A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portfólio de matemática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portfólio de matemática"— Transcrição da apresentação:

1 Portfólio de matemática
Giullia Peres da Silva Informática - manhã

2 Sumário CONTEÚDOS 1.1 Problemas de lógica 1.2 Conjuntos
1.2.1 Problemas: Como resolvê-los 1.2.2 Modo de completar o diagrama 1.3 Intervalos 1.4 Funções 2. MEU MODO DE ESTUDAR 3. AUTO AVALIAÇÃO 4. SOBRE AS AULAS

3 Introdução Neste trabalho falarei sobre as atividades propostas pela professora Aline de Bona, de matemática. Dentre elas: temas, trabalhos e provas. Representarei algumas das atividades e o modo com que eu aprendi a fazê-las, como eu estudo para as provas, como as corrijo, e minha maneira de resolver os exercícios. Durante o trimestre aprendemos os seguintes conteúdos: Equações do 1º e 2º grau, sistemas lineares, frações, conjuntos numéricos, conjuntos, intervalos e funções. Selecionarei três deles e exporei meu conhecimento nos mesmos.

4 1. Conteúdos

5 1.1 Problemas de lógica No começo do ano, nos primeiros dias de aula, a professora propôs que fizéssemos duas atividades de problemas de lógica. A primeira era sobre grupos de karaokê que se apresentavam em um bar. Nela, tínhamos que descobrir o nome do grupo, a ordem em que se apresentavam, seus membros e a canção. Tinha 8 dicas, as quais usávamos para descobrir a primeira parte, com o uso do português. Na segunda parte, deveríamos usar a matemática em forma de lógica para resolvermos o exercício. A segunda atividade, era semelhante a primeira. Porém, era sobre uma grande empresa que estava contratando novos funcionários. Nesta atividade, tínhamos que descobrir quem foi contratado, o mês que isso ocorreu, a idade de cada um e o cargo para que foi contratado. Usávamos a mesma técnica que na primeira.

6 1.2 Conjuntos A professora apresentou esse conteúdo na primeira aula de matemática, juntamente com o primeiro problema de lógica. Esse foi um dos meus conteúdos preferidos até agora, pois com ele aprendi os passos certos para resolvermos um problema de matemática, como pesquisas que são propostas à população, por exemplo Problemas: Como resolvê-los A primeira coisa que temos que fazer na hora de resolver os problemas, é representar os conjuntos em forma de círculos. Podemos fazer isso da seguinte forma:

7 No primeiro círculo, colocamos uma das variáveis.

8 No segundo, colocamos a outra variável.

9 No meio, colocamos as pessoas que escolhem as duas opções.

10 1.2.2 Modo de completar o diagrama:
Começamos pelo círculo do meio, adicionando o número de pessoas que escolheram as duas opções. Após fazer isso, adicionamos o restante dos valores nos seus respectivos lugares. Subtraindo o valor adicionado no espaço do meio. Após fazermos isso, é só respondermos o que se pede.

11 1.3 Intervalos Posteriormente ao conteúdo de conjuntos, iniciamos a aprendizagem do conteúdo de intervalos. Os intervalos são representados por retas, com números que podem ou não estarem nelas, sendo representados por um ponto fechado ou aberto marcado na reta.

12 No slide anterior foi representado na reta o seguinte intervalo: do número 4 ao número 6, sendo o 4 fechado e o 6 aberto. Podemos representá-lo de duas maneiras diferentes: Por intervalos: [4;6[ Ou por conjuntos: O qual lê-se da seguinte forma: x pertencente aos reais, tal que x é maior ou igual a 4 e menor que 6.

13 A partir das retas, podemos, então, fazer a união, a intersecção e a diferença das mesmas. A união é feita da seguinte maneira: Temos as retas A e B. Então, juntamos uma com a outra, pegando o primeiro e o último valor. Exemplo: A B A U B

14 A intersecção é feita da seguinte maneira: Fazemos duas ou mais retas, e pegamos os números que elas tem em comum, formando outra reta. Exemplo: A ᴖ B

15 E, por último, temos a diferença
E, por último, temos a diferença. Fazemos a diferença da seguinte forma: Pegamos os valores de uma reta que não estão contidos na outra. Exemplo: B - A

16 1.4 Funções É função quando: Todo domínio tem uma imagem. Toda imagem tem um único domínio. X y=x+5 O y=0+5 y=5+5 y=15+5 5 15 5 10 20

17 Exemplos de exercícios:
Na função f: IR -> IR, com f(x)= x²-3x+1, determine: f(-8) f(-8)= (-8)²-3.(-8)+1 f(-8)= = 89 Construa, num sistema de coordenadas cartesianas, os gráficos das funções f: IR-> IR dadas por: f(x)=8x Explicação: Neste exercício, temos que escolher dois valores e fazer a conta utilizando a forma dada no enunciado do exercício. Após fazermos isso, marcamos os pontos no gráfico e fizemos a reta. Resolução: X y=8x y=8.2= 16 y=8.3= 24 Gráfico: 24 16

18 2. Meu modo de estudar Existem vários modos de estudar, e cada pessoa possui o seu. Alguns aprendem mais lendo, outros ouvindo alguém explicar, outros escrevendo, outros explicando, entre outros. O meu modo é refazendo as atividades propostas. Sempre que eu vou estudar para alguma prova eu pego os exercícios que eu tenho daquele conteúdo e refaço-os. E quando eu vou fazer alguma recuperação eu refaço a prova que vai ser recuperada.

19 3. Auto avaliação Eu me daria 7,5, pois eu fiz as atividades propostas, porém não postei no pbworks. Mas por outro lado, eu penso que mereço uma nota acima da média, pois eu me esforcei para aprender os conteúdos e fazer as atividades propostas, soube a hora de falar e calar em sala de aula, soube respeitar a professora, mantive, na medida do possível, uma boa relação com meus colegas, etc. Me reuni algumas vezes com o Claiton, para ajudá-lo, especialmente, no conteúdo de intervalos. Também me reuni um dia com a Carolina, para nós ajudarmos uma a outra a entender o conteúdo de conjuntos que, como já foi comentado, foi o que eu mais gostei.

20 4. Sobre as aulas As aulas de matemática da professora Aline são muito boas, pois ela está sempre disposta a tirar nossas dúvidas, independente de quantas vezes a questionarmos. Ela tem uma maneira divertida de ensinar, é super alegre e isso torna as aulas bem agradáveis. As explicações dela são claras, e ela nos ensina de uma maneira descontraída, o que facilita na aprendizagem e na hora de fazer as provas. O que eu não gosto da aula dela, é a parte do pbworks. No inicio eu não consegui entrar nele, depois eu acabei ficando sem tempo então eu não consigo postar as coisas. E com isso eu perco nota. Eu gostei da ideia do portfólio, pois assim revemos tudo que aprendemos para colocar nele e podemos expor nossa opinião, fazendo críticas construtivas sobre as aulas. Eu gostaria de sugerir que a professora nos ensinasse a jogar xadrez com matemática, como ela falou uma vez.


Carregar ppt "Portfólio de matemática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google