A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O campo da Psicologia no CRAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O campo da Psicologia no CRAS"— Transcrição da apresentação:

1 O campo da Psicologia no CRAS
Giovana Guzzo Freire Psicóloga CRP 14/

2 Sistema Único de Assistência Social SUAS
Identificar a problemática social, averiguando as necessidades de cada território, ampliando a eficiência dos recursos financeiros e da cobertura social. Os serviços, programas e benefícios tem como foco prioritário a atenção às famílias, seus membros e o território como base de organização.

3 Centro de Referência de Assistência Social - CRAS
Dentro da matriz de padronizaçao dos serviços do SUAS, o CRAS está inserido na Proteção Social Básica. Visa garantir a inclusão de todos os cidadãos que encontram-se em situação de vulnerabilidade e/ou de risco, inserindo-os na rede de proteção.

4 Serviços ofertados nos CRAS
Serviço de Proteção Básica; Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família – PAIF Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Serviço de Proteção Social Básica em Domicílio para pessoas com deficiências e pessoas idosas

5 O que fazemos Grupos: atividade socioassistencial em grupo com mulheres e gestantes, crianças e adolescentes, idosos e Programa Bolsa Família.

6 O que fazemos Atuação no PETI, ProJovem Adolescente, Centro de Convivência para Idosos, Projeto Universitário sobre Adoção – G.A.A.M. Benefícios socioassistenciais e programas de transferência de renda Grupos de convívio e fortalecimento de vínculos;

7 O que fazemos Dinâmicas em grupo: os temas abordados são sobre identidade, integração e relacionamento, comunicação, grupo, sexualidade, cidadania, justiça e direito, saúde da mulher gestante. Visitas domiciliares: entrevista psicossocial com Assistente Social e Psicóloga.

8 O que fazemos Benefícios eventuais: carteira do idoso ou deficiente, encaminhamentos e orientação; Mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio; Mutirão, campanhas socioeducativas, grupos de estudos.

9

10 Metodologia do trabalho
Visitas domiciliares; Entrevista psicossocial; Aconselhamento psicológico; Grupos socioeducativos com palestras e dinâmicas em grupo, parceria com outros setores da rede, ONG, profissionais voluntários para a atividade; Promoção de eventos em datas comemorativas; Mostra de filme com debate; Cursos de geração de renda; Avaliação das atividades com o grupo;

11 O que podemos mudar Podemos mudar o jeito de pensar do sujeito através de aconselhamentos psicológicos e realização de atividades em grupo; Transformar o comportamento e o comprometimento familiar com ações socioeducativas; Acreditamos que com a participação das atividades do CRAS, a família terá mais acesso aos seus direitos na comunidade;

12 O que podemos mudar Colaborar com o jovem para que decisões e escolhas referentes ao estudo, pesquisa, mobilização social e mercado de trabalho; Mostrar que o CRAS é o espaço de mudanças e de acolhimento; Reduzir a violência psicológica e física; Diminuir as situações de vulnerabilidade social; Unir a comunidade para que possam realizar projetos comunitários de acordo com demanda especifica; Prevenir a reincidência da pobreza.

13 No que acreditamos… Trabalhamos para que a equipe tenha um lugar na vida das famílias e com isso queiram participar dos grupos com o intuito de contribuir com a melhora da qualidade de vida, sem esperar o retorno através de benefícios eventuais e sim que eles possam entender e internalizar que o beneficio mais importante é o investimento em mudanças positivas para si e para a família.

14 Muito obrigada


Carregar ppt "O campo da Psicologia no CRAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google