Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouIgor Jesus Alterado mais de 11 anos atrás
1
TUTORIA EM ÁREAS SEM ACESSO À INTERNET Prof. Ms. Larissa Sato Dias Centro Universitário do Pará – CESUPA larisato@superig.com.br
2
Tutoria em áreas sem acesso à Internet Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico – NPADC/UFPA Programa EDUCIMAT Cursos de Especialização para a Formação de Tutores Formação Continuada de Professores de Ciências e Matemática Módulo (Material Impresso) de Fundamentos da Educação a Distância - Tutoria A experiência do EDUCIMAT
3
Tutoria em áreas sem acesso à Internet Necessidade de Educação à Distância Dificuldades de Acesso Falta de Recursos Falta de Cultura Digital Parcos Investimentos em Infra-estrutura Falta de Capacitação Por que Material Impresso?
4
Tutoria em áreas sem acesso à Internet Necessidade de tratamento especial Autonomia Interação Reflexão Debates Pesquisa orientada Alunos: professores de uma mesma localidade Tutor: mesma localidade ou localidade próxima Características do Material Impresso
5
Tutoria em áreas sem acesso à Internet Utilização do material de forma presencial com professores Simulação com os professores de situações de aprendizagem a distância Professores já haviam sido alunos ou tutores em EAD anteriormente Avaliação/redirecionamento do produto Nossas observações Diários de bordo Relatos ao longo da disciplina Avaliação escrita individual sobre o material ao final da disciplina A possibilidade de teste do material
6
Tutoria em áreas sem acesso à Internet A possibilidade de teste do material
7
Tutoria em áreas sem acesso à Internet A possibilidade de teste do material
8
Tutoria em áreas sem acesso à Internet A possibilidade de teste do material
9
Tutoria em áreas sem acesso à Internet A possibilidade de teste do material
10
Tutoria em áreas sem acesso à Internet A possibilidade de teste do material
11
Tutoria em áreas sem acesso à Internet Situações-problema autênticas O tutor Agnaldo precisa ajudar a tirar as dúvidas de um certo aluno que faz um curso a distância. Contudo, o próprio professor Agnaldo se sente numa situação difícil porque ainda não se identificou com a disciplina que está orientando. Observações feitas
12
Tutoria em áreas sem acesso à Internet Situações-problema autênticas Os professores-alunos de um programa de educação a distância que moram na Ilha do Capim-Abaetetuba não estão habituados a estudar a distância, o que se expressa no fato de não procurarem um contato com o professor-tutor. Esta situação se agrava porque eles têm dificuldades de comunicação por telefone, computador, fax ou celular. Observações feitas
13
Tutoria em áreas sem acesso à Internet Situações-problema autênticas Maria do Carmo é tutora de uma disciplina em um curso a distância que possui um sistema de avaliação previamente definido pelo professor-autor no processo de concepção do material impresso. Maria do Carmo percebeu que a avaliação não levava em conta a aprendizagem do aluno no processo, apenas avaliava pontualmente a memorização de conteúdos específicos do curso. Observações feitas
14
Tutoria em áreas sem acesso à Internet Situações-problema autênticas Um aluno de um curso a distância ficou com dúvidas sobre um tópico do material impresso que, segundo ele, não estava claro. Então, entrou em contato com o professor-tutor para tirar suas dúvidas, mas o mesmo também não soube esclarecer o assunto. Observações feitas
15
Tutoria em áreas sem acesso à Internet Locais de difícil acesso Sistema de telefonia e correios precários Sem acesso a tecnologias Sem energia elétrica Observações feitas
16
Tutoria em áreas sem acesso à Internet
19
Experiências relatadas Avaliação que gerou desistência Deficiente visual ajudado pela tutora Tutor que não pode responder perguntas Professor como tutor Formas de contato Barqueiro (Freteira/Rabeta) Rádio Comunitária Recado Visitas presenciais Observações feitas
20
Tutoria em áreas sem acesso à Internet Quebrar com: auto-didatismo e material auto- suficiente Texto dialógico, aberto, reflexivo, que leve à construção do conhecimento Atenda às necessidades de nossa região, mesmo através de material impresso Alternativas de contato Presença de um tutor local com preparação adequada e que conheça a realidade – promover espaços de interação Segredo da tutoria: formação do tutor Algumas considerações
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.