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ENSINO À DISTÂNCIA: COMO COMEÇAR? Ligado pelas tecnologias de comunicação.

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Apresentação em tema: "ENSINO À DISTÂNCIA: COMO COMEÇAR? Ligado pelas tecnologias de comunicação."— Transcrição da apresentação:

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2 ENSINO À DISTÂNCIA: COMO COMEÇAR?

3 Ligado pelas tecnologias de comunicação

4 Traz novos desafios...e oportunidades...e dedicação...

5 Temos que Aprender! Aprender de todos as formas. ENFATIZANDO: O uso dos paradigmas inovadores que atendem aos pressupostos necessários às exigências da sociedade do conhecimento denominados por alguns educadores como paradigmas emergentes.

6 Paradigma Emergente ? Segundo Maria Cândido Moraes, no seu livro - O Paradigma Educacional Emergente - Campinas, Papiros(1997), Paradigma Emergente é a aliança entre as abordagens: construtivistas, interacionistas, sociocultural e transcendente

7 Aprender é comunicar-se...é informar...é ser informado...

8 Educação em Tempo Real Cada vez mais à distância...

9 Educação a Distância é a comunicação em duas vias entre professor e aluno separados por uma distância geográfica durante a maior parte do processo de aprendizagem, utilizando algum tipo de tecnologia para facilitar e apoiar o processo educacional bem como permitir a distribuição do conteúdo do curso.

10 Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação. (Lei de Diretrizes e Bases - LDB artigo 80)

11 Educação a Distância É o processo de Ensino-Aprendizagem realizado em um ambiente de rede de computadores (Web),onde um determinado conteúdo é disponibilizado de forma clara, sucinta, com recursos de imagem,som e movimento (Multimídia), para ser acessado por quem for habilitado (Treinamento) e orientado a distância (interatividade).

12 Tecnologias de EaD Material impresso Rádio TV Fitas de vídeo Internet Teleconferência Videoconferência

13 Teleconferência

14 Teleconferência Teleconferência é uma tecnologia que permite que uma pessoa distante apresente para dois ou mais lugares geograficamente diferentes um conteúdo, em tempo real, através de sinais em áudio e vídeo, recriando, a distância, as condições de um encontro visual de um para todos.

15 Videoconferência

16 Videoconferência Videoconferência é uma tecnologia que permite que grupos distantes situados em dois ou mais lugares geograficamente diferentes se comuniquem face-a-face, em tempo real, através de sinais em áudio e vídeo, recriando, a distância, as condições de um encontro entre pessoas.

17 Videoconferência formato: –Desktop –Salas tipos de transmissão: –multiponto –ponto a ponto

18 Educação a distância Vantagens para os alunos –aulas assistidas no local de trabalho ou em instituições educacionais próximas à residência dos alunos –redução de custos de transporte, de alojamento e de mudança de cidade –sem as condições de isolamento e solidão da EaD tradicional –socialização e aprendizado colaborativo e em grupo

19 Educação a distância Vantagens para os professores –transição gradual para EaD dadas as semelhanças com o presencial –adequar interação ao tipo e tamanho da audiência –reutilização do material didático das aulas presenciais –dinâmicas didáticas presenciais podem ser adaptadas com relativa facilidade

20 Educação a distância Vantagens para a instituição –preparação de aula mais barata e menos sofisticada que vídeo, CDRoms ou CBTs. –transmissão direta para organizações que possuam equipamento compatível –escolha dos meios de transmissão conforme a possibilidade, custos, disponibilidade e demanda –ampliação de parcerias sem barreiras territoriais

21 Limites investimento inicial relativamente alto custo da utilização da infra-estrutura de comunicação e de transmissão baixa qualidade de som e imagem dificuldade de adaptar a sala da videoconferência para a situação didática

22 Limites custos de implementação, instalação e manutenção no período inicial desconhecimento do potencial didático do equipamento, com uso apenas para reprodução de palestras e pouca interação entre os participantes despreparo dos professores para a nova situação didática

23 A aula pela videoconferência pressupõe uma nova maneira de ensinar e aprender...

24 O que muda no trabalho do professor... Material didático Percepção do tempo Planejamento da aula Qualidade da interação Diferenças emocionais Diferenças didáticas

25 Grande dica: Grande dica: Não ter medo de errar: todos estamos aprendendo!

26 Transição em EAD Em EAD as instituições estão praticamente começando no Brasil Das grandes universidades muitas já atuam outras ainda não entraram de verdade na EAD Estamos aprendendo fazendo

27 Aplicação Cursos curtos (livres, extensão) Especialização (MBA), Corporativos, educação contínua Começa a graduação a distância Legislação nova na Pós-Graduação

28 UniRede, ricesu, UVC UniRede, ricesu, UVC Muitas organizações estão transpondo para o virtual adaptações do ensino presencial (aula multiplicada ou disponibilizada) A Universidade Virtual Corporativa Predomínio de interação virtual para treinamentos de seus funcionários

29 Mudanças Dos modelos predominantemente individuais para os grupais Das mídias unidirecionais para as interativas Do impresso para o predomínio do som e imagem em tempo real Da comunicação off line para um mix de off e on line

30 Cursos - modelo 1 Focados na informação –no conteúdo –no professor –no aluno individualmente –interação com o professor/tutor –As ferramentas atuais privilegiam este modelo

31 Cursos - modelo 2 Focados na interação na construção grupal na aprendizagem cooperativa uso intensivo de listas, fórum, , chat

32 Cursos - modelo 3 Equilíbrio entre informação e interação Conteúdo em parte preparado e em parte construído Equilíbrio entre o individual e o grupal O professor adapta as ferramentas à sua concepção de curso

33 Papéis do educador Orientar a aprendizagem significativa: informar, orientar a pesquisa Gerenciar pessoas, grupos, as tecnologias e as organizações envolvidas Animar, motivar, estimular (presencial e virtualmente) Facilitar a comunicação com e entre todos Incentivar a divulgação das produções dos alunos

34 Programas de gerenciamento de ambientes virtuais Trazem na mesma página a informação, a comunicação e o gerenciamento de um curso Cada vez são mais fáceis de implementar Evoluem muito rapidamente

35 A I nfraestrutura

36 Infraestrutura Formar equipe de trabalho Treinar pessoal de apoio Preparar ambientes Treinar professores Incentivar a aplicação de EAD Sensibilizar a comunidade Adquirir novas tecnologias

37 Cuidados Especiais Preparar sistematicamente, e com antecedência os temas que serão tratado nas atividades acadêmicas. Proceder sistematicamente a sua alta avaliação. Proceder sistematicamente uma avaliação crítica do processo ensino aprendizagem.

38 Espaço Físico Sala de vídeo e conferência. Laboratório de prática e interação. Sala de suporte.

39 Equipamentos Para a sala de vídeo e conferência: Câmara de vídeo direcional - imagem dos alunos. Microfone - voz dos alunos. Um televisor 33 - visualizar o professor. Uma televisor 29 - visualização da própria imagem dos alunos.

40 Equipamentos Laboratórios de aulas práticas: PC-tutor Datashow 20 estação de trabalho Quadro branco Cadeiras, mesas e retroprojetor No-Break

41 Equipamentos Equipamento de apoio e infra-estrutura: Servidor Switch Roteador No-Break Canal de comunicação.

42 Equipamentos Cabine de transmissão: Câmara de vídeo para o professor Câmara para projeção de documentos PC tutor Monitor para retorno da imagem das sala de recepção Monitor para retorno da imagem do professor

43 Recursos Humanos Docente (Conteudista): Tutor Assistente

44 Docente Conteudista Preparar o material didático. Escolher o livro. Redigir o resumo da disciplina. Elaborar exercício, textos de auto- avaliação e provas. Conduzir as aulas através do canal de comunicação. Atribuir grau aos alunos a partir das informações dos tutores e assistentes.

45 Missão dos Tutores Assegurar usabilidade dos recursos tecnológicos esclarecendo questões operacionais e conceituais relacionados a atividades prática do módulos, coordenando a execução/entrega de exercícios/projetos. Acompanhar os alunos nas atividades do laboratório. Fornecer feedback ao professor e assistente.

46 Missão do Assistente Receber e corrigir exercícios dos alunos. Coordenar lista de discussões corrigir as provas dos grupos. Fornecer feedback para o professor docente a cerca do processo ensino- aprendizagem.

47 E DEPOIS DA INFRAESTRUTURA? CONSTRUIR UMA COMUNIDADE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

48 O ambiente virtual Ter um foco claro e rápido; Aspectos interessantes; Atualização contínua e interoperatividade; Renovação constante do conteúdo; Textos leves e rápidos; Profundidade em hipertextos;

49 O FIM OU APENAS UM COMEÇO.

50 CANTAR E CANTAR E CANTAR A BELEZA DE SER UM ETERNO APRENDIZ


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