A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL"— Transcrição da apresentação:

1 PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL
SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

2 Proteção Social Básica
Objetivo: Prevenção de situações de riscos por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições de fortalecimentos de vínculos familiares e comunitário..

3 Centro de Referência de Assistência Social (CRAS)
O CRAS é responsável pela organização e oferta de serviços da proteção social básica do SUAS nas áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios.

4 Evitar o rompimento dos vínculos familiares e comunitários.
Ampliando o acesso aos direitos de cidadania. Objetivos do CRAS Desenvolver as potencialidades e competências familiares. Evitar a violação de direitos (encaminhando a família e indivíduos para a rede de proteção social especial e para as demais Políticas Sociais).

5 CadÚnico Objetivo: Identificar e caracterizar as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa e famílias com renda de até três salários mínimos, para programas sociais. Ex: Programa Bolsa Família.

6 Serviços oferecidos pelo CRAS
Programa de Atendimento Integral a Família - PAIF Objetivo: Programa de caráter continuado, que visa fortalecer a função de proteção das famílias, prevenindo a ruptura de laços, promovendo o acesso e usufruto de direitos, e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias, a partir de projetos.

7 Serviços oferecidos pelos CRAS
Atendimento Social Objetivo: Atender as demandas da população em vulnerabilidade social, através dos benefícios eventuais e emergenciais: alimentos, agasalhos, encaminhamento de documentos, passe livre, foto para documentos, auxílio funeral e auxílio natalidade, encaminhamento para BPC, encaminhamento para projetos realizados no CRAS e encaminhamento para a rede socioassistencial. Como acessar: Comparecer no CRAS com RG e comprovante de residência.

8 Serviços oferecidos pelo CRAS
Projeto Trabalhando as Diferenças Objetivo: Melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, promovendo a igualdade e a participação na vida social, através da sensibilização de seus familiares e conscientização da sociedade. Esse projeto é uma parceria entre CRAS e a APAE. Como acessar: A palestra acontece na APAE, uma vez por mês.

9 Serviços oferecidos pelo CRAS
Projeto Inclusão Social – PIS Objetivo: Contribuir para a autonomia, emancipação e mobilização social, através da inclusão social, educacional, laboral e bancária. Como acessar: Pessoas entre 18 a 59 anos, com renda per capita de meio salário mínimo. Comparecer no CRAS com RG e comprovante de residência.

10 Serviços oferecidos pelo CRAS
Projeto de Convivência Conviver Objetivo: Contribuir com a qualidade de vida das pessoas idosas, através da sua integração em todos os âmbitos da sociedade. Oferece oficinas de ginástica,pilates, artesanato, coral, dança de salão, musicoterapia e grupo de psicologia Como acessar: Idosos a partir de 60 anos, precisam comparecer ao CRAS, com RG e comprovante de residência.

11 Serviços oferecidos pelo CRAS
Projeto Mamãe e Bebê Objetivo: Promover o fortalecimento do vínculo mamãe e bebê, buscando a melhor qualidade de vida das famílias, através de dinâmicas grupais. Como acessar: As gestantes devem comparecer ao CRAS com RG e comprovante de residência para fazer sua inscrição no projeto.

12 Serviços oferecidos pelo CRAS
Projeto Atuação Família Objetivo: Proporcionar ações, reflexões e vivências que contribuam para o caráter protetivo da família, por meio do fortalecimento de seus vínculos. Como acessar: Famílias com crianças de 0 a 6 anos podem participar do projeto. O grupo ocorre quinzenalmente. Devem se inscrever diretamente no CRAS, trazendo RG e comprovante de residência.

13 Serviços oferecidos pelo CRAS
Projeto Ser Mulher Objetivo: Espaço de escuta para as cuidadoras de pessoas com deficiência, compartilharem suas vivências, angústias e expectativas, se sentindo acolhida e apoiada. Como acessar: Mães ou cuidadoras de crianças e adolescentes com deficiência, beneficiárias no BPC na escola, podem se inscrever para o projeto diretamente no CRAS. O grupo acontece quinzenalmente e é acompanhado pela assistente social e psicóloga.

14 Serviços oferecidos pelo CRAS
Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas. Objetivo: Tem por finalidade a prevenção de agravos que possam provocar o rompimento de vínculos familiares e sociais dos usuários. Visa a garantia de direitos; o desenvolvimento de mecanismos para a inclusão social, a equiparação de oportunidades e o desenvolvimento de autonomia das pessoas com deficiência e idosos.

15 Serviços oferecidos pelo CRAS
BPC – Beneficio de Prestação Continuada Objetivo: É um benefício de caráter temporário, voltado para pessoas com deficiência que comprove incapacidade para o trabalho e para a vida independente, e para idosos acima de 65 anos. Como acessar: Comparecer ao CRAS nos dias de atendimento com RG e comprovante de residência.

16 Serviços oferecidos pelo CRAS
Projeto Emancipa Colina Objetivo: Fortalecer os vínculos das famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, decorrentes da privação e da fragilidade dos vínculos afetivos ou relacionais, através de atividades artísticas e manuais (oficina de dança, artesanato, artes plásticas), semanalmente. Como acessar: Comparecer ao CRAS nos dias de atendimento com RG e comprovante de residência.

17 Serviços oferecidos pelo CRAS
Projovem Adolescente Objetivo: Fortalecer a convivência familiar e comunitária; o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Também possibilita o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente. Como acessar: Comparecer ao CRAS nos dias de atendimento com RG e comprovante de residência.

18 Serviços oferecidos pelo CRAS
PETI – Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil Objetivo: Esse programa tem por objetivo erradicar o trabalho infantil, através do apoio e orientação às famílias e inserção de crianças e adolescentes em atividades no contraturno escolar diariamente. São realizados encontros mensais com as famílias. Como acessar: Comparecer ao CRAS nos dias de atendimento com RG e comprovante de residência.

19 ) SEC. MUN. DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL (3474-1766)
SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ) SEC. MUN. DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL ( ) CRAS NORDESTE ( ) CRAS CENTRAL (3474–9422) CRAS SUL ( ) CREAS ( ) ASSISTÊNCIA JURÍDICA GRATUITA. ( )


Carregar ppt "PREFEITURA MUNICIPAL DE SAPUCAIA DO SUL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google