A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO Trabalho apresentado à disciplina TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO pelos alunos, Márcio Alves de Aguiar e Fernanda Godinho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO Trabalho apresentado à disciplina TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO pelos alunos, Márcio Alves de Aguiar e Fernanda Godinho."— Transcrição da apresentação:

1

2 TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO Trabalho apresentado à disciplina TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO pelos alunos, Márcio Alves de Aguiar e Fernanda Godinho de Souza Aguiar, ao professor Dr Francisco Antônio Pereira Fialho, como avaliaçao parcial na disciplina Tecnologias Aplicada à Educaçao. Assunçao-2005

3 OS NOVOS ESPAÇOS DE ATUAÇAO DO PROFESSOR COM AS TECNOLOGIAS A AMPLIAÇAO DOS ESPAÇOS DE ENSINO- APRENDIZAGEMA AMPLIAÇAO DOS ESPAÇOS DE ENSINO- APRENDIZAGEM Abertura de novos campos na educaçao on-line, pela Internet, na educaçao a distância ou presencial Abertura de novos campos na educaçao on-line, pela Internet, na educaçao a distância ou presencial O professor precisa aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora. O professor precisa aprender a gerenciar vários espaços e a integrá-los de forma aberta, equilibrada e inovadora. O professor precisa aprender a gerenciar atividades a distância, visitas técnicas, orientaçao de projetos. O professor precisa aprender a gerenciar atividades a distância, visitas técnicas, orientaçao de projetos.

4 As tecnologias sozinhas nao mudam a escola, mas trazem mil possibilidades de apoio ao professor e de interaçao com e entre os alunos. (MORAN; MASETTO, BEHRENS.2003)

5 ESPAÇOS PARA SE EDUCAR COM QUALIDADE 1.Uma nova sala de aula 2.O espaço do laboratório conectado 3.A utilizaçao de ambientes virtuais de aprendizagem aprendizagem

6 O importante é combinar o que podemos fazer em sala de aula: conhecer-nos, motivar-nos, reencontrar-nos, com o que podemos fazer a distância pela lista, fórum, chat ou blog- pesquisar, comunicar-nos e divulgar as produçoes dos professores e dos alunos. (SILVA.2003:AZEVEDO.2000) O importante é combinar o que podemos fazer em sala de aula: conhecer-nos, motivar-nos, reencontrar-nos, com o que podemos fazer a distância pela lista, fórum, chat ou blog- pesquisar, comunicar-nos e divulgar as produçoes dos professores e dos alunos. (SILVA.2003:AZEVEDO.2000) 4.Inserçao em ambiente experimentais e profissionais (prática/teoria/prática)

7 RAZOES PARA O FRACO USO DOS COMPUTADORES NAS ESCOLAS Razoes baseadas na capacidade econômica e nos recursos financeiros Razoes baseadas na capacidade econômica e nos recursos financeiros Razoes derivadas da própria tecnologia e do elevado ritmo de desenvolvimento tecnológico Razoes derivadas da própria tecnologia e do elevado ritmo de desenvolvimento tecnológico Razoes de natureza política e de política educativa Razoes de natureza política e de política educativa

8 Razoes com base cultural e de natureza psicológica Razoes com base cultural e de natureza psicológica Educaçao formal, novas tecnologias e o poder dos alunos Educaçao formal, novas tecnologias e o poder dos alunos As mudanças na educaçao e o papel das tecnologias na aprendizagem As mudanças na educaçao e o papel das tecnologias na aprendizagem A utilizaçao que se faz hoje do computador nem sempre tira partido das suas reais potencialidades, em termos de alteraçao na forma como as pessoas aprendem.(PAPERT.1996)

9

10 EDUCAÇAO, COMUNICAÇAO E TECNOLOGIAS: UMA NOVA GEOMETRIA PARA OS DIFERENTES PASSOS EDUCATIVOS O pensamento é impossível sem imagens.(ARISTOTELES) O pensamento é impossível sem imagens.(ARISTOTELES) Segundo Léa Bustamante (1989) o conjunto da geometria é o espaço e todas as entidades que podemos supor existirem no referido espaço.Segundo Léa Bustamante (1989) o conjunto da geometria é o espaço e todas as entidades que podemos supor existirem no referido espaço. Espaço físico Espaço físico Espaço conceitual Espaço conceitual Espaço digitais Espaço digitais Espaço de fluxos Espaço de fluxos

11 Introduzindo o espaço digital Introduzindo o espaço digital Uma geometria para nossas representaçoes mentais Uma geometria para nossas representaçoes mentais Usando o espaço digital na educaçao Usando o espaço digital na educaçao Software educativo Software educativo Software aplicativo Software aplicativo Ao conhecer, dar significado às coisas do mundo, o Homem cria realidades virtuais que sao sempre individuais e indefiníveis. Estas realidades virtuais sao metáforas às quais nos ligamos.(FIALHO, 1998) Ao conhecer, dar significado às coisas do mundo, o Homem cria realidades virtuais que sao sempre individuais e indefiníveis. Estas realidades virtuais sao metáforas às quais nos ligamos.(FIALHO, 1998)

12 SISTEMA DE REALIDADE VIRTUALSISTEMA DE REALIDADE VIRTUAL MUNDOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEMMUNDOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

13 VIVENCIANDO A APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM SALA DE AULA: EXPERIÊNCIAS NO ENSINO SUPERIOR APRENDIZAGEM COLABORATIVAAPRENDIZAGEM COLABORATIVA Conhecimento alicerçado ou elaborado, disponível nos livros Conhecimento alicerçado ou elaborado, disponível nos livros Conhecimento nao alicerçado, construído socialmente, pela interaçao com os outros indivíduos Conhecimento nao alicerçado, construído socialmente, pela interaçao com os outros indivíduos

14 Aprendizagem colaborativa, segundo Johnson e Johnson (1997, P.14) Conjunto de métodos para a aplicaçao em grupos com o objetivo de desenvolver habilidades e aprendeizagem, conhecimento pessoal e relaçoes sociais, onde cada membro do grupo é responsável, tanto pela sua aprendizagem, como pela do restante do grupo. Conjunto de métodos para a aplicaçao em grupos com o objetivo de desenvolver habilidades e aprendeizagem, conhecimento pessoal e relaçoes sociais, onde cada membro do grupo é responsável, tanto pela sua aprendizagem, como pela do restante do grupo.

15 ELEMENTOS BASICOS DA APRENDIZAGEM COLABORATIVAELEMENTOS BASICOS DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA Interdependência positiva entre os participantes do grupo Interaçao face a face (vínculo) Contribuiçao individual Desenvolvimento das habilidades interpessoais e de atividades em grupo

16 PESQUISAS ENVOLVENDO APRENDIZAGEM COLABORATIVAPESQUISAS ENVOLVENDO APRENDIZAGEM COLABORATIVA Experiência no curso de Arquitetura Experiência no curso de Arquitetura Experiência no curso de Engenharia Elétrica Experiência no curso de Engenharia Elétrica Experiência no curso de Desenho Industrial Experiência no curso de Desenho Industrial

17 ANALISE DAS PESQUISASANALISE DAS PESQUISAS Estar atento à complexidade do fazer docente Estar atento à complexidade do fazer docente A avaliaçao colaborativa decorre diretamente da açao do aluno A avaliaçao colaborativa decorre diretamente da açao do aluno A participaçao do professor no processo é indireta A participaçao do professor no processo é indireta

18 FORMAÇAO DOCENTE PARA EDUCAÇAO À DISTÂNCIA POR VIDEO CONFERÊNCIA E A LINGUAGEM AUDIO VISUAL Aula pela video conferência, como novo tipo de educaçao à distância Aula pela video conferência, como novo tipo de educaçao à distância Ambiente virtual ou midiatizado Ambiente virtual ou midiatizado No ambiente tecnológico as relaçoes se humanizaram mais No ambiente tecnológico as relaçoes se humanizaram mais

19 FATORES FUNDAMENTAIS PARA A APRENDIZAGEM DO PROFESSOR: TEMPO E PREPARAÇAOFATORES FUNDAMENTAIS PARA A APRENDIZAGEM DO PROFESSOR: TEMPO E PREPARAÇAO Para que nao haja a diminuiçao da qualidade possível dos cursos é preciso: Para que nao haja a diminuiçao da qualidade possível dos cursos é preciso: Entender a aula pela video conferência como virtual Entender a aula pela video conferência como virtual Formar o professor midiático Formar o professor midiático


Carregar ppt "TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO Trabalho apresentado à disciplina TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO pelos alunos, Márcio Alves de Aguiar e Fernanda Godinho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google