A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 2º Módulo Capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 2º Módulo Capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos."— Transcrição da apresentação:

1 1 2º Módulo Capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos

2 2 ESQUEMA GERAL PARA A ESTRUTURAÇÃO E ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS Margarida Sônia Marinho do Monte Silva* e Maria de Nazaré Tavares Zenaide** * Mestre em Psicologia, Doutoranda em Educação e Professora do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. ** Psicóloga, Mestre em Serviço Social, Doutoranda em Educação, Professora do Departamento de Serviço Social e membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da UFPB e do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República.

3 3 O que consiste o Plano de Ação de Educação em Direitos Humanos? Um processo sistemático e multidimensional envolvendo valores, atitudes, comportamentos e práticas. Um processo que articula: Sensibilização, Leitura crítica da realidade, Problematização e fundamentação teórico-metodológica, Construção coletiva de ações culturais e educativas, Avaliação e acompanhamento sistemático.

4 4 Quais as dimensões e princípios da Educação em Direitos Humanos? Dimensões e princípios: ÞÉticos, Políticos e Educacionais. Ver Subsídios para a Elaboração das Diretrizes da Educação em Direitos Humanos.

5 5 Título Apresentação - uma síntese do Plano: ÞO que é, ÞOnde, ÞQuando, ÞCom quem e ÞPara que. Roteiro do Plano

6 6 Por quê? Justificativa Þ Identificar: as razões da necessidade do plano de ação (os fatores que determinam a necessidade de intervenção), os motivos (os fatores desencadeantes) e a importância (a relevância social das ações) de se promover uma cultura de Direitos Humanos.

7 7 O que fazer? Quais e quantas ações e como realizar? Metas de Ação - a partir da definição clara dos objetivos, é possível definir as metas. ÞPara se construir as metas de ação mais amplas, é necessário, inicialmente, levantar todas as atividades necessárias postas pelos diferentes segmentos da comunidade escolar. ÞPara cada Meta de Ação: listar as atividades a serem realizadas para alcançar os objetivos. ÞOrganizar e planejar as atividades levando em conta o tempo necessário, as prioridades e os recursos metodológicos necessários.

8 8 Para Quê? Objetivos ÞDefinir com clareza os resultados e efeitos que queremos alcançar com o Projeto Educativo (ex: informação básica, conhecimentos teórico- metodológicos, mobilização e organização, avaliação e monitoramento, entre outros) para poder definir os objetivos a serem alcançados (ex: contribuir, formar, capacitar, fortalecer, elaborar, editar, acompanhar).

9 9 Público Considerar as dimensões: ÞPriorizar pessoas, segmentos sociais e grupos em situação de vulnerabilidades. individual, coletivo (grupos e segmentos sociais e culturais) e organizacional (família, escola e organizações sociais e o poder público).

10 10 Abrangência Territorial (bairros, cidades, municípios, estados, regiões), Social (segmentos sociais e étnicos envolvidos), Institucional (órgãos envolvidos do poder público e da sociedade civil). SOCIAL TERRITORIAL INSTITUCIONAL

11 11 Estratégias Metodológicas e Recursos Técnicos As Estratégias metodológicas envolvem os caminhos a serem percorridos e os recursos técnicos, considerando-se as múltiplas e diferentes linguagens. ÞExemplos: metodologias e recursos interações grupais, estudo de caso, fóruns e debates, oficinas pedagógicas, aulas dialogadas, história de vida e coletiva. recursos plásticos, recursos literários, audio-visuais, materiais impressos, dentre outros.

12 12 Recursos Humanos, Materiais e Financeiros ÞRecursos Humanos (perfil multidisciplinar). ÞParcerias institucionais. ÞRecursos Materiais. ÞQuadro Financeiro (de acordo com as rubricas).

13 13 Cronogramas Físico e Financeiro ÞQuadro do Cronograma Físico. ÞQuadro do Cronograma Financeiro.

14 14 Resultados Esperados Prever os resultados a serem obtidos a partir dos objetivos e das metas, tendo em vista os níveis de ação: valorativos, cognitivos e comportamentais

15 15 Avaliação e Monitoramento Definir: ÞIndicadores (quantitativos e qualitativos). ÞInstrumentos de Avaliação. ÞOs sujeitos envolvidos. ÞEstratégias de Monitoramento.

16 16 Autoria: Margarida Sônia Marinho do Monte Silva e Maria de Nazaré Tavares Zenaide Produção: Sílvia Helena Soares Schwab Veiculação e divulgação livres


Carregar ppt "1 2º Módulo Capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google