A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado."— Transcrição da apresentação:

1 Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado.
Cadastramento e uso do Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem do IFESP Prof.: Denilton Silveira de Oliveira Analista de Sistemas Especialista em Gestão de TI MBA Executivo e Gestão de Governo Especialista em Telemática Aplicada a Educação Meu nome é Denilton Silveira de Oliveira – Sou cristão, pai e professor por vocação, Leciono aqui no IFESP e no NTE de Natal. Aqui sou o professor titular da disciplina Tecnologia da Informação e Comunicação e no NTE ofereço cursos na área das tecnologias para os professores da rede pública municipal. Quero muito conhecer vocês e pediria que de forma objetiva cada um se apresentasse, falando um pouco de si e colocando como é sua relação com as TICs, particularmente se já fez algum curso a distância e se fez. Então quero franquiar a palavra para você se apresentar para nós. Quem já utilizou ambiente Moodle? Neste primeiro encontro estaremos apresentando o programa do curso, fazendo uma introdução ao tema EAD e intendendo o que é o Moodle e quais as possibilidades de aplicação do Moodle. Em seguida nós vamos nos cadastrar no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem do Moodle e iniciaremos a utilização do ambiente fazendo algumas atividades no mesmo.

2 Apresentação e Introdução
O presente mini-curso é baseado nos conceitos de educação, com foco na modalidade a distância e no processo de elaboração do conhecimento de forma colaborativa usando o Sistema de Gerenciamento de Cursos-SGC Moodle. Constará de uma proposta com debates e reflexões sobre Educação a Distância, apresentação, cadastramento e uso de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem-AVEAs construidos no SGC Moodle do IFESP. É direcionado às pessoas e grupos interessados em desenvolver atividades nos AVEAs construidos no SGC Moodle do IFESP, entre eles: professores, funcionários e alunos da instituição. Serão abordados alguns pontos como as características da Educação a Distância-EaD, Exigências e vantagens dessa modalidade de ensino, características e possibilidades de uso do SGC Moodle, cadastramento e uso dos AVEAs Moodle do IFESP.

3 Justificativa A presente proposta de mini-curso se justifica pela visão da instituição em iniciar, futuramente, ensino na modalidade a distância, pela recente implementação do SGC Moodle do IFESP e pela necessidade de criarmos, na instituição uma cultura de uso de AVEAs como ferramenta de apoio as atividades realizadas nos cursos presenciais.

4 Objetivos 1 Refletir sobre EaD e Aprendizagem Colaborativa e participar de um AVEA contruido no Moodle do IFESP. Refletir sobre a importância das Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação e suas implicações no processo ensino-aprendizagem 2 3 Propiciar reflexão sobre ambientes virtuais de aprendizagem e sobre suas possibilidades de autoria - com foco no Moodle. Introduzir o uso do Ambiente Virtuais de Ensino e Aprendizagem – AVEA, no contexto da instituição. 4 Cadastrar, matricular e atuar no AVEA Moodle do IFESP, construído para este curso. 5

5 Conteúdos Programáticos
Primeiro Momento: Abordagens teóricas e reflexivas sobre EaD Discussão de Texto. Segundo Momento: Cadrastamento no SGC Moodle do IFESP. Matrícula no AVEA do Mini-Curso. 6 h Terceiro Momento: Uso do AVEA com o propósito de entender a dinâmica de uso desse ambiente.

6 Avaliação Continuada Participação em:
Atividade em grupo e individual Atividade no AVEA Avaliação terá como objetivo entender a motivação dos participante em relação a proposta do curso.

7 Papel do docente Novos tempos Nova formas de ensinar Integrar
tecnologias Variar o formato das aulas Novos tempos Explorar a Comunicação virtual Nova formas de ensinar Mediador da aprendizagem Valorizar a experiência

8 Email, Orkut, Facebook, Twitter
Opções de comunicação virtual Futuro da educação? Domínio da tecnologia? Plataformas de EAD Intercâmbio e colaboração, Portfólio, debate, integração Blogs, fóruns, chats Comunicação, agilidade , Orkut, Facebook, Twitter Sites, links, hipertexto Internet

9 Clip – Cérebro Eletrônico
Marisa Monte Internet


Carregar ppt "Ensino a distância - EaD: um caminho a ser trilhado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google