A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATIVIDADE EXTRA-CLASSE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATIVIDADE EXTRA-CLASSE"— Transcrição da apresentação:

1 ATIVIDADE EXTRA-CLASSE
ASSUNTO: ANÁLISE DE OPINIÕES SOBRE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA DISCIPLINA: COMPUTADORES E SOCIEDADE ALUNOS: CÁSSIO FORGIARINI MARTINS LEANDRO RAMOS DE OLIVEIRA PATRICK PIVOTTO VIERA PERÍODO: DEZEMBRO DE 2006 A MARÇO DE 2007

2 INTRODUÇÃO Motivação: - Crescimento da EAD;
- Oportunidade a mais para todos; - Diversidade dos cursos: especialização, graduação, pós-graduação. Objetivos: Opiniões de alunos, ex-alunos, professores e empresários sobre EAD: satisfação, situação no mercado de trabalho.

3 DESENVOLVIMENTO Projeto da atividade e definição do cronograma.
Breve estudo sobre EAD: adquirir mais conhecimentos. Preparação dos questionários: 1 para cada tipo de entrevistado. Entrevistas: Por ou presencialmente. Análise das opiniões e escrita do relatório.

4 ENTREVISTA DE ALUNO Fernanda Pires: Curso Superior de Tecnologia de Marketing, na UNOPAR. Motivação: Baixo custo e leva menos tempo. Aulas: 1 vez por semana; “Todos os alunos se reúnem num mesmo espaço virtual”. Professores: fácil acesso, dominam o conteúdo. Avaliações: Provas e trabalhos, mínimo de 50%; Prova objetiva em Ijuí; Mínimo de 75% de presença. Vantagens: Curta duração, baixo preço, bom conteúdo, específico, escolha de horários, professores qualificados. Desvantagem: Desvalorização do profissional no mercado.

5 ENTREVISTA DE EX-ALUNO
Viviane Ferreira: Pós-graduação em Gestão Comercial Estratégica, na UnB. Motivação: Poder estudar à distância. Aulas: 1 vez por semana, sábados pela manhã; Tirar dúvidas em diversos horários, com professores online. Avaliações: Semanalmente sobre o conteúdo das aulas. Professores: Alguns bem assíduos e qualificados; outros pouco presentes. Vantagem: Acesso ao estudo para pessoas com pouco tempo. Desvantagem: Alguns professores mal qualificados -> desinteresse por parte dos alunos.

6 ENTREVISTA DE PROFESSOR
Carlos Gustavo Martins Hoelzel, da UFSM. Motivações: Desenvolvimento de design instrucional para preparar cursos; Realização de trabalho interdisciplinar. Alunos: “2 grupos”: participam ativamente ou não participam das atividades; ocorrem desistências, mas menos do que em cursos presenciais. Tempo ocupado: 30 horas semanais entre preparar o material, tirar dúvidas. Vantagens: Abrangência, localidade, baixo custo -> possível solução para baixa escolaridade. Desvantagem: Dificuldade tecnológica com a interação síncrona

7 ENTREVISTA DE EMPRESÁRIO
João Luiz da Rosa Lima: supervisor da Cooperativa Tritícola Panambi Ltda, em Panambi-RS. Nunca contratou alguém com formação por EAD. Contrataria um, se fosse competente durante o período de experiência. Não acredita em diferenças no desempenho. Renovação dos conhecimentos dos funcionários: incentivaria a fazer cursos de EAD, se reconhecidos. Vantagem: Sem gasto com transporte. Desvantagens: Ausência do contato pessoal com colegas e professores; preconceito por parte de algumas empresas se o profissional não tiver muita experiência.

8 CONCLUSÕES Modéstia à parte, os objetivos foram alcançados com êxito, superando nossas expectativas. A EAD está presente nas mais diversas localidades (inclusive em Panambi). Segundo os entrevistados, a EAD uma é nova (e boa) possibilidade de qualificação com qualidade. Universidades investindo mais nesses cursos -> mais pessoas têm acesso aos conhecimentos. Cuidado: Buscar um curso de qualidade, com professores qualificados -> diminuir desistência e melhorar formação. O Principal: Esforço pessoal e dedicação.


Carregar ppt "ATIVIDADE EXTRA-CLASSE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google