A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia."— Transcrição da apresentação:

1 O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia Lopes de Vargas

2 Introdução Conhecer o lugar onde vivemos nos ajuda a compreender os hábitos, a maneira de viver e a cultura da comunidade local. A história do lugar onde vivemos é também um pouco da nossa história.

3 Será que você realmente conhece o lugar onde vive?
A história do lugar onde você vive pode ser descoberta através da conversa com pessoas idosas, que podem relatar lembranças bem interessantes e com detalhes, sentimentos e emoções de quem viveu e fez parte da história. A memória das pessoas mais experientes da comunidade é de extrema importância nesse processo de descoberta

4 Tarefa Etapa 1: Entrevista com alguém idoso da comunidade
Tarefa Etapa 1: Entrevista com alguém idoso da comunidade. Sugestão de questões para a entrevista Qual é o seu nome completo e idade? Quanto tempo faz que o senhor(a) mora aqui nesta região? O senhor(a) lembra de algum fato marcante que tenha acontecido neste lugar, desde o tempo em que mora aqui? O que mais mudou desde o tempo em que o senhor(a) veio para cá? Quais são as principais diferenças? Em relação aos costumes, a cultura local, o que mudou e o que continua sendo preservado? Que mudanças melhoraram a vida aqui? Que mudanças pioraram? Quais eram as principais necessidades da comunidade na época em que veio morar aqui? Hoje, quais são as principais necessidades?

5 Etapa 2 Apresente a entrevista aos colegas de turma e a professora, salientando o que mais chamou sua atenção e o que de mais curioso você descobriu. Traga para a sala de aula objetos e fotos conseguidas com os entrevistados. Explique o que sabe sobre eles. Com auxílio da professora, organize uma exposição de objetos e fotos antigas para ser vista por alunos de outras turmas.

6 Processo Etapa 3: Pesquisa de aspectos históricos, geográficos e culturais
Pesquise a história da chegada dos imigrantes italianos na serra gaúcha e a sua influência na cultura local; a importância do trem de cargas e passageiros nesta região. Incremente sua pesquisa com vídeos, recortes de jornais, música e poemas que retratem o lugar onde você vive. Procure as principais características geográficas desta região, no que diz respeito ao clima, a vegetação e a base da economia. Prepare uma apresentação de slides com esta pesquisa.

7 Recursos Etapa 4 Leia, compreenda e interprete diversos textos de memórias literárias (sugestão- site das olimpíadas de Língua Portuguesa). Pesquise as características deste tipo de texto (tempos verbais utilizados, marcas linguísticas de passado, emoções e sentimentos expressos, foco narrativo, etc). Analise as informações presentes neste gênero textual que permitem você conhecer um determinado lugar.

8 Etapa 5 Com base na entrevista realizada, escreva um texto de memórias literárias, narrando-a como se você tivesse sido o protagonista das lembranças, ou seja, como se você fosse o próprio entrevistado. Lembre-se de lançar mão de todas as características desde tipo de texto estudadas por você e seus colegas. O objetivo desta atividade é mostrar um pouco da história do lugar onde vive através de um texto que aborda lembranças de alguém que vive nesta comunidade.

9 Avaliação Entrevista: Você foi criativo na elaboração das questões e soube explorar o máximo de informações sobre o lugar onde vive? Leu, compreendeu e interpretou diferentes textos de memórias literárias? Estudou e compreendeu as características deste gênero textual? Soube utilizar as características aprendidas na produção de seu próprio texto? Aprendeu mais sobre a história do lugar onde você vive e conseguiu retratar isso através de um texto?


Carregar ppt "O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google