A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mobilização da Comunidade Escolar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mobilização da Comunidade Escolar"— Transcrição da apresentação:

1 Mobilização da Comunidade Escolar
A seguir, apresentamos exemplos de boas práticas de mobilização a partir dos relatos postados pelos professores parceiros do Programa SuperAção Jovem na Sala de Leitura, na Plataforma de Educação a Distância do IAS – 2013.

2 Mobilização dos gestores e professores
“A mobilização da equipe gestora e dos professores foi feita no início do ano letivo, os professores já conhecem o SuperAção Jovem e o trabalho que as professoras da sala de leitura vêm realizando na U.E. Mostramos para os professores as atividades desenvolvidas na sala de leitura durante o ano de 2012, através de fotos e imagens, também foi divulgada a quantidade de livros retirados por cada série durante o ano. Apresentamos depois, as propostas e materiais para Os professores estão bem comprometidos e se propuseram a nos apoiar. Estamos satisfeitas com as novas parcerias e o empenho de toda a equipe gestora para melhor andamento do trabalho. A mobilização tem sido uma constante nas nossas atividades de leitura com os professores nos ATPCs, pois estamos sempre estimulando-os a ler e a conhecer o acervo da sala de leitura.”

3 Mobilização das lideranças juvenis
“Como na escola já contamos com as lideranças juvenis que estão caminhando lado a lado com a sala de leitura, desde quando iniciou o Programa SuperAção Jovem, eles tiveram a ideia de mobilizar a sua própria sala de aula e também nos intervalos de aula, divulgando as duas propostas de trabalho para esse ano, pois eu, como professora da sala de leitura, já tinha passado para eles as novidades para esse ano , em uma de nossas reuniões.” “Alguns jovens interessados em saber como é trabalhar junto à sala de leitura fizeram as inscrições para participar do Desafio e todo dia perguntam quando será o início das reuniões. Os professores parceiros também incentivam os alunos para participar das ações da Sala de Leitura e para mim, tê-los como aliados, torna mais fácil a divulgação das propostas.”

4 Mobilização dos estudantes da escola
“O dia das ações de mobilização foi realizado nos intervalos. Nossos alunos parceiros se reuniram na sala de leitura no contraturno, e aí surgiram muitas ideias. Então, resolveram apresentar: a música "Leitura", o rap do SuperAção Jovem, produziram cartazes, desfilaram vestidos de jornal, outros desfilaram com livros nas mãos e um aluno recitou um poema de sua autoria. Outro aluno também sugeriu entregar bilhetes com títulos, nomes dos autores e o início do enredo de alguns textos, para despertar o interesse dos colegas presentes para pegarem essas obras! Contamos com a presença de nossa diretora e coordenador!”

5 Inscrição dos jovens para participar da parceria
“Após o sucesso da mobilização de professores, gestores e funcionários, partimos para mobilização do público mais importante... nossos alunos! Colocamos na frente da escola uma faixa com esses dizeres: VEM AÍ... PROTAGONISTAS 2013! QUER SER UM PROTAGONISTA? Público-Alvo : 7ª,8ª séries e Ensino Médio  Inscrições 16 e 17 de maio na Sala de Leitura  "Se você quer ser bem sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si." (Ayrton Senna) No dia seguinte, nossos protagonistas faziam as inscrições dentro da nossa Sala de Leitura. No fundo, tínhamos a música tema da vitória de Ayrton Senna... Foi muito emocionante! A procura foi grande e olhar a fila de alunos interessados em serem protagonistas nos mostrou que nosso trabalho em 2012 fez a diferença. Concluímos um total de 175 inscrições para 25 vagas, pois já temos 15 protagonistas que simplesmente fazem a diferença!”

6 Mobilização dos familiares e responsáveis
“A mobilização da comunidade escolar foi feita no dia 25/05/13 ”Um dia na escola do meu filho”. Foi um sucesso, os alunos do Grêmio Estudantil e os alunos Protagonistas, fizeram vários cartazes e frases para decorar a sala, os pais puderam visitar e conhecer a Sala de Leitura e o nosso acervo. Após essa visita e uma breve explanação, foi lido um poema para eles “A menina” (autora: Fernanda Odara, aluna do 6º Ano D), em seguida, foram divulgadas para eles as propostas do SuperAção Jovem, que neste ano de 2013 iniciou-se mais cedo, e que também teremos o Desafio Protagonista (OS PAIS FICARAM CONTENTES, POIS OBSERVARAM QUE SEUS FILHOS ESTÃO LENDO CADA DIA MAIS). Todo esse sucesso é graças à participação de todos: escola, família e comunidade escolar, atuando juntos para um bem comum, ou seja, uma EDUCAÇÃO de QUALIDADE. Já comentei sobre todas as propostas com pais dos alunos em reunião de pais e mestres no mês de maio. Expliquei que alguns alunos ficariam um pouco além do horário das aulas para participarem deste programa, e, caso o filho tivesse interesse em participar, eu enviaria carta comunicando horário, datas e tudo o mais que fosse relevante para participarem das reuniões.”


Carregar ppt "Mobilização da Comunidade Escolar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google