A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
Curso TIC’S – NTE – 2009

2 Título: “O resgate de antigas brincadeiras populares”
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Nome: Adriana Perdomini Geraldo Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental São Vicente de Paula Cidade: Erechim – RS Nível de Ensino: 4ª série T: 41 Modalidade: Ensino Fundamental – Séries iniciais Professora Parceira: Viviane Malacarne Turno: Manhã Ano: 2009 Título: “O resgate de antigas brincadeiras populares”

3 O jogo, o brincar são elementos essencialmente socializadores e, consequentemente, algo muito importante para o desenvolvimento humano.

4 Este projeto propõe a resgatar antigas brincadeiras já esquecidas pela maioria das nossas crianças e/ou nunca brincadas por eles. Propõe-se também a criar novas possibilidades de aprendizagem para o dia a dia. Assim, ao mesmo tempo em que o aluno está entrevistando, pesquisando sobre esta cultura popular esta desenvolvendo habilidades com novas tecnologias, como pesquisar na internet, gravar as entrevistas, digitar sua pesquisa e outros. Objetivo Geral: Proporcionar a estes alunos o resgate e o conhecimento de uma cultura recreativa, bem como, desfrutar de momentos de descoberta a cerca das práticas lúdicas de outras gerações utilizando-se de diferentes tecnologias para auxiliar no desenvolvimento deste.

5 No desenvolver de uma brincadeira, esperamos que as crianças sejam capazes de alcançar além dos objetivos cognitivo, o respeitar limites, o socializar, o criar e explorar a criatividade, o interagir e o aprender a pesquisar.

6 Como foi o desenvolver do projeto:
1º Momento: Pesquisa, com familiares, vizinhos e outros para tomar conhecimento de quais eram as brincadeiras que, na infância deles, eles brincavam, através de cinco perguntas: Quais brincadeiras você(s) brincavam quando crianças? Com quem e onde brincavam? Como era esta brincadeira? Com quem aprenderam? Com que idade brincavam? 2º Momento: Pesquisa na Internet para saber a descrição das brincadeiras da pesquisa, possibilidades de brincadeiras para a hora do recreio, assistir a um vídeo da TV Escola (disponível nos computadores do MEC) sobre Educação Física Escolar. 3º Momento: Apresentação aos colegas os resultados da pesquisa, escolha das que iremos praticar e confecção dos materiais. 4º Momento: Digitação de um relatório com as atividades práticas desenvolvidas e a opinião dos alunos em relação ao desenvolvimento deste projeto.

7 Entrega das perguntas da pesquisa para turma 41

8 Pesquisa já realizada...

9 Foram citadas, na pesquisa realizada, as seguintes brincadeiras:
Roda; Cinco Marias; Pega-pega; Bola; Amarelinha; Boneca; Futebol; Esconde-esconde; Corda; Gata cega; Peteca; Passa anel; Perna de pau; Elástico E as mais citadas foram: 1º lugar: Esconde esconde; º lugar: Pega pega; º lugar: Pular corda.

10 Apresentação do resultado da pesquisa, as mais citadas e as que vamos brincar...

11 Criando uma peteca – iniciativa da aluna, pois sua mãe lhe ensinou a confeccionar -

12 Assistindo vídeo tv escola, pesquisando suas brincadeira e outras possibilidades para a hora do recreio.

13 Digitando o relatório final do projeto

14 Cartaz elaborado pela T: 41

15 Conclusão: Este projeto buscou resgatar brincadeiras já esquecidas pelas crianças, principalmente para diversificar a hora do recreio, pois muitas brigas acontecem neste momento. A partir do conhecimento deste, a turma 41 ficou muito empolgada pois iriam desfrutar de momentos agradáveis, tanto na sala de aula digital quanto na quadra de esportes. A aceitação foi imediata. E a partir da pesquisa realizada em casa, foi possível reunir inúmeras brincadeiras e a curiosidade ficou aguçada por saber como eram desenvolvidas estas brincadeiras, efetuamos uma pesquisa na internet a respeito das brincadeira e novas possibilidades para a hora do recreio. E para minha surpresa, a turma sugeriu que confeccionássemos alguns brinquedos. Foi aí que surgiu o bilboquê, o vai e vem e o pé de lata, todos com materiais recicláveis. Foram manhãs maravilhosas, onde todos puderam brincar muito e se divertir. Com o desenvolver deste projeto a turma 41 adquiriu uma maior consciência quanto a utilização tanto dos computadores quanto de outras mídia que estão ao alcance deles, como: máquina fotográfica, aparelho de som, aparelho de DVD, celular e outros. A curiosidade foi imensa em ver o vídeo da turma na internet. Acredito que foi muito positivo e que todos gostaram de participar deste além do que criou uma empolgação e curiosidade nos outros colegas.

16 Foto do material confeccionado – pé de lata, vai e vem, bilboquê e peteca.

17 “ ...quando brinca a criança assimila o mundo à sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois sua interação com o objeto não depende da natureza do objeto, mas da função que a criança lhe atribuiu.” (Piaget, 1971)

18 “A criança é introduzida no mundo adulto pelo jogo, e sua imaginação pode contribuir para expansão de suas habilidades conceituais.” Vygotsky.


Carregar ppt "Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google