A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP."— Transcrição da apresentação:

1

2 SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP

3 MINHA VIDA ESCOLAR * 1983 até 1984: Estudava na APAE na parte da tarde e fazia fonoaudióloga pela manhã. * 1985: Fui para a sala especial usava próteses auditiva e microfone para a reabilitação com professora normal que não era profissional especialista para educar os surdos e também fazia fonoaudióloga 3 vezes por semana.

4 * 1986 até 1998: Fui para a escola normal juntamente com ouvintes na parte da manhã. E também havia aula de reforço na parte da tarde e fazia reabilitação com fonoaudióloga 3 vezes por semana. No meio deste período,em 1992,eu mesma descobri que era surda, logo disso,tirei o aparelho auditivo,após 1 ano parei de fazer fonoaudióloga, mas continuei estudando até me formar no 2ºgrau. * 1999 até 2000: Fiz técnico em processamento de dados, fui atraz de emprego, foi difícil pois parecia que a sociedade não acreditava que uma pessoa surda seria capaz de trabalhar. Encontrei meus amigos surdos que estudaram comigo desde a infância na APAE.

5 * 2004 até 2006: Fiz faculdade de Pedagogia, nessa época foi diferente da anterior, pois havia interprete dentro da sala de aula, aprendi várias coisas e sempre procurando novidades da área educacional. No meio deste período descobri que surgiu um vestibular de Letras/Libras pela UFSC,foi em Agosto de 2007, prestei a prova e fui aprovada.

6 * LETRAS/LIBRAS: (Licenciatura em Letras/Língua Brasileira de Sinais). É um curso novo que tem aqui no Brasil. É um curso de educação à distancia,com aulas quinzenais, também com estudos em ambiente virtual e teleconferência presencial do professor de cada disciplina.(Dentro da teleconferência profissional,explica-se todo o conteúdo e a interprete passa a fala do profissional para os alunos e também existe profissional surdo explicando todo o conteúdo com língua de sinais).

7 Ronice Quadros preparou e fundou o curso de Letras/Libras, e aqui no Brasil tem 9 pólos espalhados: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) Universidade Brasília (UNB) Universidade de São Paulo (USP) Universidade Federal do Amazonas (UFAM) Universidade Federal do Ceará (UFC) Universidade Federal da Bahia (UFBA) Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Centro Federal de Formação Tecnológica de Goiás (CEFET)

8 Pontos sobre a formação com intérprete (Pedagogia) e o curso Letras/Libras - pensado especificamente para Surdos DIFICULDADES: PEDAGOGIA: acompanhar as leituras que professor faz na sala de aula visualizar filmes sem legendas preparação das aulas pensadas para os ouvintes LETRAS/LIBRAS: (sugestão) Todos os professores serem fluentes em libras

9 VANTAGENS: PEDAGOGIA: ter interprete dentro sala de aula LETRAS/LIBRAS: ter sempre contato com surdos o que facilita as trocas de idéias, além das pessoas ouvintes que sabem libras trabalhos em grupo onde podemos opinar e ser entendido material didático preparado para surdos

10 DESVANTAGENS: PEDAGOGIA: trabalhos em grupo – mesmo com intérprete não conseguimos interagir com deveríamos material didático pensado para quem não é surdo – a dinâmica da aula também é feita para ouvintes LETRAS/LIBRAS: como dito anteriormente, facilitaria a aprendizagem se os professores soubessem libras com fluência

11 Considerações Finais A Educação, de forma geral, tem movimentado lentamente em rumo as reais necessidades do surdo. A presença do ILS é uma das vertentes desta política inclusiva, mais que não é só. Não podemos parar nisso. Precisamos de mais iniciativas para incluir o surdo e o ILS no ensino. O curso Letras Libras veio para contribuir com o desenvolvimento de uma política que, de fato, inclua e pense nas questões referentes a surdez. Uma mudança no e de ensino. É o que tenho notado como nova estudante.

12 OS SURDOS OUVEM COM OS OLHOS, FALAM COM AS MÃOS


Carregar ppt "SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google