A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis Diretoria de Ensino – Região Bauru.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis Diretoria de Ensino – Região Bauru."— Transcrição da apresentação:

1 IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis Diretoria de Ensino – Região Bauru

2 Contribuir para tornar as escolas participantes da IV Conferência em espaços educadores sustentáveis. Fortalecer a escola e a comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental. Objetivos

3 Breve Histórico 1ª CNIJMA – escolas da rede estadual 2 ª CNIJMA – escolas da rede estadual 3ª CNIJMA – escolas da rede estadual 4ª CNIJMA Conferência na Escola: abril a junho 2013 Conferência Estadual: a ser definida Conferência Nacional: : a ser definida

4 Grupos de Apoio COLETIVO JOVEM Grupos informais de jovens e organizações juvenis que se mobilizam em torno da temática socioambiental. REJUMA Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade.

5 Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola A comunidade escolar elencará os problemas socioambientais mais urgentes e definirá como agir, na medida do possível, em cada escola e no seu entorno.

6 Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente na Escola Propõe-se que gestores e professores de todas as disciplinas se envolvam com a Conferência, inclusive definindo um período de preparo e uma data para sua realização.

7 Escola Sustentável Promove a saúde ambiental e das pessoas. Cultiva a diversidade biológica, social, cultural, etnicorracial e de gênero. Respeita os direitos humanos (em especial a criança e o adolescente). Favorece o exercício da participação e o compartilhamento de responsabilidades.

8 Sentir – Pensar - Fazer Espaço Físico Gestão Democrática Currículo Escola Sustentável

9 Currículo Saberes e fazeres que fomentem e estimulem culturas pró- sustentabilidade Gestão democrática Projeto Político Pedagógico, consumo, saúde, alimentação, resíduos sólidos, justiça ambiental - Com-Vida - Espaço Físico Adequações de acordo com premissas da sustentabilidade socioambiental (edificações, energia, água, área verde) Ministério da Educação Gestão

10 Como realizar a Conferência na Escola? O MEC enviará direto para as escolas, até abril, um Passo a Passo com todas as instruções para a realização da conferência.

11 Em linhas gerais... Antes da conferência: Conhecer: O que é uma conferência? A que ela se destina? Pesquisar: Estudar o tema e desenvolver trabalhos durante as aulas. Divulgar: Motivar os alunos e envolver a comunidade

12 Em linhas gerais... Durante a conferência: Apresentação dos trabalhos pelos alunos. Escolha do trabalho que vai representar a escola. Eleição do delegado e suplente. Elaboração do produto final.

13 Em linhas gerais... Depois da conferência: Envio dos dados do delegado e o produto final para o órgão responsável.

14

15 Entrega dos materiais da IV CNIJMA nas escolas:O MEC estará enviando até o mês de Abril. Conferências nas Escolas: Deverão ser realizadas entre o mês de Abril e 30 de Junho de Cadastramento dos projetos de ação: Deverá ser feito pelo site da conferência entre 1º e 7 de Julho. Conferências Municipais, Regionais e Estaduais: Deverão ser realizadas entre 1º de Agosto e 06 de Outubro. Cadastramento dos projetos de ação: Entre 7 e 14 de Outubro. Divulgação da delegação estadual: Será feita pelo site da conferência no dia 25 de Outubro. Realização da Conferência Nacional em Brasília: 13 à 18 de Novembro de CRONOGRAMA

16 Se não for agora, quando? Se não formos nós, quem?


Carregar ppt "IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis Diretoria de Ensino – Região Bauru."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google