A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Título da Apresentação Sub-título (se necessário) Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Título da Apresentação Sub-título (se necessário) Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes"— Transcrição da apresentação:

1

2 Título da Apresentação Sub-título (se necessário) Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes

3 Alunos Virtuais: Vocês fazem parte da UAB do IFSUL E do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet a Distância (TSIaD)

4 Tudo que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo. Tudo muda, o tempo todo no mundo. Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo... Como uma onda Lulu Santos

5 O MUNDO mudou, as novas tecnologias de informação e comunicação estão aí, e estão sacudindo a escola, professores e alunos.

6 O que é Educação a Distância?

7 Educação a Distância (EAD): Segundo Moran, Educação a Distância é o processo de ensino e aprendizagem, mediado por tecnologias, no qual professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.

8

9 Tradicional Tradicional Detentor de conhecimento Soberano Expõe conteúdos Formador Facilitador, estimulador Companheiro, amigo Discute idéias, problematiza! Interativo Interativo

10 Aluno Passivo Absorve conhecimento Estático Aprendizagem individual Tradicional Tradicional Ativo/Sujeito Constrói conhecimento Explora, participa, descobre Aprendizagem colaborativa Interativo Interativo

11 Qual é nossa sala de aula virtual?

12 O aluno on-line deverá adotar uma postura ativa, tornando-se sujeito da construção do seu conhecimento.

13 Pró-ativo Determinado Disciplinado Organizado Sujeito de sua aprendizagem Autônomo Aberto a novas idéias Capaz de trabalhar de forma colaborativa Para isso é fundamental deixar: Postura passiva Devendo ser

14 Deficiência no letramento eletrônico Falta de motivação Anos de ensino tradicional Falta de pré-requisitos Fatores que afetam o papel ativo do aluno em cursos on-line:

15 Os alunos de cursos on-line devem ter tempo para ler, pensar e participar de todas as atividades.

16 É estar em rede explorando todas as potencialidades das TICs e do moodle, permitindo criar uma rede de aprendizagem colaborativa O que é o Estar Junto Virtual? Virtual? O que é o Estar Junto Virtual? Virtual?

17 É estar em rede, explorando todas as potencialidades das TICs e do moodle, permitindo criar uma rede de aprendizagem colaborativa.

18 Organizar e cumprir seu horário diário no Pólo. Ler o guia didático da disciplina em estudo Planejar e desenvolver ações Buscar solucionar suas dúvidas Errar e aprender com seus erros Trabalhar colaborativamente Estabelecer conexões Papel do aluno on-line

19 Participar de todas as atividades propostas no guia didático Refletir sobre o processo de aprendizagem Resolver problemas em grupo e individul- mente de forma autônoma em relação à busca, ao fazer e ao compreender Participar de todas as aulas presenciais Estar com todas as atividades propostas em dia Papel do aluno on-line

20 1.Instruções claras 2.Dificuldade de administrar o tempo 3.Falta de retorno das tarefas ou dúvidas 4.Problemas técnicos e tecnológicos 5.Motivação 6.Sair da linguagem oral (oralidade), indo para linguagem escrita (texto) Nem tudo são flores... Existem algumas pedras que precisam ser retiradas:

21 Essas pedras serão retiradas por vocês alunos, junto com tutores e formadores.

22 Apesar de tudo, à medida que avançamos para a terra desconhecida do amanhã, é melhor ter um mapa geral e incompleto, sujeito a revisões, do que não ter mapa nenhum. Para pensar: Alvin Toffler

23


Carregar ppt "Título da Apresentação Sub-título (se necessário) Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google