A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contexto de Educação a Distância Desafios em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação – UFPI/UAPI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contexto de Educação a Distância Desafios em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação – UFPI/UAPI."— Transcrição da apresentação:

1 Contexto de Educação a Distância Desafios em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação – UFPI/UAPI

2 Índice Educação a Distância (EAD): Introdução. O que é um AVEA. Plataformas de EAD. Cultura do Ensino x Aprendizagem. Interfaces de Plataformas.

3 EDUCAÇÂO A DISTÂNCIA (EAD) É o processo de Ensino-Aprendizagem realizado em um ambiente de rede de computadores (Web),onde um determinado conteúdo é disponibilizado de forma clara, sucinta, com recursos de imagem, som e movimento (Multimídia), para ser acessado e orientado a distância (interatividade).

4 O que é um AVEA? Estrutura tecnológica (plataforma) + relações entre os sujeitos participantes que se constróem em cima desta Interações, reflexões, contribuições, questionamentos, processo de construção de conhecimentos, registros feitos no ambiente, entre outros.

5 Plataforma: infra-estrutura tecnológica composta pelas funcionalidades e interface gráfica AVA: deve considerar no seu desenvolvimento recursos de comunicação, interação e construção dos usuários.

6 –OBJETIVO:.... abrigar conteúdos e/ou ferramentas pedagógicas para formação de alunos de cursos de graduação/pós-graduação, profissionais e professores/alunos de escolas de ensino fundamental e médio,... registrar (coletar) informações (dados de pesquisa) sobre ações e interações efetuadas no ambiente.

7 Ambientes de EAD Momento de transformação Velhos paradigmas já não estão dando mais conta das relações, necessidades e desafios sociais, e um novo modelo está emergindo num processo ainda de construção.

8 PLATAFORMAS DE EAD e-ProInfo (MEC) - SOLAR (UFC) - http: // Moodle ( software livre e aberto) - TelEduc (UNICAMP) - AulaNet (PUC-RJ) - Outros: WebCT: Learning Space (IBM/Lotus): Rooda: (UFRGS) ; rooda.edu.ufrgs.br

9 E-proinfo - MEC

10

11 TelEduc - UNICAMP (http://teleduc.nied.unicamp.br)

12

13 ROODA - versão 0.7 Disponível em Desenvolvido desde 2000 – Software Livre Disponibiliza ferramentas síncronas e assíncronas da Web para interação/comunicação entre os sujeitos Centrado no usuário, valorizando o processo de cooperação. Sofreu mudanças baseado nas pesquisas realizadas, visando acrescentar novas funcionalidades e aperfeiçoar a sua performance

14

15

16 Novas demandas dentro da universidade.... Estudo dentro da universidade sobre demandas, buscando uma implementação que respeitasse diferentes propostas metodológicas e práticas pedagógicas. Dentre as demandas, busca-se atender à: – qualificação das licenciaturas em nível de graduação e pós- graduação; –formar profissionais, das mais variadas áreas, que atuam em locais distantes dos grandes centros urbanos; –pesquisar e implementar práticas pedagógicas e metodologias de pesquisa em contexto de formação à distância.

17 Novas metodologias didático-pedagógicas –Epistemologia que embasa o AVEA –Forma como são construídas/montadas as aulas –Forma como são avaliadas todas as atividades: fórum, chat (participações), atividades (processo/produto), diário (é usado ou não?), funcionalidades de grupo

18 Cultura de Ensino x Cultura de Aprendizagem

19

20 Em busca de novos espaços... Espaços diferenciados; Tragam algode novo geração net; Desafiador; Inovador; Investigador;

21 Objetivos do ambiente atender à demanda de qualificação das licenciaturas, ensino superior, em nível de graduação e pós-graduação; abrir novas possibilidades de qualificação de professores, em nível de graduação, bem como leigos que atuam na rede pública/privada de ensino; formar profissionais, das mais variadas áreas, que atuam em locais distantes dos grandes centros urbanos;

22 auxiliar instituições públicas de ensino interessadas em ampliar seu raio de ação em EAD; pesquisar e implementar práticas pedagógicas e metodologias de pesquisa em contexto de formação à distância; analisar e avaliar os efeitos desta implementação no que concerne ao desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem.

23 Filosofia de Software Livre - construído com GNU/LINUX, linguagem PHP, e com Banco de Dados MySQL Modelada em UML Necessidade de reprogramar todo o sistema, de acordo com a realidade da universidade, a fim de poder adaptá-la às necessidades educativas dos professores que fazem parte do corpo docente da mesma. Reconstrução de todas as funcionalidades e inclusão de outras. Reestruturação da interface gráfica, possibilitando a personalização do ambiente.

24 Necessidade de existir uma continuidade no aperfeiçoamento dos ambientes em questão Não se chegou ao ponto culminante no que se refere tanto às funcionalidades desenvolvidas nos mesmos, como às suas interfaces e metodologias didático- pedagógica aplicadas, entre outros aspectos. É preciso construir/implementar novos ambientes/ferramentas de EAD a serem utilizadas/testados nos diversos cursos de graduação, pós-graduação, extensão

25 Contato Comissão de EAD/UFPI - Coordenadoria do Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação SETINFO/UFPI Gildásio Guedes Fernandes - Antonio Carlos – Liana de Cardoso Brito - Cleidinalva


Carregar ppt "Contexto de Educação a Distância Desafios em Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA) Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação – UFPI/UAPI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google