A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

W EB Q UEST. O QUE É UMA W EBQUEST ? O modelo de WebQuest nasceu em 1995 e é definido pelo próprio autor, Bernie Dodge como uma metodologia cujo objetivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "W EB Q UEST. O QUE É UMA W EBQUEST ? O modelo de WebQuest nasceu em 1995 e é definido pelo próprio autor, Bernie Dodge como uma metodologia cujo objetivo."— Transcrição da apresentação:

1 W EB Q UEST

2 O QUE É UMA W EBQUEST ? O modelo de WebQuest nasceu em 1995 e é definido pelo próprio autor, Bernie Dodge como uma metodologia cujo objetivo é desenvolver em crianças e adolescentes a capacidade de entender o mundo a partir de informações disponíveis na internet. É uma atividade didática, estruturada de forma que os alunos se envolvam no desenvolvimento de uma tarefa de investigação usando principalmente recursos da internet (ABAR, 2008, p.11). Trata-se de uma metodologia de ensino na qual o aluno se envolve em uma investigação, utilizando preferencialmente recursos da internet, para resolver um problema significativo (BARATA, 2002). Como funciona a WebQuest? WebQuest é uma metodologia de ensino que visa promover o bom uso da internet entre alunos com mais de 8 anos. E foi pensada para possibilitar o melhor aproveitamento possível do tempo deles. A idéia é que os alunos não percam horas e horas procurando por informações, mas que façam uso delas da mesma maneira que terão que fazer mais tarde, como cidadãos e profissionais. A WebQuest visa a desenvolver nos alunos a habilidade de, com ajuda da internet, pensar com refinamento. Entrevista do Profº Bernie Estado de São Paulo, 23/03/2005

3 C OMO PODE SER APRESENTADA UMA W EB Q UEST ? A webQuest utiliza todas ou quase todas informações da Internet, mas não precisa necessariamente ser apresentada por meio de uma página da Web. Ela pode ser feita com programas comuns, como: o Word ou o Power Point; pode ser desenvolvida no papel, desde que os recursos a serem utilizados pelos alunos estejam na rede mundial de computadores. No caso das atividades forem realizadas sem o recurso da internet, a mesma deixa de ser WebQuest porque o resultado final não é enviado para a Web. Uma das características de uma atividade WebQuest é extrapolar o espaço/tempo da sala de aula (ABAR, 2008, p.95). Mais importante que o formato do material é a proposta de aprendizagem criada pelo professor.

4 T IPOS DE W EBQUESTS Webquest Curtas O objetivo de uma WebQuest curta é a aquisição e integração do conhecimento. Uma WebQuest curta é planejada para ser executada em uma ou três aulas. Webquest Longas O objetivo de uma WebQuest longa é compreender a ampliação e o refinamento do conhecimento. Uma WebQuest longa padrão dura de uma semana a um mês de trabalho escolar.

5 C OMO ELABORAR UMA WEBQUEST ? 1º Escolher o tema para pesquisa. 2º Definir o objetivo da pesquisa. 3º Selecionar o tipo de tarefa: A tarefa é a parte mais importante de uma Webquest. Ela fornece uma meta e um foco para a energia dos alunos, e torna concreta as intenções curriculares do autor. Uma tarefa bem concebida é factível e motivante, e exige dos estudantes um pensar que vai além da compreensão baseada em memorização. 4º Selecionar os sites. 5º Selecionar as imagens, sons, vídeos. 6º Elaborar a WebQuest.

6 C OMO CRIAR UMA WEBQUEST ? A WebQuest é concebida e construída segundo uma estrutura lógica que contém os seguintes elementos estruturantes: 1.Introdução 2.Tarefa 3.Processo 4.Recursos 5.Avaliação 6.Conclusão.

7 C OMPONENTES DE UMA W EBQUEST : 1.Introdução:A introdução deve ser simples e, ao mesmo tempo, instigante, desafiadora, e ser um convite à descoberta. 2.Tarefa: Essa palavra evoca uma ação, o que é para fazer e, em uma WebQuest, deve ser uma ação que resulte em um produto passível de ser executado e de ser obtido, pelos alunos, no âmbito escolar. A tarefa é considerada a alma ou o coração da WebQuest. 3.Processo : O processo deve orientar claramente o que os alunos precisam fazer para atingir o objetivo principal, que é a execução da tarefa, o que devem buscar, quais objetivos atingir e quais resultados obter em cada etapa da atividade. 4.Recursos: Os recursos, preferencialmente disponíveis na web, são o material que deve ser consultado para a consecução de cada passo da tarefa. 5.Avaliação: A avaliação, componente primordial da WebQuest, deve apresentar aos alunos, com clareza, como o resultado da tarefa será avaliado e que fatores serão considerados. 6.Conclusão: Deve ser clara, breve e simples. os alunos são recordados do que aprenderam e sua importância. Podem ser delineados novos passos.

8 T AREFA : C RIAR UMA WEBQUEST COM O TEMA COPA DO MUNDO. Sites para pesquisa Mãos à Obra !!!

9 Obrigada Acácia Bedim Olga Cardoso


Carregar ppt "W EB Q UEST. O QUE É UMA W EBQUEST ? O modelo de WebQuest nasceu em 1995 e é definido pelo próprio autor, Bernie Dodge como uma metodologia cujo objetivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google