A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso de Docência Universitária Profa. Dra. Maria Irene Miranda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso de Docência Universitária Profa. Dra. Maria Irene Miranda."— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Docência Universitária Profa. Dra. Maria Irene Miranda

2 Plano de Curso 1.Dinâmica de Apresentação: amigo secreto. 2.Apresentação do Plano de Curso. 3.Estudo do texto – Docência Universitária – Repensando a aula. Marcos Tarciso Masetto 1.Procedimentos didáticos: aula expositiva (introdução do texto); trabalho em grupo; dinâmica do GV – GO, tempestade de ideias, aula expositiva (fechamento do texto) 2.Outras alternativas/possibilidades de trabalho com o texto 4.Encerramento

3 Outras alternativas/possibilidades de trabalho com o texto: Estudo dirigido elaborado pelo professor. Estudo dirigido elaborado pelos alunos. Dividir tópicos por grupo, conforme a sequência de ideias do autor. Técnica da caixinha surpresa ou batata-quente. Fazer resumo ou síntese. Acróstico. Outras alternativas sugeridas pelo grupo.

4 Docência Universitária – Repensando a aula Marcos Tarciso Masetto

5 Sobre o autor: Marcos Tarciso Masetto é graduado em Filosofia, com mestrado e doutorado em psicologia educacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Livre-docente em didática pela Universidade de São Paulo (USP) e professor titular da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente, é professor titular da PUC- SP no Programa de Pós-graduação em Educação: currículo e, professor associado aposentado da USP. Especialista em formação pedagógica de docentes do ensino superior, há 40 anos pesquisa e publica livros, capítulos de livros e artigos em periódicos sobre docência no ensino superior. Desenvolve pesquisas sobre: formação de professores, integrando a perspectiva interdisciplinar e o domínio das tecnologias de comunicação e informação; desenvolvimento da informática e da telemática como apoio às atividades presenciais em cursos do ensino superior, visando melhorar a qualidade do ensino de graduação e alterar a atuação docente em aula universitária; formação de docentes do ensino superior; e paradigmas curriculares inovadores.

6 Obras Relacionadas: Gestão Educacional e Tecnologia - Formação de Educadores Ensino de Engenharia - Técnicas para Otimização das Aulas O Professor na Hora da Verdade - A Prática Docente no Ensino Superior Gestão Educacional e Tecnologia - Formação de EducadoresEnsino de Engenharia - Técnicas para Otimização das AulasO Professor na Hora da Verdade - A Prática Docente no Ensino Superior

7 Introdução Existe uma preocupação entre os professores universitário em repassar o conteúdo. Existe um paradigma que sustenta o modo de lecionar do professor, ou seja, a forma de ensinar está relacionada a outras concepções.

8 Paradigmas que sustentam a docência universitária Paradigma focado no professor/ensino Professor é transmissor de informações e experiências. O aluno retém, absorve e reproduz as informações nas provas. Pilares que sustentam esse paradigma: – Organização curricular – Capacitação do corpo docente – Metodologia /avaliação Paradigma focado no aluno/aprendizagem O aluno exerce as ações para que aconteça a aprendizagem. O professor é mediador/orientador do processo de aprendizagem. Pilares que sustentam esse paradigma: – Organização curricular – Capacitação do corpo docente – Metodologia/avaliação

9 Características da Aprendizagem no Ensino Universitário 1.O aluno deve dominar um conjunto de conhecimentos e técnicas científicas de forma crítica; ter iniciativa para buscar informações, conhecer e relacionar teorias, ser autônomo. 2.Aluno e professor integram o ensino e a aprendizagem por meio da pesquisa. 3.Os alunos leem textos produzidos por seus professores. 4.A avaliação é processual e focada na aprendizagem. 5.As técnicas são diversificadas de forma a motivar os alunos e despertar o seu interesse. 6.Os procedimentos didáticos integram teoria e prática – transposição do que aprendeu para a realidade.

10 Aprender a Aprender Capacidade do aprendiz de refletir sobre sua própria experiência de aprender, identificar os procedimentos necessários para aprender, suas melhores opções, suas potencialidades e suas limitações.

11 Sala de aula e aula universitária G. V. – G. O. Grupo verbalizador Grupo observador

12 Como atuar na perspectiva do paradigma da aprendizagem? Tempestade de ideias ou Brainstorming

13 Técnicas/procedimentos didáticos com foco na aprendizagem: 1.Iniciar o curso com um plano de trabalho. 2.Organizar a sequência da aula previamente. 3.Orientar leituras para casa. 4.Aula expositiva. 5.Dinâmicas de grupo ou trabalhos coletivos. 1.Seminário 2.Grupo de verbalização e grupo de observação 3.Painel integrado 4.Grupos de oposição 5.Pequenos grupos para formular questões 6.Projetos

14 Técnicas/procedimentos didáticos com foco na aprendizagem: 6. Mídia eletrônica 1. Teleconferência 2. Chat ou bate papo on - line 3. Lista de discussão 4. Correio eletrônico 5. Internet 7. Situações reais 8. Avaliação

15 Para (não) encerrar... Qual o novo papel dos professores universitários nestes tempos junto aos jovens que procuram a universidade?

16 Muito Obrigada! Boas Festas! Maria Irene Miranda


Carregar ppt "Curso de Docência Universitária Profa. Dra. Maria Irene Miranda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google