A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto da Escola Mario Quintana 2005 / 2007 "Reconhecer, Recriar, Reinventar". Em 2005, enveredamos pelo caminho da pesquisa participante, que foi realizada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto da Escola Mario Quintana 2005 / 2007 "Reconhecer, Recriar, Reinventar". Em 2005, enveredamos pelo caminho da pesquisa participante, que foi realizada."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto da Escola Mario Quintana 2005 / 2007 "Reconhecer, Recriar, Reinventar". Em 2005, enveredamos pelo caminho da pesquisa participante, que foi realizada de forma coletiva, com todos os segmentos da comunidade escolar. Agora, precisamos sistematizar, organizar, planejar, enfim, buscarmos alternativas pedagógicas e coletivas. Temos muitos desafios, e o sucesso de 2006, depende de cada um/a de nós!! "Liberdade é pouco, o que eu desejo, ainda não tem nome. Clarice Lispector

2 Pesquisamos... Para: Tomarmos a realidade como um desafio a ser desvendado, e construirmos nosso Projeto Político Pedagógico.

3 Projeto Político Pedagógico É um processo permanente de reflexão/ação dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis. A principal possibilidade de construção do projeto político pedagógico passa pela autonomia da escola, de sua capacidade de delinear sua própria identidade. A mobilização de todas/os é fundamental, pois o ponto que nos interessa reforçar é que a escola não tem mais possibilidade de ser dirigida de cima para baixo e na ótica do poder centralizador que dita as normas e exerce controle técnico burocrático. A luta da escola é para a descentralização em busca de sua autonomia e qualidade.

4 Pesquisa da Realidade A pesquisa da realidade, na ótica da escola, está voltada para a organização do ensino-aprendizagem, para a construção social do conhecimento; É preciso como afirma Paulo Frei Freire: "encharcar se na realidade", estar molhada/o pela prática. Trata se de um descentramento, na busca de ouvir o/a outro/a, em uma escuta sensível, para entende lo/a a partir de sua lógica e visão de mundo. 0 desafio se coloca no sentido de revisitarmos o que sabemos e conhecemos sobre a comunidade para, coletivamente, ressignificarmos esse saber, aprofundando o, vendo o de outros ângulos, reconstruindo o, reinventando o...

5 Princípios das Áreas Expressão: A valorização e ressignificação de leituras de mundo através das inter relações entre diferentes sujeitos e os códigos culturais. Ciências Sócio Históricas : A formação da identidade social e individual do cidadão e cidadã como sujeito participativo e agente transformador no seu tempo e espaço histórico. Pensamento Lógico Matemático: A resolução de situações de vida cotidiana passa pela utilização de conceitos lógico matemáticos socialmente construídos que são importantes para a ressignificação do indivíduo enquanto ser social. Ciências Físicas, Químicas e Biológicas: O estudo do ambiente ressignifica e amplia as relações do sujeito com a natureza, despertando a consciência de responsabilidade coletiva e inserção no meio.

6 Temas Significativos do nossa Pesquisa Projeto de Vida, Identidade, Auto Estima, Participação, Democracia, Valores, Crenças, Luta de Classes, Sexualidades, Papel do família, Papel da Escola, Limites, Relações, Cultura, Relações de Gênero, Método de Avaliação, Diálogo, Disciplina, Saberes, Preconceitos, lnclusão, Condições de Trabalho.

7 Eixos de Formação Educação Ambiental:Relações de interdependência entre todos os seres, valores. Respeito aos espaços internos e externos, coletivos e individuais. Educação Anti Discriminotória: Respeito às diferenças ( gênero, orientação sexual, raça/etnia, construção cultural dos corpos crenças classe, deficiências, etc.); Educação Popular: Entendemos educação popular como práticas educativas cujo objetivo principal é estimular o protagonismo e a participação política de grupos sociais populares, na transformação dos relações de exploração, dominação e opressão a que estão submetidas.

8 Mães/Pais: Uma vida boa, quero sair da Restinga. Isso aqui, não é futuro". 0 pessoal não participa.Ta acostumado a ser mandado. Todo mundo se dá bem, mas cada um no seu canto. "Acredito mais em chás, e conselhos antigos. A dificuldade, do pobre é lutar para viver ou para não morrer. Não falo de sexo com meu filho, pois ele aprende no escola". Na escola do meu tempo tinha mais castigo, mais pulso firme", O que minha filha aprende na escola não tem muito a ver com o que vê na rua."

9 Alunas/Alunos: As gurias tem que jogar mais futebol, os guris precisam respeitar o tempo e o espaço dos gurias. Muitas/os professoras/es se igualam aos alunos/as na linguagem. Eu não entendo a avaliação, se passei ou rodei. Tempo pra conversar com pai e mãe, só no final de semana. A escola tem pouca disciplina. A escola é um espaço para aprender. "Existe preconceito sim, entre a maioria dos pessoas."

10 Funcionárias/os: Precisamos de mais reuniões. Dinâmicas de grupo envolvendo professoras/es funcionárias/os. Queremos participar das reuniões pedagógicas. O setor de nutrição e serviços gerais. Seria importante reunião mensal, entre direção, guardas e chefia da guarda. "Os/as professores/as poderiam ser mais colegas com os/as funcionários/as. Eu avalio meu trabalho como muito bem, mas as pessoas não. " Sinto falto de incentivo e coleguismo.

11 Falas das/os Educadoras/es "Tenho esperança;" "É necessário unidade na ação da Proposta Pedagógica;" "Cada sala de aula é uma ilha;" "Que papel assumir? Nem tão repressivo, nem tão liberal. Como mediar?" "Me preocupo com a naturalização das coisas, antes eu tinha um estranhamento:" "A gente ta muito só em cima do negativo;" "As mães e os pais não conhecem nosso trabalho. E a escola é um grande desafio;" "Precisamos melhorar nossa comunicação, todos/os precisamos saber de todos as coisas;"

12 Todas estas tramas de múltiplas cores, de múltiplas faces, de múltiplas formas, estarão acompanhando o nosso fazer pedagógico. Este é um dos nossos grandes desafios."

13

14 ACESSOCACESSOC VILACASTELOVILACASTELO

15 Antes...

16 Hoje!!!


Carregar ppt "Projeto da Escola Mario Quintana 2005 / 2007 "Reconhecer, Recriar, Reinventar". Em 2005, enveredamos pelo caminho da pesquisa participante, que foi realizada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google