como agente de desenvolvimento no campo -Ser um educador/comunicador capaz de ouvir os anseios e construir conhecimento, alternativas e projetos junto com os produtores e as comunidades rurais -Estar aberto para articular saber popular e saber científico,bem como outras formas de cultura não cometendo discriminação de nenhum tipo

12 -Ter um olhar sensível para o ambiente reconhecendo suas potencialidades e limitações; -Ser criativo,ca´paz de aproveitar os recursos disponíveis no ambiente para propor alternativas e realizar projetos -Ter uma postura ética pessoal e profissionalmente -Ter domínio do saber técnico relativo às atividades -agropecuárias numa perspectiva tradicional e alternativa -Ter uma visão ampla de mercado e das alternativas de inserção dos diferentes produtores, suas vantagens e desvantagens -Ter uma visão histórica da organização social e dos fenômenos ligados àagricultura, especialmente a familiar -Pensar a realidade a partir de premissas relativas à sustentabilidade -Ter uma visãoabrangente dos processos de territorialidade, desenvolvimento local e construção de redes

13 Proposta pedagógica- interrelação com processos de desenvolvimento Educamp Projeto Unaí/Embrapa Curso Técnico Desen. Sust. Projeto Colônia Projeto EFA P. Bernardo Curso Técnico M. A. Curso Técnico Meio Ambiente Rede Territorial Curso Técnico Em Saúde Agroecologia NO Mineiro Projeto Vereda Sustentável

14 Metas/resultados/impacto/avaliação -N de alunos ao final- 58 (evasão pequena) -Aproveitamento +- 80% -Avaliação do PRONERA – positiva -Projetos comunitários em ação - 11 No Mineiro (financiados pelo ITER) -Prêmio Banco Real Unisol - Pe Bernardo

15 -Apoio da SAF - construção do projeto Tecendo a Rede Territorial de Desenvolvimento da Agricultura Familiar do DF Entorno, No Mineiro, Nordeste Goiano -Parceria com agências de ATER -Parceria com Prefeituras -Reconhecimento da escola Agrícola como Centro de Formação na região

16 Desafios -Construção dos novos cursos e dos demais processos derivados -Articulações com o poder público -Parcerias para organizar o curso superior -Construção da Cooperativa dos alunos -Construção de novas parcerias


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