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Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde Prof Dr NILDO ALVES BATISTA.

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Apresentação em tema: "Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde Prof Dr NILDO ALVES BATISTA."— Transcrição da apresentação:

1 Trabalho em Equipe e Formação de Pessoal no Campo da Saúde Prof Dr NILDO ALVES BATISTA

2 INTEGRAR NOVAS INTERAÇÕES NO TRABALHO EM EQUIPE INTERPROFISSIONAL TROCAS DE EXPERIÊNCIAS E SABERES NUMA POSTURA DE RESPEITO À DIVERSIDADETROCAS DE EXPERIÊNCIAS E SABERES NUMA POSTURA DE RESPEITO À DIVERSIDADE COOPERAÇÃO PARA EFETIVAR PRÁTICAS TRANSFORMADORASCOOPERAÇÃO PARA EFETIVAR PRÁTICAS TRANSFORMADORAS PARCERIAS NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOSPARCERIAS NA CONSTRUÇÃO DE PROJETOS EXERCÍCIO PERMANENTE DO DIÁLOGO EXERCÍCIO PERMANENTE DO DIÁLOGO

3 OS CURSOS DE GRADUAÇÃO TÊM SE COMPROMETIDO COM O DESENVOLVIMENTO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS PARA ESTE TRABALHO? OS CURSOS DE GRADUAÇÃO TÊM SE COMPROMETIDO COM O DESENVOLVIMENTO DOS FUTUROS PROFISSIONAIS PARA ESTE TRABALHO? COMO ESTAMOS PREPARANDO NOSSOS ESTUDANTES PARA O TRABALHO EM EQUIPE NA PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE AO CUIDADO? COMO ESTAMOS PREPARANDO NOSSOS ESTUDANTES PARA O TRABALHO EM EQUIPE NA PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE AO CUIDADO? COMO PROPICIAR QUE NOSSOS ESTUDANTES CONHEÇAM MELHOR AS ESPECIFICIDADES DAS DIFERENTES PROFISSÕES DE SAÚDE? COMO PROPICIAR QUE NOSSOS ESTUDANTES CONHEÇAM MELHOR AS ESPECIFICIDADES DAS DIFERENTES PROFISSÕES DE SAÚDE? EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL

4 Inversão da lógica tradicional da formação em saúde – cada prática profissional pensada e discutida em si – abrindo espaços para a discussão do Interprofissionalismo. Inversão da lógica tradicional da formação em saúde – cada prática profissional pensada e discutida em si – abrindo espaços para a discussão do Interprofissionalismo. Proposta onde profissões aprendem juntas sobre o trabalho conjunto e sobre as especificidades de cada uma, na melhoria da qualidade no cuidado ao paciente Proposta onde profissões aprendem juntas sobre o trabalho conjunto e sobre as especificidades de cada uma, na melhoria da qualidade no cuidado ao paciente Educação Interprofissional

5 Interprofissionalismo Trabalho em equipe Negociação Discussão de papéis profissionais Liderança Compromisso na solução de problemas Negociação na tomada de decisão

6 Educação Interprofissional Comunicação/Interação entre os cursos/carreiras Interdisciplinaridade Entendimento dos papeis profissionais no cuidado em saúde Habilidades para o trabalho em equipe incluindo a negociação na tomada de decisão Princípios éticos interprofissionais

7 Educação Interprofissional Atitude de busca, diálogo, humildade, desafio, envolvimento e comprometimento, responsabilidade, alegria e encontro Consideração do outro como parceiro legítimo na construção de conhecimentos

8 Educação Interprofissional Cada qual, com sua ação (liberdade) e iniciativa, no horizonte de suas circunstâncias, irá iniciar algo novo, instituir sua trajetória, seu mundo, sempre atento ao olhar do outro e ao reconhecimento da alteridade e da diferença, essenciais na sua própria existência. (VON ZUBEM, 2003, p. 82)

9 Baar,1998 COMPETÊNCIAS NO ÂMBITO DE TRABALHO EM EQUIPE COMUM A TODOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE COMUM A TODOS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE COMPLEMENTAR ( ESPECÍFICA DE CADA PROFISSÃO) COMPLEMENTAR ( ESPECÍFICA DE CADA PROFISSÃO) COLABORATIVAS, ESSENCIAL PARA O TRABALHO CONJUNTO COLABORATIVAS, ESSENCIAL PARA O TRABALHO CONJUNTO

10 ENFOQUES EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL MODIFICAR ATITUDE E PERCEPÇÃO NA MODIFICAR ATITUDE E PERCEPÇÃO NAEQUIPE MELHORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS MELHORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS REFORÇAR A COMPETÊNCIA COLABORATIVA REFORÇAR A COMPETÊNCIA COLABORATIVA CONTRIBUIR NA SATISFAÇÃO NO TRABALHO CONTRIBUIR NA SATISFAÇÃO NO TRABALHO CONSTRUIR RELAÇÃO MAIS ABERTA E DIALÓGICA CONSTRUIR RELAÇÃO MAIS ABERTA E DIALÓGICA INTEGRAR O ESPECIALISTA NA PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE AO CUIDADO INTEGRAR O ESPECIALISTA NA PERSPECTIVA DA INTEGRALIDADE AO CUIDADO

11 NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL SE INSERE O DESENHO CURRICULAR DO CAMPUS BAIXADA SANTISTA DA UNIFESP

12 CURSOS PROPOSTOS FISIOTERAPIA – 04 anos integral integral EDUCAÇÃO FÍSICA – bacharelado EDUCAÇÃO FÍSICA – bacharelado (modalidade saúde) (modalidade saúde) 04 anos / integral 04 anos / integral TERAPIA OCUPACIONAL – 04 anos TERAPIA OCUPACIONAL – 04 anos integral integral NUTRIÇÃO – 04 anos NUTRIÇÃO – 04 anos integral integral PSICOLOGIA – 05 anos PSICOLOGIA – 05 anos integral integral Terapia Ocupacional Psicologia Nutrição Fisioterapia Educação Física

13 PRINCÍPIOS GERAIS FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE APTO PARA O TRABALHO EM EQUIPE, COM ÊNFASE NA INTEGRALIDADE NO CUIDADO AO PACIENTE FORMAÇÃO DE UM PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE APTO PARA O TRABALHO EM EQUIPE, COM ÊNFASE NA INTEGRALIDADE NO CUIDADO AO PACIENTE FORMAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA E HUMANA DE EXCELÊNCIA EM CADA ÁREA ESPECÍFICA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE SAÚDE FORMAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA E HUMANA DE EXCELÊNCIA EM CADA ÁREA ESPECÍFICA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE SAÚDE FORMAÇÃO CIENTÍFICA, ENTENDENDO-A COMO PROPULSORA DO ENSINO E DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO FORMAÇÃO CIENTÍFICA, ENTENDENDO-A COMO PROPULSORA DO ENSINO E DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO

14 DESENHO CURRICULAR PARA OS NOVOS CURSOS

15 O Ser Humano em sua Dimensão Biológica O Ser Humano e sua inserção social Aproximação ao Trabalho em Saúde Aproximação a uma Prática Específica em Saúde EIXOS

16 NÚCLEO COMUM DE CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE NÚCLEO COMUM DE CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA TODOS OS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE APROFUNDAMENTO ESPECÍFICO A PARTIR DAS NECESSIDADES DE CADA CURSO OS ALUNOS SÃO MESCLADOS NAS TURMAS APRENDIZAGEM CONJUNTA : 80% no primeiro ano 80% no primeiro ano 40% no segundo ano 40% no segundo ano 20% no terceiro ano 20% no terceiro ano reuniões semanais no quarto ano reuniões semanais no quarto ano

17 O SER HUMANO EM SUA DIMENSÃO BIOLÓGICA MÓDULO DO ÁTOMO A CÉLULA: engloba conteúdos de bioquímica, biofísica, biologia celular, biologia molecular, genética. MÓDULO DO ÁTOMO A CÉLULA: engloba conteúdos de bioquímica, biofísica, biologia celular, biologia molecular, genética. MÓDULO: DOS TECIDOS AOS SISTEMAS: engloba conteúdos de histologia, anatomia, fisiologia, biofísica, embriologia. MÓDULO: DOS TECIDOS AOS SISTEMAS: engloba conteúdos de histologia, anatomia, fisiologia, biofísica, embriologia.

18 O Ser Humano e sua Inserção Social 1 º ANO: 1 º ANO: Módulo I – Indivíduo, cultura e sociedade 2º ANO Módulo II – Sociedade, políticas e direitos 2º ANO : Módulo II – Sociedade, políticas e direitos 3º ANO : Módulo III - Cultura e saúde: corpo e significado CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA, EPISTEMOLOGIA CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS: ANTROPOLOGIA, SOCIOLOGIA, EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA, EPISTEMOLOGIA

19 APROXIMAÇÃO AO TRABALHO EM SAÚDE 1º ANO : Módulo I – Saúde como processo: contextos, concepções e práticas 1º ANO : Módulo I – Saúde como processo: contextos, concepções e práticas 2º ANO: Módulo II – Políticas e Sistemas de Saúde 2º ANO: Módulo II – Políticas e Sistemas de Saúde 3º ANO: Módulo III - Processo de trabalho em saúde: integralidade e cuidado SAÚDE COLETIVA, EPIDEMIOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS, METODOLOGIA DA PESQUISA, ÉTICA, GESTÃO E PLANEJAMENTO EM SAÚDE

20 Lagoa da Saudade, na Nova Cintra: ponto de pesca e lazer Aprendizagem Ativa Estudo de Campo Estudo de Campo Discussões em Grupo Discussões em Grupo Pesquisas Pesquisas Aulas dialogadas Aulas dialogadas

21 APROXIMAÇÃO A UMA PRÁTICA ESPECÍFICA EM SAÚDE OBSERVAÇÃO E DISCUSSÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL OBSERVAÇÃO E DISCUSSÃO DA PRÁTICA PROFISSIONAL ÁREAS DE ATUAÇÃO ÁREAS DE ATUAÇÃO ASPECTOS HISTÓRICOS DA PROFISSÃO ASPECTOS HISTÓRICOS DA PROFISSÃO CONTEÚDOS ESPECÍFICOS CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

22 DESENVOLVIMENTO DOCENTE REFLETIR SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA REFLETIR SOBRE A PRÓPRIA PRÁTICA IDENTIFICAR AVANÇOS, ZONAS DE DIFICULDADES, NÓS CRÍTICOS – ENSINO APRENDIZAGEM IDENTIFICAR AVANÇOS, ZONAS DE DIFICULDADES, NÓS CRÍTICOS – ENSINO APRENDIZAGEM FORMULAR PARCERIAS COM OUTROS COLEGAS FORMULAR PARCERIAS COM OUTROS COLEGAS TORNAR A PRÓPRIA PRÁTICA AÇÃO-REFLEXÃO- AÇÃO – COMPREENDER TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO DE ENSINAR E APRENDER TORNAR A PRÓPRIA PRÁTICA AÇÃO-REFLEXÃO- AÇÃO – COMPREENDER TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO DE ENSINAR E APRENDER

23 ENFIM...

24 PARA FAZER JUNTO NO COTIDIANO DO CUIDADO EM SAÚDE É PRECISO APRENDER JUNTO SOBRE O TRABALHO EM SAÚDE. Mc Nair


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