A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Material Didático Digital Modalidades de Ensino Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Material Didático Digital Modalidades de Ensino Universidade Tecnológica Federal do Paraná"— Transcrição da apresentação:

1 Material Didático Digital Modalidades de Ensino Universidade Tecnológica Federal do Paraná

2 Capacitar profissionais para definição e elaboração de proposta de produção de material didático digital OBJETIVO Objetivo Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

3 Modalidade em que o processo ensino- aprendizagem acontece numa relação direta entre professor e aluno. Desenvolve-se em ambientes previamente determinados, tradicionalmente identificados como salas de aula. MODALIDADES DE ENSINO Modalidades de Ensino Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

4 A DISTÂNCIA Modalidade em que o processo ensino- aprendizagem acontece mediante a separação física entre professor e aluno. MODALIDADES DE ENSINO Modalidades de Ensino Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

5 MODALIDADES DE ENSINO SEMI-PRESENCIAL SEMI-PRESENCIAL Modalidade de ensino em que o processo ensino- aprendizagem realiza-se em duas fases distintas, embora complementares. Numa das fases acontece a relação direta do professor com o aluno e, na outra, há momentos individualizados de estudos, orientados à distância, sem a presença física do professor. Modalidades de Ensino Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

6 O que é e-Learning? O e-Learning refere-se à utilização das tecnologias da Internet para fornecer um amplo conjunto de soluções que melhoram o conhecimento e o desempenho. ( Marc J. Rosenberg – e-Learning – Makron Books, 2002) Modalidades de Ensino Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

7 O que é e-Learning? "E-Learning não significa apenas disponibilizar um curso no desktop do usuário. É sim, uma combinação de recursos, interatividade, apoio a performance e atividades estruturadas de aprendizagem." Eliot Massie The Masie Center Modalidades de Ensino Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

8 É baseado em três critérios fundamentais É baseado em três critérios fundamentais: 1. É transmitido em rede, o que torna possível a atualização, armazenamento / recuperação, distribuição e compartilhamento instantâneos da instrução ou informação; 2. É fornecido ao usuário final por meio do computador utilizando a tecnologia-padrão da Internet; 3. Concentra-se na visão mais ampla de aprendizado: soluções de aprendizado que vão além dos paradigmas tradicionais de treinamento. (Marc J. Rosenberg – e-Learning – Makron Books, 2002) Modalidades de Ensino Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

9 O e-learning explora os recursos multimídia (texto, imagem, som, animação, simulação, vídeo etc.), de forma planejada e orientada aos interesses do público-alvo, aliando a isso um desenho instrucional capaz de transmitir o conhecimento da forma mais adequada. Modalidades de Ensino Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

10 E-LEARNING ORIENTADO PELO PROFESSOR Instrutor Atividades em sala de aula via Web Canal de comunicação para perguntas e respostas Trabalho para os alunos Servidor Bate-papo ou Grupos de discussão Atribuições enviadas para o grupo de discussão Fonte: Leading E-Learning. Horton, William Modalidades de Ensino Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

11 E-LEARNING FACILITADO Conteúdo Apresentações em multimídia Interatividade Servidor Web s Professor Grupos de discussão Fonte: Leading E-Learning. Horton, William Modalidades de Ensino Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

12 E-LEARNING ORIENTADO PELO ALUNO Conteúdo Apresentações em multimídia Interatividade Servidor Web Navegador Fonte: Leading E-Learning. Horton, William Modalidades de Ensino Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

13 Visão Simplificada Fonte: Leading E-Learning. Horton, William Modalidades de Ensino Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

14 Aspecto do treinamento em sala de aula Como ele pode ser incorporado ao e-learning Cumprimento mais caloroso do professor Cumprimento gravado em vídeo ou áudio. Possibilidade de fazer perguntas de um facilitador, link para um fórum de discussão ou um número de telefone. Histórias e preleções de alta qualidade Apresentações, histórias, demonstrações e palestras gravadas. Incentivo dos colegas de turma Debates constantes entre os alunos envolvidos no curso. Ajuda orientadora Reuniões opcionais para aproximar os alunos que farão o curso. Como incorporar estratégias da sala de aula ao e-learning? Modalidades de Ensino Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

15 DICAS Enviar dever de casa enviado por ou para um fórum de discussão Publicar avisos em fórum de discussão ou Continuar os debates de sala de aula em um fórum de discussão Utilizar recursos de troca de mensagens e videoconferência. Utilizar as ferramentas de comunicação para grupos de estudo Indicar links na Internet para leitura Modalidades de Ensino Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

16 FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO SíncronoAssíncrono Todos reunidos na mesma hora. Para isso, deverão ter cursado até o mesmo ponto do conteúdo. Todos os alunos poderão postar suas mensagens a qualquer momento, mesmo estando em diferentes pontos do curso. No trabalhoAlunos distribuídos globalmente +/- Horas+/- Dias Fonte: Leading E-Learning. Horton, William Ferramentas de Comunicação Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

17 FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO Assíncronas Síncronas Ferramentas de Comunicação Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

18 FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO Ferramentas assíncronas : Correio eletrônico Correio eletrônico – permite troca de mensagens escritas e o envio de arquivos em qualquer formato. As mensagens são enviadas para as caixas postais de cada participante. Fórum de discussão Fórum de discussão – possui as mesmas características do correio eletrônico. Porém, as mensagens não são enviadas para as caixas postais, são armazenadas hierarquicamente (de acordo com as linhas de discussão) no servidor, facilitando o registro e o acompanhamento dos vários assuntos por todos os alunos. Ferramentas de Comunicação Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

19 FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO Ferramentas síncronas: Bate papo (Chat Bate papo (Chat) – promove discussões interativas em forma de texto entre duas ou mais pessoas simultaneamente e permite o envio de mensagens para todos os usuários conectados ou apenas para um usuário em particular. As discussões podem ser gravadas para acesso e análise posterior. Videoconferência Videoconferência – permite que os usuários se comuniquem simultaneamente através de áudio e vídeo. Essa ferramenta requer a utilização de dispositivos como câmera de vídeo, microfone, equipamentos especiais para digitalização e compressão e conexão de rede de alta velocidade. Ferramentas de Comunicação Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

20 EXEMPLOS Ferramentas de Comunicação Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

21 Enquanto são discutidas questões oportunas e importantes relacionadas ao ensino a distância como a definição do papel do professor, a realização de aulas síncronas ou assíncronas, o uso da Internet, o uso de videoconferência e outras mais, ocorre a evolução lenta e gradual do uso da informação digital como recurso de apoio às atividades de ensino fundamental, médio, superior e de pós-graduação. Enquanto são discutidas questões oportunas e importantes relacionadas ao ensino a distância como a definição do papel do professor, a realização de aulas síncronas ou assíncronas, o uso da Internet, o uso de videoconferência e outras mais, ocorre a evolução lenta e gradual do uso da informação digital como recurso de apoio às atividades de ensino fundamental, médio, superior e de pós-graduação. GONZALES, Marco; POHLMANN FILHO, Omer; BORGES, Karen S. MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL Material didático digital Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

22 Essa evolução está inserida em outra mais abrangente: a que transformará (ou está transformando) o ensino presencial em ensino a distância. Entretanto, pode-se argumentar que essas duas modalidades de ensino sempre continuarão existindo. Neste caso, a evolução que se observa tão- somente comprova a importância da informação no ensino em geral, e o que se verifica é um processo crescente de informatização em termos de produção e disponibilização da informação. GONZALES, Marco; POHLMANN FILHO, Omer; BORGES, Karen S. Material didático digital Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto

23 Material didático digital Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto Vantagens e desvantagens da informatização dos processos pedagógicos ? VantagensDesvantagens Autonomia Publico Alvo Rastreabilidade e qualidade Otimização do tempo Respeito a individualidade Cobre planejamento e racionalidade Amplia os recursos possíveis Aprender a aprender Situação sócio-econômica (infra-estrutura necessária) Manutenção da motivação do aluno Rastreabilidade Impessoalidade Demanda mais tempo para preparação Quebra de paradigmas

24 Material didático digital Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto Requisitos Desenvolvimento Publicação InternetIntranet/CDrom Papel Slides MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL

25 Projeto Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto Como planejar ?

26 Projeto Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto As seguintes informações precisam ser levantadas e definidas: Público-alvo Público-alvo Objetivos de aprendizagem gerais e Objetivos de aprendizagem gerais e específicos específicos Estratégias instrucionais / didáticas Estratégias instrucionais / didáticas Mecanismos de avaliação Mecanismos de avaliação

27 Projeto Objetivo Modalidades de Ensino Ferramentas de Comunicação Material didático digital Projeto PÚBLICO-ALVO Segundo Laaser (1997), os alunos que aprendem à distância possuem características diferentes quanto à formação, faixa etária, grupo sócio-econômico. Mas os educadores devem buscar o máximo de informações para traçar o perfil desses alunos. É importante definir: Grau de escolaridade Faixa etária Aspectos culturais Idiomas Conhecimentos prévios e experiência com os recursos (de hardware e software necessários)


Carregar ppt "Material Didático Digital Modalidades de Ensino Universidade Tecnológica Federal do Paraná"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google