A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

WEBQUEST Roteiro de Elaboração. O processo de construção de uma webquest se desdobra em três etapas: Planejar - O planejamento é o aspecto pedagógico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "WEBQUEST Roteiro de Elaboração. O processo de construção de uma webquest se desdobra em três etapas: Planejar - O planejamento é o aspecto pedagógico."— Transcrição da apresentação:

1 WEBQUEST Roteiro de Elaboração

2 O processo de construção de uma webquest se desdobra em três etapas: Planejar - O planejamento é o aspecto pedagógico da elaboração. É o momento de definir o conteúdo da webquest. É uma etapa de criação, que demanda tempo e reflexão, e não exige o uso do computador. Planejar - O planejamento é o aspecto pedagógico da elaboração. É o momento de definir o conteúdo da webquest. É uma etapa de criação, que demanda tempo e reflexão, e não exige o uso do computador. Formatar - A formatação é o aspecto editorial da elaboração. É o momento de inserir o conteúdo (definido na etapa de planejamento) num gabarito que contém as seções típicas de uma WQ: Introdução, Tarefa, Processo, fontes de informação, Avaliação, Conclusão. Nessa etapa, vale incluir imagens, revisar e dar acabamento na webquest. Formatar - A formatação é o aspecto editorial da elaboração. É o momento de inserir o conteúdo (definido na etapa de planejamento) num gabarito que contém as seções típicas de uma WQ: Introdução, Tarefa, Processo, fontes de informação, Avaliação, Conclusão. Nessa etapa, vale incluir imagens, revisar e dar acabamento na webquest. Publicar - Publicar significa pôr a webquest no ar. É o momento de tomar as providências técnicas para que a webquest possa ser acessada e utilizada pelas pessoas, na Internet. Publicar - Publicar significa pôr a webquest no ar. É o momento de tomar as providências técnicas para que a webquest possa ser acessada e utilizada pelas pessoas, na Internet.

3 1ª ETAPA - PLANEJAMENTO Defina o tema: Defina o tema: Webquests são atividades curriculares, por isso, escolha um tema que faça parte do currículo. Pense num assunto para o qual você possa dar uma abordagem interessante e cujo desenvolvimento possa melhorar suas aulas. Webquests são atividades curriculares, por isso, escolha um tema que faça parte do currículo. Pense num assunto para o qual você possa dar uma abordagem interessante e cujo desenvolvimento possa melhorar suas aulas. A escolha do tema está ligada à disponibilidade de fontes de informação, que são geralmente sites ou páginas na Web (mas não somente). Ao pensar sobre o tema, vá navegando na Web para avaliar se há bons sites e páginas sobre o assunto. A escolha do tema está ligada à disponibilidade de fontes de informação, que são geralmente sites ou páginas na Web (mas não somente). Ao pensar sobre o tema, vá navegando na Web para avaliar se há bons sites e páginas sobre o assunto.

4 Selecione as fontes de informação Numa webquest, as fontes de informação são geralmente sites, mas não exclusivamente. Podem ser também livros, revistas, jornais, até uma entrevista com um especialista, ou qualquer outra fonte que você julgar conveniente. Numa webquest, as fontes de informação são geralmente sites, mas não exclusivamente. Podem ser também livros, revistas, jornais, até uma entrevista com um especialista, ou qualquer outra fonte que você julgar conveniente. Para selecionar as fontes de informação ligadas ao tema da sua webquest, recomendamos que você: Para selecionar as fontes de informação ligadas ao tema da sua webquest, recomendamos que você: Faça uma seleção inicial de sites e páginas. Faça uma seleção inicial de sites e páginas. Reavalie a seleção e fique com os melhores e mais adequados. Reavalie a seleção e fique com os melhores e mais adequados. Avalie a conveniência de utilizar outro tipo de fonte: livros, revistas, artigos, discos, vídeos etc. Avalie a conveniência de utilizar outro tipo de fonte: livros, revistas, artigos, discos, vídeos etc. Defina a lista final de recursos online e offline a ser usada pelos alunos na realização da Tarefa. Defina a lista final de recursos online e offline a ser usada pelos alunos na realização da Tarefa.

5 Delineie a Tarefa A Tarefa é a alma de uma webquest. Por essa razão, dedique seus melhores esforços para planejar uma Tarefa que seja motivante e desafiadora, que realmente possa ser realizada e que tenha a ver com a vida real. Se possível, evite coisas muito escolares como seminários, palestras, questionários. A Tarefa é a alma de uma webquest. Por essa razão, dedique seus melhores esforços para planejar uma Tarefa que seja motivante e desafiadora, que realmente possa ser realizada e que tenha a ver com a vida real. Se possível, evite coisas muito escolares como seminários, palestras, questionários. Para delinear a Tarefa, sugerimos que você: Para delinear a Tarefa, sugerimos que você: Examine Tarefas de boas webquests. Examine Tarefas de boas webquests. Determine uma Tarefa que seja realizável e plausível. Determine uma Tarefa que seja realizável e plausível. Dê asas à imaginação: arrisque algo diferente da sua rotina didática. Dê asas à imaginação: arrisque algo diferente da sua rotina didática. Troque idéias com seus colegas, peça a opinião deles. Troque idéias com seus colegas, peça a opinião deles.

6 Estruture o Processo Na seção Processo, você deve explicar passo a passo como o grupo deve realizar a Tarefa e que fontes de informação devem ser usadas em cada etapa. Na seção Processo, você deve explicar passo a passo como o grupo deve realizar a Tarefa e que fontes de informação devem ser usadas em cada etapa. É freqüente pedir aos alunos que desempenhem papéis, porque isso permite diferentes perspectivas de um mesmo problema. Se a sua webquest é desse tipo, descreva no Processo quais são as características de cada papel e quem vai representar cada um. É freqüente pedir aos alunos que desempenhem papéis, porque isso permite diferentes perspectivas de um mesmo problema. Se a sua webquest é desse tipo, descreva no Processo quais são as características de cada papel e quem vai representar cada um. Em resumo, siga os passos: Em resumo, siga os passos: Estabeleça quais fontes de informação deverão ser consultadas e quando. Estabeleça quais fontes de informação deverão ser consultadas e quando. Descreva e atribua a cada aluno o papel que terá de desempenhar. Descreva e atribua a cada aluno o papel que terá de desempenhar.

7 Escreva a Introdução O texto de Introdução de uma webquest deve ser direto, instigante, envolvente, motivante. Seja direto. Use linguagem clara e compreensível. Lembre-se de que a pessoa estará lendo o texto na tela do computador, por isso, seja breve. Evite abordagem professoral. O texto de Introdução de uma webquest deve ser direto, instigante, envolvente, motivante. Seja direto. Use linguagem clara e compreensível. Lembre-se de que a pessoa estará lendo o texto na tela do computador, por isso, seja breve. Evite abordagem professoral. Escreva um texto dirigido ao seu público-alvo. Escreva um texto dirigido ao seu público-alvo. Motive o público-alvo da sua WQ. Motive o público-alvo da sua WQ. Seja breve. Seja breve. Evite didatismo. Evite didatismo.

8 Escreva a Conclusão Do mesmo modo que a Introdução, a Conclusão deve ser clara, breve e simples. Entretanto, a Conclusão tem o papel de promover a reflexão sobre o que foi visto e incentivar a continuidade do trabalho. Do mesmo modo que a Introdução, a Conclusão deve ser clara, breve e simples. Entretanto, a Conclusão tem o papel de promover a reflexão sobre o que foi visto e incentivar a continuidade do trabalho. Reafirme aspectos de interesse registrados na Introdução. Reafirme aspectos de interesse registrados na Introdução. Realce a importância daquilo que os alunos exploraram. Realce a importância daquilo que os alunos exploraram. Aponte caminhos que possam ajudar os alunos a continuar estudos e investigações sobre o tema. Aponte caminhos que possam ajudar os alunos a continuar estudos e investigações sobre o tema.

9 2ª ETAPA – FORMATAÇÃO Nessa etapa, você vai formatar o conteúdo que definiu no planejamento, inserindo-o num gabarito especial. Nessa etapa, você vai formatar o conteúdo que definiu no planejamento, inserindo-o num gabarito especial. O gabarito apresenta campos para inserir o conteúdo já nos lugares apropriados: seção Introdução, seção Tarefa, seção Processo etc. O gabarito apresenta campos para inserir o conteúdo já nos lugares apropriados: seção Introdução, seção Tarefa, seção Processo etc.

10 Faça os acertos finais Em resumo, sugerimos que você: Em resumo, sugerimos que você: Coloque imagens para enriquecer ou esclarecer aspectos da WQ. Coloque imagens para enriquecer ou esclarecer aspectos da WQ. Coloque os créditos. Coloque os créditos. Revise todo o conteúdo. Revise todo o conteúdo. Revise o texto. Revise o texto. Teste a sua WQ com um grupo de alunos. Teste a sua WQ com um grupo de alunos. Peça a colegas que avaliem a sua WQ. Peça a colegas que avaliem a sua WQ.

11 3ª ETAPA – PUBLICAÇÃO Depois que a sua webquest estiver pronta, revisada, testada e finalizada, é preciso colocá-la no ar, isto é, publicá-la na Internet, para que possa ser acessada e utilizada pelas pessoas. Depois que a sua webquest estiver pronta, revisada, testada e finalizada, é preciso colocá-la no ar, isto é, publicá-la na Internet, para que possa ser acessada e utilizada pelas pessoas.


Carregar ppt "WEBQUEST Roteiro de Elaboração. O processo de construção de uma webquest se desdobra em três etapas: Planejar - O planejamento é o aspecto pedagógico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google