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Uso de agentes de interface para auxiliar a avaliação formativa no ambiente TelEduc Ricardo Luís Lachi Joice Lee Otsuka Heloisa Vieira da Rocha UNICAMP.

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1 Uso de agentes de interface para auxiliar a avaliação formativa no ambiente TelEduc Ricardo Luís Lachi Joice Lee Otsuka Heloisa Vieira da Rocha UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Instituto de Computação

2 Tópicos Introdução –Avaliação formativa Pesquisas em andamento –Suporte a avaliação formativa no ambiente TelEduc Agente de seleção construído –Processo de aprendizagem Considerações finais

3 Avaliação formativa: –Contínua –Atua diretamente no processo de ensino-aprendizagem Cursos a distância: –maior percep ç ão do comportamento e desempenho do aluno –autentica ç ão da identidade do aluno: familiariza ç ão com o estilo e habilidades do mesmo Introdução

4 Ambientes de EaD Compostos de diversas ferramentas de comunicação Todas as interações das ferramentas são registradas Extrair dados relevantes para a avaliação formativa Introdução Análise demanda muito trabalho e tempo do professor

5 Pesquisas em andamento Projetos do grupo TelEduc (escopo avaliação): Desenvolvimento de uma Ferramenta de suporte à Avaliação em Ambientes de Ensino a Distância Desenvolvimento de uma Ferramenta de Testes Objetivos para Ambientes Computacionais de EaD

6 Pesquisas em andamento O uso de agentes de interface no gerenciamento de informações em ambientes de EaD Um Modelo Baseado em Agentes de Interface para o Suporte à Avaliação Formativa em Ambientes de Educação a Distância

7 Pesquisas em andamento Utilização de agentes de interface: Aprendem observando e monitorando as ações dos usuários em uma interface, atuando como assistentes pessoais, colaborando com o usuário (Maes, 1995) Agente desenvolvido: Uma ferramenta baseada em agentes de interface, desenvolvida para diminuir a sobrecarga do professor na análise de registros de sessões bate-papo do TelEduc

8 Agente de interface construído Há inúmeras ferramentas de comunicação no TelEduc Construiu-se o agente focando a ferramenta de bate-papo É a ferramenta mais desestruturada dentre todas as existentes. Nas outras é possível algum tipo de estruturação

9 Ex.: no Fórum de Discussões é possível organizar as mensagens por tópicos

10 Descrição do problema Descrição do problema especificamente para a ferramenta de bate-papo: - selecionar um conjunto de mensagens de uma sessão de bate-papo registrada no ambiente TelEduc que seja relevante para um determinado professor

11 Agente construído Processo de aprendizagem mensagens Status das mensagens Tabela Inicialmente, é apresentado o registro de uma sessão de bate-papo ao usuário Não há nenhum dado na base de conhecimentos do agente O agente vai observar o usuário selecionando as mensagens

12 Agente construído Processo de aprendizagem Etapa 1: O usuário deverá selecionar o conjunto de mensagens que considera relevantes Clicando no link de status correspondente à mensagem que quer selecionar

13 Agente construído Processo de aprendizagem Ao clicar em uma mensagem para selecioná-la é aberta uma janela com os motivos que o usuário pode indicar como causa da seleção da mensagem

14 Agente construído Processo de aprendizagem Opções de seleção : - Remetente - Entonação da fala - Destinatário Mensagem selecionada

15 Agente construído Processo de aprendizagem Palavras selecionadas da mensagem - É apresentada a mensagem inteira - Verificado se a palavra selecionada realmente consta na mensagem original (não foi alterada pelo usuário)

16 Agente construído Processo de aprendizagem A forma de relacionamento entre as palavras selecionadas Opções: Confirmar a seleção da mensagem Não confirmar a seleção da mensagem

17 Agente construído Processo de aprendizagem Mensagem foi selecionada: Cor de fundo da mensagem alterada Legenda indicando o número de mensagens selecionadas pelo usuário

18 Agente construído Processo de aprendizagem Essa etapa 1 é denominada aprendizagem por observação Fim da Etapa 1: seleção de uma mensagem por parte do usuário Ao final dessa etapa o agente armzenou os dados selecionados em sua base de conhecimentos

19 Agente construído Processo de aprendizagem E assim continua sucessivamente: O usuário vai selecionando as mensagens que considera interessantes até o momento em que resolve pedir para o agente selecionar as mensagens para ele

20 Análise do agente Palavra1Palavra1 Palavra2Palavra2 Palavra3Palavra3 mInhamInha Base de conhecimentos Agente construído Calcula uma probabilidade com base na freqüência das palavras presentes na base de conhecimentos Técnica de classificação Bayesiana Decide se seleciona ou Não uma mensagem

21 Agente construído Interface Mensagem selecionada pelo usuário Mensagem selecionada pelo agente Nº mensagens selecionadas pelo usuário Nº mensagens selecionadas pelo agente O agente apresenta um conjunto de mensagens que analisou e considerou relevantes para o usuário com base nos dados que possui armazenados na sua base de conhecimentos

22 Agente construído Processo de aprendizagem Etapa 2: O usuário refina a seleção apresentada pelo agente ! A partir desse momento, o usuário pode refinar a seleção apresentada pelo agente

23 Agente construído Processo de aprendizagem Participante que selecionou a mensagem Opções de seleção : - Remetente - Entonação da fala - Destinatário

24 Agente construído Processo de aprendizagem Palavras que foram indicadas anteriormente pelo usuário

25 Agente construído Processo de aprendizagem A essa etapa 2 é dado o nome de aprendizagem via feedback direto do usuário Pode-se pedir para o agente analisar novamente a sessão e assim segue o processo: usuário refina, agente re-analisa, usuário refina, agente re-analisa,...

26 Considerações finais Testes preliminares apontam resultados positivos: Entre 65% a 75% das mensagens selecionadas pelo agente são relevantes para o usuário Pode ser estendido às outras ferramentas de comunicação G rupo TelEduc (escopo avaliação): Prover suporte ao professor na identificação, seleção e análise de dados relevantes à avaliação formativa

27 Contatos s para contato: Ricardo Luís Lachi: Joice Lee Otsuka: Heloisa Vieira da Rocha: Grupo de pesquisa TelEduc: Ambiente TelEduc:


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