A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTILOS DE APRENDIZAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTILOS DE APRENDIZAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 ESTILOS DE APRENDIZAGEM
Esp.: Carla Emanuelle

2 A B C D 1 Ativo Pragmático Reflexivo teórico 2 3 pragmático 4 5
6 7 8 9 10 11 12

3 O que é estilo de aprendizagem?
COMO GOSTAMOS DE APRENDER?!!! Robert Sternberg (1999) diz que é uma maneira de pensar, não é atitude, mas sim como aplico as minhas atitudes (como eu penso o meu fazer); 1º Experimentação concreta- É O QUERER APRENDER; 2º Observação Reflexiva- OBSERVAR AS POSSIBILIDADES DE UMA MESMA SITUAÇÃO

4 3º Conceituação Abstrata- SER CRIATIVO E CONSTRUIR OS PRÓPRIOS CONCEITOS E APLICAR NA PRÁTICA;
4º Experimentação Ativa- SER HÁBIL PARA RESOLVER SITUAÇÕES PROBLEMA QUERER- REFLETIR CONCEITUAR E RESOLVER PROBLEMAS

5 Kolb ressalta dois caminhos para aprender:
- COMO PERCEBEMOS E RECEBEMOS A INFORMAÇÃO; COMO PROCESSAMOS A INFORMAÇÃO. ESTILOS: Convergente; Divergente; Assimilativo; Criativo.

6 ESTILO ATIVO A CRIANÇA COM CARACTERÍSTICAS MAIS PRESENTES NO ESTILO ATIVO DEMONSTRA SER ALEGRE, COMUNICATIVA, RÁPIDA AO REALIZAR SUAS TAREFAS OU AQUILO QUE LHE FOR SOLICITADO, CURIOSA, OU SEJA, GOSTA DE DESCOBRIR NOVIDADES. ELA TAMBÉM PREFERE DIVERSIFICAR O AMBIENTE ONDE ESTUDA OU BRINCA.EM SALA DE AULA É O ALUNO QUE NO MESMO INSTANTE QUE TRABALHA, TAMBÉM CONVERSA, NÃO PERMANECE POR MUITO TEMPO NA MESMA ATIVIDADE, FAZ COISAS ALÉM DO SOLICITADO.É AQUELE QUE ESTÁ SEMPRE DISPOSTO A AJUDAR O PROFESSOR E OS COLEGAS.DEMONSTRA ENCANTAMENTO FRENTE A CONTEÚDOS NOVOS, EM APRENDER. É SEMPRE O LÍDER , INVENTA AS BRINCADEIRAS, O PROTAGONISTA DO JOGO.É EXTROVERTIDO E GOSTA DE CHAMAR ATENÇÃO.É RESPONSÁVEL POR CONCILIAR SITUAÇÕES DE CONFLITO ENTRE COLEGAS, DISPOSTO SEMPRE A AJUDAR.

7 O adulto ativo: São pessoas que se destacam por sua vivacidade, mente aberta e gosto por novas experiências, é quase impossível não percebermos sua presença; quando estão em grupo estão sempre fazendo algo por todos e em geral são bem intempestivas.

8 Estilo REFLEXIVO A CRIANÇA reflexiva primeiro observa, analisa o ambiente para depois participar dele. Em sala é aquele que espera os colegas comentarem sobre o assunto pra depois dar sua opinião e conclusão, é prudente. Ele pensa e analisa as lições antes de realizá-las, nas brincadeiras também, nas lúdicas ou não ele olha os colegas brincando e só depois entra na brincadeira, age só se sentir seguro. Diante de várias opções de cores observa para depois escolher a que mais lhe agrada, é detalhista, caprichosa, faz o melhor e mais perfeito que puder.

9 O ADULTO REFLEXIVO: São as pessoas que utilizam a observação e a análise antes de chegarem a alguma conclusão; gostam de valorizar todas as possibilidades da situação antes de tomar decisões; preferem escutar do que falar, escutam, pensam, observam mais para depois agir e são mais ponderadas nas atitudes diferentes dos ativos

10 Estilo TEÓRICO A CRIANÇA é organizada e planeja suas tarefas, quando lida com videogame, computador e brincadeiras com colegas, já inicia sabendo o que quer e o que vai fazer primeiro. Na escola espera a ordem para depois executar com planejamento a tarefa. A organização pode ser percebida na montagem de quebra-cabeças quando separa as peças, organiza e depois monta com acerto é uma criança curiosa que quer sempre saber os “porquês” dos fatos, buscando uma explicação para tudo.

11 O ADULTO TEÓRICO São aqueles que integram as observações dentro das teorias lógicas e complexas, buscam a racionalidade, a objetividade e a lógica, assim como a análise e a síntese, tendem a ser perfeccionistas.

12 Estilo PRAGMÁTICO A CRIANÇA age baseada na confiança em si e na determinação. Isso implica em não escutar o que falam dele e de suas tarefas. Elas são decididas e práticas nas escolhas das brincadeiras e cores e roupas a serem usadas. Escolhem de maneira rápida, objetiva e útil, são crianças autônomas, resolvem com praticidade as situações de forma decisiva e ágil.

13 O ADULTO PRAGMÁTICO São os que tendem a colocar em prática as idéias, mostram-se impacientes até poder aplicar o que aprenderam, têm como objetivo a funcionalidade


Carregar ppt "ESTILOS DE APRENDIZAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google