A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Direitos Humanos, Violência e Cotidiano Escolar Vera Maria Candau 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Direitos Humanos, Violência e Cotidiano Escolar Vera Maria Candau 2007."— Transcrição da apresentação:

1 Direitos Humanos, Violência e Cotidiano Escolar Vera Maria Candau 2007

2 Violência Social 4 MAIOR VISIBILIDADE 4 MULTIPLICIDADE DE FORMAS 4 CULTURA DA VIOLÊNCIA 4 ENVOLVIMENTO DE SUJEITOS CADA VEZ MAIS JOVENS 4 NATURALIZAÇÃO E BANALIZAÇÃO DE SUA REALIDADE anos 80

3 Violência Escolar Manchetes: Aluno acusa professor de agressão na escola Aluno acusa professor de agressão na escola Adolescente dispara contra professor na escola Adolescente dispara contra professor na escola Escola depredada atrai tráfico na Escola depredada atrai tráfico na escola escola Explosão de bombas na escola Explosão de bombas na escola

4 Três Afirmações Básicas: 1ª)Violência social e violência escolar estão relacionadas, mas esta relação não pode ser vista de modo mecanicista e simplista; 2ª) Violência: - Complexidade - Multicausalidade - Dimensões: Estrutural e Cultural 3ª) A escola também produz violência

5 Violência Escolar 2 AMEAÇAS E AGRESSÕES VERBAIS 2 AGRESSÕES FÍSICAS 2 ASSÉDIO DO NARCOTRÁFICO 2 CULTURA DA VIOLÊNCIA 2 VIOLÊNCIA FAMILIAR 2 DEPREDAÇÕES 2 PICHAÇÕES Manifestações:

6

7 Violência: Violência é o emprego desejado de agressividade com fins destrutivos... A violência ocorre quando há desejo de destruição Jurandir Freire Costa

8 Violência e Cotidiano Escolar Propostas: QUESTÃO DE SEGURANÇA QUESTÃO POLÍTICO- PEDAGÓGICA

9 Violência e Cotidiano Escolar Segurança: Patrulha Escolar Alarmes Ligados à Distritos Policiais Grades, correntes e cadeados Detectores de Metal Revista Policial dos Alunos

10

11

12 Violência e Cotidiano Escolar Perspectiva Político-Pedagógica: Resgate do Aluno * Participação e Diálogo * Reflexão Coletiva * Relação Família-Escola * Atividade Extra-Classe * Integração Escola-Comunidade * Educação em/para os Direitos Humanos

13 EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS processo sistemático e multidimensional que orienta a formação de sujeitos de direito dimensões: A) apreensão de conhecimentos historicamente construídos sobre direitos humanos B) afirmação de valores, atitudes e práticas que expressem uma cultura dos direitos humanos nos diferentes espaços da sociedade

14 EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS DIMENSÕES: C) formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente nos níveis cognitivo, social, ético e político D) processos metodológicos participativos e de construção coletiva (linguagens e materiais didáticos contextualizados) E) fortalecimento de práticas orientadas à proteção e defesa e dos DDHH assim como à reparação das violações. Plano Nacional de Educação em DDHH (2006)

15


Carregar ppt "Direitos Humanos, Violência e Cotidiano Escolar Vera Maria Candau 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google