A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Videoconferência Programa SuperAção Jovem na Sala de Leitura 2013 04-04-2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Videoconferência Programa SuperAção Jovem na Sala de Leitura 2013 04-04-2013."— Transcrição da apresentação:

1 Videoconferência Programa SuperAção Jovem na Sala de Leitura

2 1º Bloco Três anos formando leitores protagonistas 2º Bloco Nossas propostas pedagógicas para º Bloco Professores protagonistas fazem sua adesão

3 AnoAbrangência da parceria escolas/professores escolas/professores escolas/1.102 professores Histórico da Parceria

4 Ataque de nanomensagem premiado EE José Inocêncio da Costa, DE Araraquara

5 Resultados de 2012 junto aos alunos: Desenvolvimento da atitude protagonista; Desenvolvimento do hábito e ampliação da frequência de leitura; Diversificação dos gêneros textuais lidos; Forte participação dos alunos na fanpage do SuperAção.

6 O SuperAção foi uma experiência única, onde tive a oportunidade de aprender a trabalhar em equipe, pois um de nossos objetivos como estudantes é desenvolver projetos que estimulem à leitura e o estudo (...).

7 Realmente pra mim foi muito bom! Me aproximei mais da escola, fiz novas amizades, venci minha timidez (...). Espero poder participar novamente no ano que vem desse aprendizado, muito bom e educativo. Obrigado! Aluno João Pedro, da 8ªC EE Professor Marivaldo Carlos Degan, da DE de São Carlos.

8 Resultados de 2012 junto aos professores: Desenvolvimento e exercício de práticas que: Favoreceram a prática da leitura livre pelos alunos; Ajudaram os jovens a se desenvolver como protagonistas.

9 (...) Os professores de outras disciplinas comentam a melhora dos alunos na leitura. Os colegas nos elogiam pelo trabalho desenvolvido na Sala de Leitura com o Game SuperAção, pois a cada dia o resultado é muito interessante! (...)

10 Professores Gustavo Pedroso da Cruz e Katia Cristina Francisco, EE Washington Luiz, DE de Pirassununga A frequência e a busca por leitura livre aumentaram, havendo uma socialização maior sobre os gêneros mais lidos pelos alunos, ou seja, a procura pela leitura ficou cada vez mais constante.

11 2º Bloco Nossas propostas pedagógicas para 2013!

12 Leitura livre; Protagonismo juvenil; Desenvolvimento de habilidades cognitivas e não cognitivas. Nossas propostas pedagógicas são baseadas em três conceitos:

13 Propostas pedagógicas para 2013 A quem se destina Material - Professor Material - Aluno Professores experientes na parceria Roteiro Módulo Avançado Guia do Protagonista 100% Leitor Professores novos na parceria Roteiro Módulo Básico Guia do Leitor Antenado

14 Módulo Básico Proposta para os professores novos: 1.As nove atitudes; 2.O Desafio de Leitura Livre; 3.As ações para fortalecer a Sala de Leitura.

15 A minha maior satisfação é presenciar os jovens indicando livros, falando de suas experiências leitoras, de seus desafios e conquistas e a sua descoberta como um jovem de iniciativa e capaz de resolver problemas presentes no dia a dia, uma vez que o jovem não é problema e sim solução. Professora Sirlene DE Jales

16 Módulo Básico A quem se destina? Como ingressará na parceria? Como será formado? Professores novos atribuídos até 30/04 Por convocação Encontro presencial junho Curso a distância (EAD) agosto a novembro

17 Módulo Avançado Professores experientes: 1.As nove atitudes; 2.O Desafio de Protagonismo.

18 Módulo Avançado Professores experientes: As nove atitudes - para que a Sala de Leitura seja cada vez mais frequentada por todos os alunos da escola.

19 Quanto ao acolhimento, os alunos parceiros têm nos ajudado e muito; na hora do intervalo ficam na Sala de Leitura indicando livros aos demais colegas. Tivemos êxito com o número de visitantes na sala, maior que o normal. A sala foi decorada com cartazes e frases chamativas e criado o mural de recados. Profª Cledinéia Bomfante Groggia, EE Rubens Ferreira Martins, DE José Bonifácio

20 Módulo Avançado Professores experientes: O Desafio de Protagonismo - para os alunos aprenderem a fazer projetos a favor da leitura na escola e/ou na comunidade, aprendendo a ser protagonista.

21 Sala de Leitura como espaço de atividades culturais; Mobilização dos alunos para utilizarem a Sala de Leitura; Áreas temáticas dos projetos:

22 Mobilização dos professores para utilizarem a Sala de Leitura; Mobilização dos familiares e da comunidade com foco na leitura.

23 As seis etapas do Protagonismo Juvenil Habilidades a serem desenvolvidas As seis etapas do Protagonismo Juvenil Reflexões para o desenvolvimento pessoal Autoconfiança Colaboração Leitura – gosto e compreensão Trabalho em time Fazer projeto 1.Mobilização 2.Iniciativa 3.Planejamento 4.Execução e Avaliação 5.Apropriação de resultados Quem sou eu? Qual meu plano de futuro? Etc.

24 3º Bloco Professores protagonistas fazem sua adesão

25 Participação na parceria em 2013 Quem? Como ingressará na parceria? Como será formado? Professores experientes atribuídos até 28/02 Por adesão Encontro presencial abril/maio Curso a distância (EAD) maio a novembro

26 Participação na parceria em 2013 Os professores experientes que fizerem sua adesão no módulo avançado serão convocados em DOE, para participar da Orientação Técnica - formação presencial que ocorrerá em abril em São Paulo.

27 Dicas para encaminhar a adesão em âmbito escolar: Diretor; Vice-diretor; Coordenador Pedagógico.

28 Dirigente de Ensino; Supervisores de Ensino; Diretor Técnico Pedagógico. Dicas para encaminhar a adesão em âmbito regional:

29 Adesão Professores Experientes Período: 04 à 12 de abril 1.Acessar o endereço: 2.Preencher o Formulário de Adesão e enviar. Pronto, sua adesão foi enviada com sucesso!

30 Formulário de Adesão

31 DÚVIDAS Através do

32 Se você quiser ser bem-sucedido, precisa ter dedicação total, buscar seu último limite e dar o melhor de si. Dica de campeão!


Carregar ppt "Videoconferência Programa SuperAção Jovem na Sala de Leitura 2013 04-04-2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google