Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouCecília Tome Alterado mais de 10 anos atrás
1
EQUIPE DE BIOLOGIA Danislei Bertoni Maria Cristina Schlichting Otoniel Alvaro da Silva Claudia da Silva Machado SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
2
O que é um PTD? Organização em relação ao tempo,direciona os conteúdos selecionados, organiza o ensino-aprendizagem em sala de aula É o mesmo que planejamento e plano de aula? (não) Plano de Trabalho Docente
3
Como ele é construído? Que variáveis precisam ser consideradas nesse momento? (A partir do PPP, requer conhecimento do PPC, o que a escola pensa da disciplina, qual a importância da disciplina no conhecimento escolar). Plano de Trabalho Docente
4
Tem um formato específico? (não) Quem participa da sua construção? (professores da disciplina com auxílio da equipe pedagógica) Plano de Trabalho Docente
5
(conteúdos estruturantes e básicos- tabela na DCE) 1. Conteúdos específicos 2. Justificativas 3. Encaminhamentos metodológicos (métodos, recursos, estratégias) 4. Avaliação (critérios, instrumentos) 5. Referências
6
1. Conteúdos específicos: O professor deve elencar os conteúdos, trabalhar de forma contextualizada e articulada aos conteúdos estruturantes e básicos.
7
Conteúdo Estruturante Conteúdo Básico Conceitos Conteúdos Específicos
8
2. Justificativa: Explicita a escolha dos conteúdos, a importância destes para a formação do aluno
9
3. Encaminhamentos metodológicos e Recursos didáticos(como fazer/procedimentos): O conjunto de determinados princípios, métodos, recursos e estratégias para chegar aos objetivos; o processo de investigação teórica e de ação prática.
10
4. A valiação: seleção de instrumentos e definição de critérios que estabelecem os propósitos e a dimensão do que se avalia. Para cada conteúdo específico é preciso ter claro o que se deseja ensinar, desenvolver e, portanto, avaliar.
11
5. Referências : permitem perceber em que material e em qual concepção o professor vem fundamentando seu conteúdo. Fundamentar conteúdos de forma historicamente situada implica buscar outras referências além dos livros didáticos.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.