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INTERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EAD Trabalho apresentado a disciplina Tecnologia Aplicada à Educação, pelo mestrando Ednilson Zanini, sob a orienta.

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1 INTERATIVIDADE NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EAD Trabalho apresentado a disciplina Tecnologia Aplicada à Educação, pelo mestrando Ednilson Zanini, sob a orienta ção do Prof. Dr. Antonio Francisco Fialho. Asunción

2 É a ação recíproca entre dois ou mais atores onde ocorre o encontro de dois sujeitos (intersubjetividade) direta ou indiretamente mediatizada por algum veículo técnico de comunicação. É a ação recíproca entre dois ou mais atores onde ocorre o encontro de dois sujeitos (intersubjetividade) direta ou indiretamente mediatizada por algum veículo técnico de comunicação. INTERATIVIDADE

3 Paradigma Tradicional A necessidade física do professor em sala de aula; Aluno extremamente dependente do professor; O professor é a autoridade máxima na sala de aula; O aluno é mero receptor; A aula é presencial; O aluno repete os conceitos apresentados pelo professor; A motivação para o estudo é dependente de algum estímulo externo; A exposição é oral com o recurso do quadro-negro, giz e cartilha;

4 Há uma possibilidade cada vez mais acentuada de estarmos todos presentes em muitos tempos e espaços diferentes. Assim, tanto professores quanto alunos estarão motivados, entendendo "aula" como pesquisa e intercâmbio. Nesse processo, o papel do professor vem sendo redimensionado e cada vez mais ele se torna um supervisor, um animador, um incentivador dos alunos na instigante aventura do conhecimento. Há uma possibilidade cada vez mais acentuada de estarmos todos presentes em muitos tempos e espaços diferentes. Assim, tanto professores quanto alunos estarão motivados, entendendo "aula" como pesquisa e intercâmbio. Nesse processo, o papel do professor vem sendo redimensionado e cada vez mais ele se torna um supervisor, um animador, um incentivador dos alunos na instigante aventura do conhecimento.

5 PARADIGMA TECNOLÓGICO A presença do professor se dá de modo interativo (presencial ou não); Aluno autônomo; Professor é co-participante do processo ensino-aprendizagem; A aula pode ocorrer de modo presencial, semi-presencial e virtual; O aluno produz saber investigativo; A motivação para o estudo depende de fatores internos; A aprendizagem requer disciplina (comprometimento com horário e atividades propostas) por parte dos alunos; Utilização de recursos tecnológicos sofisticados; Aplicação de software educativos.

6 PARALELO Tradicional Tecnológico Currículo Currículo Fechado Aberto e Flexível Fechado Aberto e Flexível Metodologia Metodologia Centrada no Aluno Centrada no Aluno Operacional Dinâmica Operacional DinâmicaAvaliação Somativa Formativa Somativa Formativa Somativa Somativa

7 PRESENCIAL Cursos regulares, em qualquer nível, onde professores e alunos se encontram sempre num local físico, chamado sala de aula. É o ensino convencional SEMI-PRESENCIAL Acontece em parte na sala de aula e outra parte a distância, através de tecnologias. ENSINO A DISTÂNCIA

8 Virtual Tecnologias de comunicação virtual que se conectam pessoas que estão distantes fisicamente: Internet, ciberespaço, telecomunicações, videoconferência e redes de alta velocidade. Tecnologias de comunicação virtual que se conectam pessoas que estão distantes fisicamente: Internet, ciberespaço, telecomunicações, videoconferência e redes de alta velocidade.

9 O processo de mudança na educação a distância não é uniforme nem fácil. Iremos mudando aos poucos, em todos os níveis e modalidades educacionais. Há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas. Alguns estão preparados para a mudança, outros muitos não. É difícil mudar padrões adquiridos (gerenciais, atitudinais) das organizações, governos, dos profissionais e da sociedade. E a maioria não tem acesso a esses recursos tecnológicos, que podem democratizar o acesso à informação. Por isso, é da maior relevância possibilitar a todos o acesso às tecnologias, à informação significativa e à mediação de professores efetivamente preparados para a sua utilização inovadora. O processo de mudança na educação a distância não é uniforme nem fácil. Iremos mudando aos poucos, em todos os níveis e modalidades educacionais. Há uma grande desigualdade econômica, de acesso, de maturidade, de motivação das pessoas. Alguns estão preparados para a mudança, outros muitos não. É difícil mudar padrões adquiridos (gerenciais, atitudinais) das organizações, governos, dos profissionais e da sociedade. E a maioria não tem acesso a esses recursos tecnológicos, que podem democratizar o acesso à informação. Por isso, é da maior relevância possibilitar a todos o acesso às tecnologias, à informação significativa e à mediação de professores efetivamente preparados para a sua utilização inovadora. VISÃO DE FUTURO

10 A história pode ser vista como um fluxo ininterrupto, onde passado e futuro se entrelaçam num presente mais ou menos revelador dos processos responsáveis pelas grandes mudança. Estas nem sempre são percebidas, porque têm suas origens em movimentos de fundo, acelerações até então desconhecidas e com a entrada em cena de novos atores. A história pode ser vista como um fluxo ininterrupto, onde passado e futuro se entrelaçam num presente mais ou menos revelador dos processos responsáveis pelas grandes mudança. Estas nem sempre são percebidas, porque têm suas origens em movimentos de fundo, acelerações até então desconhecidas e com a entrada em cena de novos atores. (DIÁRIO EDUCACIONAL, p.126 (DIÁRIO EDUCACIONAL, p.126

11 REFERÊNCIAS CHAVES, Eduardo (2001). Ensino à distância: conceitos básicos. Disponível em: CHAVES, Eduardo (2001). Ensino à distância: conceitos básicos. Disponível em: LANDIM, Claudia Maria Ferreira. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro, s/n, LANDIM, Claudia Maria Ferreira. Educação a distância: algumas considerações. Rio de Janeiro, s/n, Revista Diálogo Educacional / Pontifícia Universidade Católica do Paraná – v. 4, n 12 (maio/ago) 2004 – Curitiba: Champagnat, 2000 – v.4 : il. Revista Diálogo Educacional / Pontifícia Universidade Católica do Paraná – v. 4, n 12 (maio/ago) 2004 – Curitiba: Champagnat, 2000 – v.4 : il.


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