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PublicouKauane Trigueros Alterado mais de 10 anos atrás
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Educação em Direitos Humanos Educação Não-Formal
- A formação em DH nos diferentes espaços educativos; - A cultura em DH é construída com os atores sociais; - A EDH ocorre de modo multidimensional e numa perspectiva inter e transdisciplinar; - A perspectiva interdisciplinar insere os saberes e as práticas e os atores populares; - A formação de uma consciência crítica potencializa a conquista de direitos e cidadania;
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- A EDH assume uma perspectiva de emancipação e autonomia dos sujeitos;
- A EDH é um direito de toda a sociedade, pois ela permeia a conquista dos demais direitos; - As modalidades e as linguagens devem considerar as diversidades dos sujeitos, sua vivência e seu cotidiano; - Educação para vida e a dignidade da pessoa humana.
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- Dimensões: educação de grupos, comunidades, movimentos sociais, organizações sindicais, partidos e outros - Transversalizando atividades culturais, saúde, e outras; - Reflexão crítica da realidade vivenciada; - Educação de direitos e mecanismos de participação - Qualificando para o acesso de políticas públicas que reconheçam o direito de todos(as) aos bens públicos
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- Educação para reconhecer os outros como sujeitos de direitos
- Educar para uma ética comunitária - Exercício da participação popular - Sensibilizar e educar para identificar situações de violações e a reagirem em defesa da dignidade de toda pessoa humana
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- Mobilização e organização de processos participativos em defesa dos direitos humanos;
- Denúncias de violações dos DH; - Proposição de mecanismos de proteção e defesa nos níveis formais (leis) e político-institucionais (políticas públicas); - Articulação entre os níveis de promoção, proteção, defesa e reparação - Diálogo entre o saber formal e informal
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Linhas de Ação Formativa
Identificar os caminhos percorridos e os atores sociais; Identificar as demandas formativas; Potencializar as experiências da EDH já em andamento; Educar para o exercício ativo da cidadania; Qualificar as ações de monitoramento e controle social das políticas públicas e a defesa dos direitos; Promover a capacitação de agentes multiplicadores.
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Obrigada, Maria de Nazaré Tavares Zenaide
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