A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Aluno a Distância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Aluno a Distância."— Transcrição da apresentação:

1 O Aluno a Distância

2 Na aula anterior, você aprendeu sobre o planejamento geral de um curso
Na aula anterior, você aprendeu sobre o planejamento geral de um curso. Nesta aula, compreenderá a importância de conhecer quem é o aluno que estuda à distância. Boa aula!

3 O Aluno a Distância

4 O Aluno a Distância Conhecer o aluno a distância é fundamental para o sucesso da EaD, pois o conhecimento ajudará a superar as barreiras entre alunos e professores, barreiras estas que podem ser apenas físicas.

5 O Aluno a Distância O aluno a distância possui muitas características em comum com o aluno presencial, afinal estamos falando de pessoas, porém aprendendo em ambiente diferentes. Os processos de pensamento, de construção do conhecimento são os mesmos. No entanto, os desafios que enfrentam são distintos. E não basta dominar a tecnologia para se tornar um bom aluno virtual! O papel do aluno, na Educação a Distância, mais do que dominar informações e conteúdos, é desenvolver sua capacidade de aprender a aprender. Ele é a figura central do processo de aprendizagem e todo o curso deve ser desenhado visando à otimização do seu desempenho. Uma das estratégias para o sucesso de um programa de EaD é a definição inicial do público-alvo para o qual se está planejando.

6 O Aluno a Distância Algumas perguntas são essenciais nesse momento!
Responder essas questões, ainda que de forma ampla e genérica, é uma etapa primordial no desenvolvimento de conteúdos didáticos para EaD. Pois hoje, em face das radicais transformações tecnológicas e da superação constante dos conhecimentos adquiridos por novos enfoques e descobertas, torna-se necessário para qualquer ser humano uma aprendizagem continuada, na qual o grande foco é o desenvolvimento profissional. Quem é esse aluno? Quais são as suas expectativas? O que ele busca/necessita? Qual é sua formação? Ele possui algum conhecimento prévio sobre o assunto?

7 O Aluno a distância Dessa forma, Peters (2001, p. 37), destaca alguns aspectos importantes sobre os alunos adultos. Experiência de vida muda a forma de encarar e avaliar os benefícios dos estudos. Harmonizar estudo e trabalho profissional é um desafio, pois a maioria dedica-se aos estudos em tempo parcial. Veem oportunidade como uma segunda chance, uma vez que não puderam estudar quando mais jovens.

8 O Aluno a distância Buscam um status socioeconômico mais elevado, em um contexto social cada vez mais competitivo. São mais qualificados, pois muitos já estudaram antes e com sucesso, o que reflete na sua motivação e na atitude que apresentam em relação ao estudo. Para o aluno adulto, o estudo tem função diferente, estando inserido de forma clara e definida em seus planos de vida, atuais ou futuros.

9 O conceito do aluno a distância, que você viu anteriormente exige, em contrapartida, competências e habilidades específicas. Você sabe quais? Confira

10 Competências Necessárias ao Aluno a Distância

11 Competências Necessárias ao Aluno a Distância
Claro que várias das competências relacionadas a seguir também são desejáveis nos alunos que optam por outras modalidades de educação, no entanto, na Educação a Distância elas são fundamentais. Mesmo que o professor e o monitor tentem utilizar estratégias para minimizar o efeito de sua ausência, se o aluno não desenvolver estas competências o seu aprendizado poderá estar comprometido.

12 Competências Necessárias ao Aluno a Distância
Proatividade: capacidade de agir antecipando-se às solicitações. Ou seja, não atuar somente em resposta ao que ocorre. Consciência: perceber qual é o papel do aluno no processo de Educação a Distância, pois este deve assumir responsabilidades que usualmente caberiam ao professor na educação presencial (veja o tópico disciplina, logo a seguir). Automotivação: conseguir manter o foco nos objetivos propostos para superar os desafios que se apresentarem.

13 Competências necessárias ao aluno a distância
Disciplina: assumir a responsabilidade por administrar seu tempo, ritmo de aprendizagem e até mesmo processos de avaliação, aspectos geralmente administrados pelo professor na educação presencial. Autonomia: capacidade de atuar independentemente de pressões externas, como colegas e/ou professores; o aluno irá assumir a responsabilidade pela regulação e disciplina e desenvolver a capacidade de aprendizagem autodirigida. Conectividade: saber realizar a conexão transversal entre diversos conteúdos e informações obtidos por meios também variados. Colocar em prática tudo isso, fica bem mais fácil se você possui um material para orientá-lo.


Carregar ppt "O Aluno a Distância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google