A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Novas Formas de Ensino Universitário no Brasil - Um Cenário Para o Ano 2020 Andréa Valéria Steil Gerente de Processos Laboratório de Ensino a Distância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Novas Formas de Ensino Universitário no Brasil - Um Cenário Para o Ano 2020 Andréa Valéria Steil Gerente de Processos Laboratório de Ensino a Distância."— Transcrição da apresentação:

1 Novas Formas de Ensino Universitário no Brasil - Um Cenário Para o Ano 2020 Andréa Valéria Steil Gerente de Processos Laboratório de Ensino a Distância Universidade Federal de Santa Catarina

2 Apresentação Mudanças Demográficas Mudanças Tecnológicas Impactos no Ensino Universitário Proximidade física x comunicação e colaboração Possibilidades/caminhos para o Ensino Universitário - Maior utilização da tecnologia nas Universidades tradicionais - Novo modelo para a educação superior Universidades Virtualizadas

3 Mudanças Demográficas Matrículas cursos superiores (mundo): 1960: 13 milhões 1995: 82 milhões Matrículas cursos superiores - Brasil: : 28% (7% ao ano) 1998: 9%

4 Mudanças Demográficas Total alunos graduação: 1997: : extensão e pós-graduação = : Idade média dos alunos - 25 anos 53% = 24 anos

5 Mudanças Demográficas cursos noturnos Instituições federais:20,1% particulares:66,4% estaduais: 46,1% municipais: 73,7%

6 Mudanças Tecnológicas 200 milhões de computadores em uso no mundo taxa aumento anual: 20% Brasil - 9 milhões em 2002 (internet) milhões - declaração IR ,6 milhões - ass./provedores

7 Mesma hora/mesmo local Mesma hora/local diferente - videoconferência - chats - eletronic boards - audioconferências Impactos da mudança na tecnologia no ensino

8 Hora diferente/mesmo local - aulas online - estações de trabalho - fóruns/listas de discussão Impactos da mudança na tecnologia no ensino

9 Hora diferente/local diferente - - correio de voz - FTP - compart. de bases de dados

10 Proximidade física x Comunicação/colaboração

11 O papel das Universidades Formar pessoas altamente qualificadas Educação superior que propicie a aprendizagem permanente Promover, gerar e difundir conhecimentos por meio da investigação científica

12 Possibilidades/caminhos Maior utilização da tecnologia nas Universidades tradicionais - - Internet - Laboratórios de Informática - Jogos/RPG - Simulações - Inteligência artificial - Alunos presenciais cursos online

13 Possibilidades/caminhos Novo modelo para a Educação Superior Instituições desatreladas de um enraizamento espaço temporal Universidades Virtualizadas

14 (Venkatraman & Henderson, 1998) Interação Virtual - 1º estágio experiência remota de produtos e serviços - 2º estágio customização dinâmica - 3º estágio comunidades virtuais Virtualidade Institucional

15 Educação a Distância x Universidades Virtualizadas LED - Laboratório de Ensino a Distância - Formação de Professores - Cursos de Especialização - Cursos de Mestrado - Grupos de Discussão e Colaboração - Cursos de Formação Continuada

16 Educação a Distância x Universidades Virtualizadas Princípios EAD/LED - Referencial pedagógico - Mídias integradas - Tutoria - Avaliação - Inteligência Aplicada

17 LED - Mestrado Programas de Mestrado a distância Cerca de 1000 alunos em 15 Estados Videoconferência (áudio e vídeo em tempo real), Internet, material impresso (livros e artigos), e workshops presenciais. Tutoria Orient. Pedagógica

18 Videoconferência

19 Programas Abertos Cerca de alunos desde 1995 Teleconferência, material impresso, vídeo-aulas, Internet Tutoria Orientação Pedagógica LED - Programas Abertos

20 fone / fax / internet estúdio de TV emissãorecepção empresa / escola retornosatélite Teleconferência

21 fitas / apostilas estúdio de TV emissãorecepção empresa / escola correios satélite Vídeo Aulas

22 Programas de Especialização e Capacitação 330 alunos em 23 Estados Internet, workshops presenciais, material impresso Tutoria Orientação Pedagógica LED - Especialização


Carregar ppt "Novas Formas de Ensino Universitário no Brasil - Um Cenário Para o Ano 2020 Andréa Valéria Steil Gerente de Processos Laboratório de Ensino a Distância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google