A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Algumas provocações para se pensar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Algumas provocações para se pensar"— Transcrição da apresentação:

1 Algumas provocações para se pensar
ECONOMIA SOLIDÁRIA, ASSESSORAMENTO TÉCNICO & DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL

2 Por que o “casamento” Economia Solidária e Desenvolvimento Sustentável?
Economia Solidária e o desafio na relação “enfoque econômico x enfoque social” Acúmulos e afirmações do movimento: Economia Solidária como estratégia para Desenvolvimento. Abordagem Territorial como caminho.

3 As concepções de Desenvolvimento O “locus”do Desenvolvimento
Crescimento Econômico Sustentabilidade Ambiental Sustentabilidade Multidimensional O “locus”do Desenvolvimento A visão Macro-Regional Do Local/Municipal ao Local/Comunitário A concepção de Território

4 ABORDAGEM TERRITORIAL...
TERRITÓRIO... Para além de um espaço geográfico, uma construção social (com PARTICIPAÇÃO social) que se dá sobretudo por elementos de IDENTIDADE que dialogam com as dimensões econômica, social, política, cultural, ambiental… ABORDAGEM TERRITORIAL... Estratégia metodológica indutora de processos de DESENVOLVIMENTO que tem como premissas básicas…

5 PREMISSAS DA ABORDAGEM TERRITORIAL DO DESENVOLVIMENTO:
Reconhecimento e valorização das IDENTIDADES que fortalecem o senso de PERTENCIMENTO e CORRESPONSABILIDADE. Reconhecimento, valorização e potencialização das FORÇAS LOCAIS (econômicas, culturas, políticas...) desde que favoreçam a democratização do bem-viver. A criação, fortalecimento, ampliação de mecanismos de participação, gestão e controle social (INSTÂNCIAS COLEGIADAS de gestão do desenvolvimento). O estímulo à organização, planejamento e implementação de processos de Desenvolvimento: PLANOS (planos territoriais de desenvolvimento, planos territoriais de cadeias produtivas, planos de negócios); PROJETOS ESTRATÉGICOS (econômicos, sociais, ambientais, etc); AMPLIAÇÃO DE CAPACIDADES LOCAIS (formação, assessoramento). O adequado diálogo entre DEMANDAS SOCIAIS e POLÍTICAS PÚBLICAS (materialização dos projetos).

6 Fortalecimento das relações em Redes.
Algumas OPORTUNIDADES da Abordagem Territorial do Desenvolvimento Sustentável para a Economia Solidária Situar a ECONOMIA SOLIDÁRIA no exato lugar em que deve estar: ESTRATÉGIA DE DESENVOLVIMENTO. Reconhecimento e articulação mais ampla com outras bandeiras e movimentos. Fortalecimento das relações em Redes. Maior força política e maior oportunidade de acesso, articulação e incidência nas Políticas Públicas.

7 Algumas DESAFIOS da Abordagem Territorial do Desenvolvimento Sustentável para a Economia Solidária
A relação entre POLÍTICAS PÚBLICAS e IDENTIDADES TERRITORIAIS: repercussão na autonomia e empoderamento… Pra dentro da Gestão Pública, os vários recortes territoriais dificultam a adequada apropriação da abordagem Territorial e do Território como espaço vivo e de convergências… EES conhecerem e se apropriarem da abordagem territorial e do Território para que ampliem seu potencial e atuação enquanto sujeitos políticos (não se fecharem num fim de NEGÓCIO).

8 Para a promoção da Economia Solidária como estratégia de Desenvolvimento Sustentável a experiência mostra que é determinante contar com um ASSESSORAMENTO TÉCNICO adequado... CARACTERÍSTICAS DESAFIOS Qualificado Temos capacidades locais formadas para atuar? Contamos com processos de formação suficientes para ampliar as capacidades locais? Sistemático Temos políticas e estruturas que assegurem a oferta contínua? (custeio, infraestrutura) Adequado as demandas Há mecanismos de definição de conteúdo e forma que dialoguem com a realidade dos atores? (EES, redes, etc)

9 ELEMENTOS DA DINÂMICA LOCAL QUE PRECISAM SER OLHADOS PARA ORGANIZAÇÃO DO ASSESSORAMENTO TÉCNICO...
Existe um processo de organização e desenvolvimento territorial? Quem está envolvido? Quais instâncias colegiadas estão legitimadas? Como é sua composição? Que forças políticas, econômicas, sócio-culturais?... 2. Que instrumentos e elementos fomentadores do desenvolvimento estão em curso? Planos Territoriais? Organização de cadeias produtivas? Projetos sócio-econômicos?...

10 3. Como está inserida a Economia Solidária dentro disso?
Aparece como estratégia? Aparece como movimento? Aparece enquanto EES? 4. Como o assessoramento técnico está sendo trabalhado no Território? Quem presta o assessoramento técnico? Como dialogam entre si? Como dialogam com os EES? Qual a estrura que se dispõe: Bases de Serviço de Crédito e Comercialização? Redes de Consultores? Redes de Entidades?...


Carregar ppt "Algumas provocações para se pensar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google