A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos."— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos capazes de pensar antes de agir; enquanto realizamos uma atividade; e, depois que fizemos alguma coisa.

2 Pessoas que agem sem refletir, obedecendo ao impulso do momento e sem levar em consideração todas as informações disponíveis podem ser classificadas como impulsivas. É importante registrar que não estamos falando daquelas pessoas que pensam... pensam... e nada realizam. É necessário ter iniciativa; dar respostas rápidas, mas não impulsivas.

3 Ser reflexivo é qualidade essencial para o exercício do ofício de professor.

4 Professores pensam e tomam decisões, freqüentemente, sobre seu trabalho.
1. Antes (reflexão sobre a ação): Que objetivos quero alcançar nessa aula? Como vou apresentar esse conteúdo? O tema é um pouco delicado, por onde começar? Vou começar contando, durante dez minutos, uma história! Que exemplos citar? Que perguntas podem ser feitas? O que fazer após as respostas a essas perguntas? Vou usar as respostas dos alunos nas minhas falas? Vou elogiar suas participações? De que maneira? Onde é possível aplicar esse conteúdo? Como avaliar os desempenhos dos alunos no início, no meio e no fim da aula? Como fechar o assunto? Devo indicar tarefas para casa? Quais tarefas valeriam à pena indicar?

5 2. Durante (reflexão na ação):
... Antes de começar o assunto de hoje, gostaria de contar uma história. Vocês conhecem a história de Cachinhos dourados? Conhecem!!... (E agora, o que fazer? Contar outra história de improviso?... Melhor: vou aproveitar a oportunidade e perguntar o que eles sabem sobre a história!)... Quem contou para vocês? Quem quer contar a história? Quem é Cachinhos dourados? Onde ela foi? Por que os ursos não estavam em casa? O que ela fez? O que ela comeu? Onde ela sentou? Onde ela dormiu? Os ursos ficaram satisfeitos? Quem ficou mais infeliz? Por quê? O que aconteceu quando ela acordou? O que ela prometeu não fazer mais? Muito bem! Vocês prestaram atenção quando a pessoa contou a história para vocês! Era sobre isso mesmo que eu queria conversar. Vejam bem, hoje...

6 3 - Depois (reflexão sobre a ação):
Os objetivos foram alcançados? O que é preciso mudar para aperfeiçoar ações educacionais junto a meus alunos? O que vale a pena manter? O que deve ser replanejado? Antes de decidir sobre a realização de uma atividade de aprendizagem é bom perguntar aos colegas se os alunos a conhecem. É sempre bom planejar outras atividades semelhantes a que se pretende realizar, para evitar constrangimentos.


Carregar ppt "PLANEJAMENTO ESCOLAR Qual o papel da reflexividade no ofício do professor? Reflexividade é uma qualidade inerente ao ser humano. Em outras palavras, somos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google