A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
Possibilidades da Vídeo-aula e Videoconferência São Lourenço do Sul, junho de 2008

2 Vídeo-aula Uma vídeo-aula é uma produção de vídeo onde uma pessoa, especialista em uma determinada atividade, demonstra conceitos e técnicas. A vídeo- aula deve ser um recurso complementar às aulas a distância, ministradas na plataforma através dos textos e conteúdos já disponibilizados. Ela não deve ser preponderante a outras formas possíveis que consideram a interação.

3 Vídeo- aula Exemplos: Discussão de um texto utilizado na disciplina pelo professor e tutor. Norteia os estudos e possibilita o debate de algum assunto previamente programado. Utilização do vídeo para elucidar alguns conteúdos. O ideal é a gravação de parte de um conteúdo, de um contexto geral, pois as vídeo-aulas não devem substituir o material digital/impresso. Estudos asseguram que os alunos não concentram sua atenção muito tempo na frente do vídeo.

4 Vídeo-aula A vídeo-aula, além de possibilitar que o professor inclua a sua própria imagem e voz, permite também falar em off sobre imagens fixas (fotos, gráficos, desenhos) e imagens em movimento (em vídeo ou multimídia).

5 Vídeo-aula Planejamento:
Organizar a aula com começo, meio e fim (tempo). Estabelecer um roteiro. O roteiro deve possui em linhas gerais o(s) conteúdo(s)/conceito(s)/assunto(s) a serem trabalhados. Prever a proposição de atividade(s). Presumir a relação da vídeo-aula com o contexto maior da disciplina.

6 Vídeo- aula A aula pelo monitor é mais cansativa , pois não há a possibilidade imediata de interação. Para aulas expositivas a sugestão é dividir o tempo em módulos com duração média de 20 minutos.

7 Vídeo-aula Dicas: Roupas totalmente pretas, com listras finas, de cores berrantes ou com estampas contrastantes devem ser evitadas. Posicionar-se "para" a câmera, devido ao enquadramento.

8 Vídeoconferência Videoconferência é uma tecnologia que permite que grupos distantes, situados em dois ou mais lugares geograficamente diferentes, comuniquem-se "face-a-face", através de sinais de áudio e vídeo, recriando, a distância, as condições de um encontro entre pessoas.

9 Vídeoconferência A videoconferência é a tecnologia da EaD que mais se aproxima de uma situação convencional da sala de aula, já que, ao contrário da vídeo-aula, possibilita a conversa em duas vias, permitindo que o processo de ensino/aprendizagem ocorra em tempo real (on-line) e possa ser interativo. Devido às ferramentas didáticas disponíveis no sistema, ao mesmo tempo em que o professor explica um conceito, pode acrescentar outros recursos pedagógicos tais como gráficos, projeção de vídeos, pesquisa na Internet, imagens bidimensionais em papel ou slides, arquivos de computador, etc. O sistema permite ainda ao estudante esclarecer suas dúvidas e interagir com o professor no momento da aula, utilizando os mesmos recursos pedagógicos para a comunicação.

10 Vídeoconferência Vantagens:
Permite a transição gradual dos métodos presenciais. Admite espaço colaborativo para socialização e aprendizado colaborativo em grupo. Possibilita escolher e planejar cursos mais interativos para classes pequenas ou menos interativo para grandes audiências

11 Vídeoconferência Desvantagens: Baixa qualidade de som e imagem.
Altos custos de implementação, instalação e manutenção. Mera reprodução de palestras, com pouca interação entre os participantes, devido ao desconhecimento, de seu potencial didático.

12 Vídeoconferência As experiências de ensino a distância mostram que o uso da videoconferência motiva positivamente tanto alunos quanto professores. A expectativa de utilizar tecnologia de ponta na sala de aula traz, ao mesmo tempo, curiosidade e apreensão pela possibilidade de experimentar um jeito novo de ensinar e aprender. Representa principalmente um desafio para o professor, que precisa adaptar sua maneira de ensinar à nova dinâmica da aula.

13 Vídeoconferência O programa Adobe Connect: derivado do produto anteriormente conhecido como Macromedia Breeze, é um sistema seguro e flexível de comunicação via Web que permite fornecer soluções de comunicação via Web para cursos, conferências e processo de colaboração on-line.


Carregar ppt "CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google